Meu gato come plástico (ou lã, fios, cadarços)…e agora?

06 julho 2012, 14:44. Postado por Resgatinhos

É um problema mais comum do que imaginamos e aflige os escrav….errr, humanos, que temem pela saúde dos seus bichanos. Esse tipo de comportamento pode ocorrer devido a uma série de fatores, que podem ir desde uma doença mais séria até o gatinho entediado que quer chamar atenção.

Essa mania de comer coisas que na verdade nunca deveriam ser comidas tem nome, e é uma doença: chama-se Síndrome de Pica, e afeta inclusive humanos (pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa). E a síndrome de pica faz exatamente isso: a pessoa (ou no nosso caso, o gato) sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo… As consequências, tanto para humanos como para gatos, podem ser as mais desastrosas possíveis, é claro.

Tá, então acho que meu gato tem isso, porque está sempre engolindo o que não deve: sacolas plásticas, fios de telefone, malhas de lã, papel, plantas…. E agora, o que faço?
A medida imediata mais óbvia é não deixar este tipo de coisas disponíveis para que ele possa mastigar/engolir. Vigilância constante! Mas nem sempre isso é possível. Colocamos abaixo algumas informações sobre o problema, na esperança de dar uma luz.

O QUE É PICA?

Se o seu gato de vez em quando engole alguma coisinha que não devia não significa que ele tenha Pica, afinal, acidentes acontecem. Pica é o termo usado para a ingestão repetida e voluntária de objetos não comestíveis. Nos casos menos sérios, os gatos mastigam ou chupam objetos, mas não chegam a engoli-los. As ‘vítimas’ favoritas incluem novelos de lã ou barbante, tecido, malhas/cobertores de lã, fios de telefone ou elétricos, cadarços e plantas. No entanto, qualquer objeto pode ser um alvo em potencial.

MAMANDO NA LÃ, DEPENANDO UMA PRESA, OU PICA?

Sugar lã (ou outros tecidos) é uma forma mal direcionada de mamar. É parecido com a criança que chupa o dedo para obter aconchego ou consolo. Apesar de ocasionalmente ser confundido com a ingestão de lã, o item (suéter, cobertor, etc) é somente sugado, não mastigado, mordido ou engolido. Outros objetos comumente sugados podem incluir a própria cauda, outros gatos ou cães.

De modo geral, quanto mais novo o filhote é desmamado, maior a necessidade de mamar e mais persistente é o comportamento. Isso tende a diminuir naturalmente a medida que o filhote cresce, mas pode persistir ou reaparecer em gatos que foram desmamados muito cedo e/ou alimentados na mamadeira, particularmente em momentos de stress. Mais raramente pode se tornar um comportamento compulsivo ou progredir para a Pica. Alguns tutores dão uma malha velha para que o gato possa sugar, e mantém as outras peças de roupa protegidas guardando-as fora de alcance.

“Depenar” a presa parece pica, mas é uma atividade (mal direcionada) relacionada à caça. O gato segura o cobertor ou peça de roupa (normalmente de lã) com as suas patas e usa os dentes para “depenar” ou rasgar. É o mesmo comportamento encontrado nos gatos que estão arrancando a pele, penas ou carne de suas presas maiores (por ex. um pombo). O cobertor/roupa não é engolido, tudo que o gato arranca é descartado.

QUAIS SÃO OS PERIGOS DESSE COMPORTAMENTO?

A maioria dos tutores percebe a Pica porque suas coisas estão sendo destruídas. Mas além do seu potencial destrutivo, a pica pode ser extremamente perigosa para a saúde do seu gato caso ele consuma itens não comestíveis. Quando pedaços de tecido, barbante ou outros materiais são engolidos, eles podem se alojar no estômago ou no intestino do seu gato. A obstrução pode impedir a passagem de alimento e pode cortar o suprimento de sangue a esses orgãos, e dependendo do que foi engolido (plástico, por ex), causar sufocamento. Todas essas condições colocam o animal em risco de vida. Fios de costura podem ter uma agulha em uma das pontas. Gatos que mastigam fios elétricos podem ser eletrocutados. Além disso, muitas plantas que normalmente temos em casa são tóxicas para gatos; mastigar ou comer essas plantas pode causar uma série de sintomas, desde simplesmente babar até o óbito. Se o seu gato costuma engolir itens não comestíveis e de repente se tornar letárgico, vomitar ou apresentar um comportamento preocupante, leve-o ao veterinário imediatamente.

Alguns gatos comem a areia da caixinha. Granulados a base de argila contém bentonita, que causa obstrução intestinal. Gatos que comem granulado podem sofrer de alguma deficiência de vitaminas ou minerais. Trocar o granulado por outros a base de papel, madeira ou trigo pode resolver o problema da Pica, ou pelo menos fornecer um item menos nocivo para ser engolido.

O QUE CAUSA A PICA?

Ninguém sabe exatamente porque gatos exibem este comportamento. A causa pode variar de gato para gato, e nem sempre é fácil de identificar.

Problemas de saúde – uma das possíveis causa da Pica em gatos pode ser um metabolismo anormal do hormônio colecistocinina (CCK). O hipertiroidismo causa um aumento no apetite e pode levar o gato a comer itens não comestíveis. A Pica também já foi associada à FIV/FELV, à anemia causada por problemas no sistema imunológico, e a doenças pancreáticas. Distúrbios neurológicos podem causa Pica e/ou outros comportamentos obsessivos. Qualquer gato que de repente comece a comer coisas diferente deve ser examinado por um veterinário para eliminar qualquer causa física para o problema.

Suspeita-se também de um componente genético, uma vez que o hábito de chupar/mastigar lã ou tecido é comum nas raças Orientais, tais como os gatos siameses.

Apesar de ser normal que os gatos comam pequenas quantidades de grama, o consumo de uma grande quantidade de plantas pode indicar uma deficiência na dieta ou alguma doença.

Comportamento – uma vez que as causas médicas para a Pica foram eliminadas, sobram as comportamentais, que podem incluir: tédio, o gato querer chamar atenção, odores atraentes, fome, e comportamente aprendido. Como na maioria dos comportamentos obsessivos ou anormais, o gato persiste porque é reconfortante ou recompensador. A recompensa pode ser um gosto bom, um estômago cheio ou simplesmente conseguir atenção do tutor. O desafio aqui é transformar o comportamento em algo não recompensador e redirecioná-lo para algo que seja recompensador para o gato e aceitável para o tutor.

Alguns gatos simplesmente gostam de arrancar pedaços de objetos, provavelmente porque se parece com morder uma presa. Isso inclui morder pernas de mesas, objetos de plástico, ou pneus. Gatos entediados, principalmente os que vivem somente dentro de casa, tem uma maior probabilidade de desenvolver Pica. Gatos que querem atenção podem usar a Pica para fazer com que o tutor interaja com eles. Pode ser um comportamento aprendido com a mãe ou com outros gatos na casa. Às vezes o objeto tem um gosto ou cheiro atraentes. E algumas vezes, é pura e simplesmente fome – talvez a ração no potinho esteja velha, ou o gato não gosta do sabor, ou acabou tudo e ele ainda está com fome!

TRATAMENTO

A primeira coisa a fazer é eliminar as causas médicas. Para isso é fundamental que um veterinário examine qualquer gato que apresente um quadro de Pica, e faça todos os exames necessários. Uma vez descartada qualquer possibilidade de problemas físicos, discuta com ele quais as medidas a serem tomadas para modificar o comportamento do seu gato. Algumas sugestões:

remova os itens alvo – colocar roupas, cobertores, plantas e fios elétricos fora do alcance do seu gato normalmente é a solução mais fácil. Caixas para guardar coisas, protetores de fios elétricos e outros itens úteis podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas.

ofereça alternativas para mastigar ou comer – brinquedos que liberam ração, brinquedos mais resistentes, ou pedaços de couro cru podem ser usados para redirecionar o comportamento do seu gato para itens mais apropriados e saudáveis. Para gatos que gostam de mastigar/engolir plantas, pequenos vasos com grama ou catnip podem ser plantados e mantidos dentro de casa. Uma boa opção é plantar sementes como alpiste e painço.

brincadeiras estruturadas – muitos gatos mastigam coisas porque estão entediados. Compre brinquedos interativos e reserve um período todos os dias para brincar com o seu gato.

aumentar a quantidade de fibras na dieta do seu gato pode ajudar – além de oferecer mais fibras, alimentos com alto teor de fibra normalmente contém menos calorias. O seu gato pode conseguir satisfazer a vontade de comer mais e ainda assim manter o peso ideal. Consulte o seu veterinário antes de introduzir qualquer mudança na dieta do seu gato.

 se você não tem como deixar os itens inacessíveis, torne-os aversivos – às vezes aplicar substâncias aversivas (por ex. molho apimentado, vinagre) a um item pode impedir o gato de mastigá-lo. Se isso não for possível, espirrar substâncias que tenham um cheiro forte (por ex. Air freshener de citrus, potpourri) ou usar uma barreira física (por ex. virar o carpete no avesso, colocar latinhas com moedas) ao redor do objeto pode impedir o gato de chegar a ele.

consulte um veterinário especializado em comportamento. Se o seu gato continua a ingerir itens não comestíveis, recomenda-se a consulta a um veterinário especializado em comportamento. Outros planos de modificação comportamental e ambiental, pensados especialmente para o seu gato, podem ser necessários. Em alguns casos, medicamentos ajudam.

Fontes: website da University of California School of Veterinary Medicine Behavior Service  //  www.messybeast.com

 

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


92 Responses to Meu gato come plástico (ou lã, fios, cadarços)…e agora?

  1. Olá,

    Muito bom o post, mas eu ainda tenho dúvida de quando se trata de “PIca” e quando nao.

    Minha Camomila gosta muito de morder os fios das coisas e brincar com meu chinelo (morde, ataca o chinelo, sai arrastando ele prá td lugar, sobe na cama com ele na boca…), gosta tanto esta semana conseguiu arrebentar as tiras.Ela é uma gatinha bastante comportada e educada, esse é o único comportamento “chatinho” dela, mas parece que é mais uma brincadeira, sei lá… Isso é normal ou tenho que me preocupar?
    Abracos

    • oi Daniele. Não acho que o comportamento da sua gatinha seja anormal. A pica implica no ingestão de itens não comestíveis, e pelo que vc disse ela só brinca, não está engolindo nada. Ela parece estar mais é ‘caçando’ o seu chinelo

  2. Ola, eu tenho 2 gatos de 8 meses que tem compulsão por comer plastico. Ontem mesmo um se engasgou com um pedacinho e nos deu um susto enorme. Por mais que a gente cuide eles sempre dão um jeito de encontrar um pedacinho de embalagem, alguma coisa. Fico preocupada pois tenho medo que se engasguem com alguma coisa quando não estou em casa. Estou pensando em levar eles em uma medica homeopata.

    • Ops, em uma veterinária homeopata!

      • oi Julia, procure ajuda sim, porque engolir plástico é extremamente perigoso!!! E fique ainda mais atenta para não deixar nada dando sopa, cuide para que todos em casa estejam sempre atentos para coisas de plástico deixadas onde não devem ficar!

  3. Tenho um lindo gatinho que tem mania de comer as roupas da família. O alvo predileto dele são as blusas de lã e a roupa de dormir. Já estragou diversas, e já tentei falar com a minha veterinária, mas ela disse que é uma “mania”. Além do prejuízo financeiro o que mais me preocupa é a sua saúde. Deixo tudo guardado, porém, às vezes, ele consegue abrir o guarda roupa para pegá-las. Ele é muito enjoado para comer, creio que come muito pouco para a sua idade, o que ele mais gosta e de comer “carnes” para gato. A reportagem foi gratificante porque o meu gato foi desmamado muito cedo, e acredito que isso foi o que desencadeou esse hábito tão indelicado.

    • oi Alessandra! Não tem como colocar uma tranca nos armários? Foi a solução que eu encontrei aqui em casa, pois tenho um gato que tb come tudo o que vê pela frente.

  4. Meninas, hoje peguei no flaga a Bianca minha gatinha comendo a areia da caixa dela. Ela nunca tinha feito isso. Uso aquela areia de Silica. Voces acham que pode ser que ela esteja com essa sindrome? o que vcs acham que pode ser e o que eu posso fazer? Bjos e obrigada!

    • oi Flavia! Se foi a primeira vez que ela fez isso e nunca comeu nada de errado não acho que seja Pica. Mas essa foi a primeira vez que vc pegou né? Pode ser que o comportamento já tenha algum tempo e vc não tenha visto. Procure observar e se perceber que continua com frequência daí vc toma outras providências: inicialmente trocar a areia por outra de trigo ou madeira, menos nocivas (sílica não é legal, é uma substância potencialmente cancerígena), e talvez fazer um exame de fezes, de repente tem parasitinha por aí.

      • Obrigada. Vocês poderiam me indicar uma marca de areia dessas de trigo ou de madeira? sabem se essas areias não deixam odores fortes? onde posso achar dessas areias? sabe se tem na loja petcamp? Bjos

        • oi Flávia. A de trigo chama-se Limpi Cat, da Guabi. É muito boa, mas acho o preço salgado demais, quase $15 o pacote com 2kg. Se é para um gato somente tudo bem, mas mais do que isso o custo fica muito alto. E a de madeira que eu particularmente estou usando é a Kitty Cat. Tem tb a marca Gatos Health Care. São bem mais em conta que a de trigo. Na PetCamp da última vez que fui não tinha, mas na Cobasi sim. As de madeira são fenomenais no controle do cheiro de urina!

  5. Boa tarde,
    Tenho um gatinho de 5 meses, mestiço de siamês.
    Não posso bobiar com as meias, roupas de lã e sacolinhas, ele as mastiga e engole com toda a certeza!
    Pelo menos uma vez ao dia ele tenta comer minhas cobertas, mas na maioria das vezes ele a deixa de lado.
    Fico preocupada, meu veterinário disse que é comum da idade.
    Será que é Pica?

    • olá Bruna
      Com 5 meses eles são terríveis mesmo, temos que ficar de olho o tempo todo. Com o tempo a tendência é essa farra de engolir tudo passar. E engolir alguma coisa que não deve de vez em quando não é motivo de alarme (a não ser, é óbvio, que o gato engula alguma coisa perigosa ou em grande quantidade). Agora, se o hábito persiste mesmo depois de passada essa fase, e é observado com grande frequência (lembre-se, pica é a ingestão REPETIDA E VOLUNTÁRIA de objetos), talvez seja pica sim, e o veterinário deve fazer uma avaliação do caso.

  6. Olá, gostei muito do post, bastante esclarecedor para mim. Minha gata tem dois anos e apresenta este problema. No início ela só chupava as roupas, tipo mamando mesmo, agora, ela destroi completamente e engole. Nunca peguei ela fazendo, mas ela já destruiu muitas roupas minhas. Notei que ela tem preferência por roupas cheirosas, com cheiro de sabão, amaciante ou perfumes.
    Ela tem também verdadeira adoração por capim, não pode ver que fica doidinha pra comer. Quando abrimos o portão ela sai ansiosa, e chega a miar muito, como se tivesse pedindo pra gente levar ela pra comer. Me preocupo com ela e também com o meu bolso claro, ela come lençois de cama, fronhas, mesmo estando já forrados na cama, ela abre o guarda-roupas também, temos tranca, mas um mole apenas já é o suficiente. Tive um prejuizo enorme com a destruição, pois ela realmente inutiliza as roupas… Não sei mais o que fazer!

  7. Tenho uma preocupação com meu gato. Ele come a cauda dos ratinhos de brinquedo. O material parece um courinho com pelo. Será que esse material pode ficar alojado no estômago ou intestino?

    • oi Andrea…poder pode. Normalmente ou eles vomitam, ou sai pelas fezes, vc nunca percebeu nada? Mas se ele faz isso com todos os ratinhos a solução é muito fácil: arranque vc os rabinhos, antes de dar o brinquedo para ele :-)

      • Oi, obrigada pela resposta. Não percebi nada nas fezes… Por isso fiquei preocupada… Certamente vou seguir a tua sugestão e obrigada mais uma vez. Parabéns pelo site!

  8. Olá meu gatinho de 6 meses tem vomitado pedaços de EVA ( aquela borrachinha molinha de brinquedo de crianças ), não sei como isso tem acontecido porque em minha casa não existe nenhum tipo de material parecido a esse.. Suspeito que eja na casa da vizinha onde moram duas crianças pequenas.
    Ele tem se mantido apatico e sem fome, fica pelos cantos e quando isso acontece logo ele vomita mais um pedaço dos tais brinquedos.
    Sei que o melhor metodo é leva-lo ao veterinario, mas me apavorei agora com ele vomitando um pedaço desse material de mais ou ,menos 2 cms.
    Observação: já é a terceira vez que isso acontece..
    Espero mais um tempo pra ver o que acontece?? ele tem agendada uma visita ao veterinario a semana que vem, porque ele é tão bonzinho que fraturou tres ossos do pezinho direito trazeiro! e está com tala! srsrsrsrs

    • olá Rute

      Leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!! Se ele está apático e não está comendo, a coisa pode ser muito, muito séria. Voe!!

  9. Tenho dois gatinhos, um macho e uma fêmea, ambos de rua. Embora, de rua, trato-os com ração de primeira. Eles ficam dentro de casa, não deixo sair exatamente pelo receio de algo errado acontecer com eles. Ex.: pegarem doenças (são vacinados), pulgas ou alguém matar. Todos os dias passeio com eles, na guia. São acostumados a fazerem as necessidades na vasilha com areia higiênica que limpo duas vezes por dia ou mais. Mas, de uns tempos para cá o macho, além de fazer as necessidades na vasilha correta, está fazendo no chão e no ralo da pia do banheiro. Há alguns dias, encontrei fezes embaixo do armário da cozinha. Não estou entendendo o porquê, pois, ele era um gatinho tão certinho.

    • oi Maristela…primeira pergunta: ambos estão castrados? Se não estiverem, essa é sua primeira providência.
      Qdo um gato começa com esse tipo de comportamento “do nada”, é importantíssimo fazer é uma visita ao veterinário, para excluir a possibilidade de ser qualquer problema de saúde. Peça exames de urina, fezes e sangue para cobrir todas as frentes. Gatos não costumam demonstrar dor, mas demonstram que algo os está incomodando, e uma maneira de fazer isso e chamar a atenção dos humanos é fazer as necessidades em locais errados.

  10. ola, minha vet fez uma lavagem estomacal no meu gato pra fazer ultrassom, pois ele estava vomitando e se isolando procurando lugar escuro e supostamente fresco, desconfiando de algum problema renal, e nessa lavagem ela diz ter encontrado uma linha q diz ela, machucou o intestino e receitou 2 xaropes, um pra restaurar o intestino e outro pra deixar o coco mole, pois bem, em casa durante o tratamento encontrei um fio do meu cabelo no cocô, agora nao sabemos se o cocô eh dele, pois temos mais 2 gatos adultos, meu marido diz q existem pessoas q dao ¨bola¨de linha enrolados em algum pedaço de carne etc…e essa linha faz travar o cocô evitando a saida dele e por consequencia disso o gato vir a morrer caso nao haja uma intervençao…detalhe, ele as vezes toma agua parada do banheiro…gostaria de saber se um fio de linha ou cabelo pode ocasionar tudo isso ???? gostaria q dissesse algo sobre isso..desde ja agradeço…

    • olá Margarida, a ingestão de qualquer tipo de linha pode sim ser muito perigosa, pois ela pode se enroscar no trato intestinal e o animal precisar de intervenção cirúrgica para retirada do elemento estranho. Até mesmo o próprio pelo do gato, que ele ingere quando se lambe, se não for devidamente eliminado pelas fezes ou através das bolas de pelo, pode bcausar um bloqueio do trato intestinal.

  11. OI!
    Meu gatinho tem a mania de lamber plásticos e por fim mordelos e engolir….fico sabendo depois quando vomita…não pode ver plantas que também tem o mesmo comportamento. Além das suas dicas, tem mais alguma coisa que possa fazer?
    Já falei com alguns veterinários e nenhum deu tanta atenção!!!!tem algum veterinário mais ligado em felinos?…as vezes acho que só sabem tratar de emergências….
    enfim desde já agradeço

    • oi Viviane…ingerir plástico é super perigoso, eu tenho um que tb costuma fazer isso. O cuidado principal é NUNCA deixar qualquer coisa de plástico dando sopa…sacolinhas de supermercado, de loja, de embalagens, tudo tem que ir imediatamente para o lixo ou colocado fora de alcance. Se eu deixo qualquer coisa ao alcance dele por um minuto que seja, lá vai o bichinho mastigando e engolindo, então todo cuidado é pouco. Quanto a veterinário especializado em felino, é difícil viu. Vc é de que cidade?

  12. Pessoal, depois de ler essa matéria desconfio que a minha gata têm essa pica. Ela quer comer td que vê pela frente, antes achava que era só brincando de lutinha,mas ela chegou a rasgar um lençol meu.
    Ela está comigo há apenas 2 semanas e desde então vem apresentando esse comportamento.
    Ontem fiquei desesperada pq ela COMEU um ratinho de pelúcia!!! ela vomitou,mas estou preocupada. Trabalho o dia todo e ñ tenho como olhar ela. O que que eu faço? me ajudem,por favor! Sou de São Paulo- SP
    obs- tb agradeço se indicarem um VET especialista em gatos.
    Desde já agradeço!!!
    beijos

    • obs: Ela tem pouco mais de 1 ano.

    • oi Patty, sua gatinha ainda é filhotona, pode ser que essa coisa de mastigar e engolir tudo ainda passe. Além disso, ainda está em um período de adaptação na sua casa, 2 semanas é pouco tempo. Deixe tudo que for ‘engolível’ fora do alcance dela qdo vc estiver fora, e qdo estiver em casa, fique sempre de olho.
      Em São Paulo recomendamos a dra. Lilia, da Vetmasters.com.br (Jardins), ou o dr. Alexandre Daniel, gattos.vet.br
      Ambos são especialista em gatos, muito competentes.

  13. Tenho um problema sério com a minha amiguinha…
    Por duas vezes ela foi operada para retirada de linha.
    A linha ficou enrolada embaixo da lingua e o restante desceu para o intestino dela.
    Resultado… TRAVOU GERAL!

    Vou procurar arranjar uns brinquedinhos pra ela o quanto antes.

  14. meu gato fica so mamando no cobertor ele é filhote. sera que pode passar a comer o cobertor tambem
    e outras coisas???

    • oi Zilda…mamar no cobertor é um comportamento comum nos filhotes. Normalmente depois que crescem eles param, mas alguns gatos continuam mamando o resto da vida e não passa disso. Fique de olho para ver se ele só mama ou mastiga o cobertor tb. Se vc quiser tentar eliminar o comportamento, sempre que perceber que ele vai começar a mamar desvie a atenção dele com uma brincadeira, um petisquinho, um carinho.

  15. adorei a materia , pois o meu gatinho fica me dando amassadinhas com as patinhas,então é uma maneira de chamar a atenção???

    • oi Zilda, é uma demonstração de carinho e confiança, ele está ‘amassando pãozinho’, o mesmo movimento que os bebês fazem nas mães qdo estão mamando, para estimular o fluxo do leite. Vc é a mãezinha dele :)

  16. Meu gato tem mania d mastigar chinelo de noite principalmente ja perdi a conta de quantos tive que comprar

  17. Muito esclarecedor o texto, acho que minha gata tem essa tal de “pica” pois ela simplesmente adora comer plástico! Comumente vejo pedaços de plástico nas fezes, e às vezes (bem às vezes) ela vomita tb. Tento manter qualquer coisa plástica fora do alcance dela, mas não adianta muito, ela sempre dá um jeito de achar, até o saco do lixo ela pega… é vermifugada e ração de ótima qualidade, não descarto a causa comportamental, já que ela só fica dentro de casa e é uma gata naturalmente hiperativa, mexe em tudo, e tb pq toda vez q eu flagro ela pegando plástico, eu brigo!!

  18. minha gata come meu cabelo de madrugada…
    mas nao eh qualquer cabelo, do meu marido foi só no começo depois de um mes e meio ela ficou restrita ao meu
    e por mais que eu tente tira-la de perto da minha cabeça ela volta várias e várias vezes…
    o que daria pra se fazer pra tentar tirar esse costume dela? acho q nao é Pica pois nao eh o tempo todo, apenas quando estou dormindo

    • Oi Samile, nós temos um post a esse respeito programado para logo, fique de olho. Mas já adiantando, não adianta vc só tirá-la de perto da sua cabeça, vc precisa distraí-la, colocá-la em outra posição confortável mas longe do seu cabelo. Outra coisa, que shampoo vc usa? O cheiro de alguns shampoos é atraente para gatos, principalmente cheiros parecidos com hortelã/menta

  19. Oi gente tenho 2 gatas, uma delas compulsivamente chupa e depois come lãs , sofás, almofadas e mantas o que eu faço??
    A outra rasga sofás e lambe plástico isso é normal né??

    • Oi Gica…rasgar sofá tudo bem, mas lamber plástico não é tão normal assim. Alguns gatos fazem isso, e enquanto só lambem tudo bem, mas se acabarem ingerindo é perigosíssimo, então não deixe ela fazer isso não, tire tudo que for sacolinha e coisas de plástico do alcance dela!
      Quanto à gatinha que chupa e come lã, se é compulsivamente talvez seja pica sim, mas somente um veterinário poderá definir se é isso mesmo. O que vc pode fazer é tentar distraí-la sempre que ela for começar a fazer essas coisas: chame pra uma brincadeira, ofereça um petisquinho, faça um carinho, e tire a atenção dela do material que ela ia ‘atacar’. E tire tudo o que for possível do alcance dela.

  20. Boa Noite meu gato tem esse problema ai e infelizmente nao sei mais o que fazer com ele,agora ele deu pra ir na casa dos vizinhos e roubar as roupas e come-las,estou com medo de matarem meu gato.
    Detalhe ele é castrado e nao para dentro de casa,se alguem puder me ajudar,serei muito agradescido.

    tenho uma duvida,quando se referem as fibras pra gatos,o que seriam?

    mandem no meu email por favor…

  21. Oi td bem ?
    Eu tenho 3 gatinhos só que um deles começou a ficar com a terceira pálpebra a mostra , e coincidentemente ou nao os outros dois tb , procurei explicacoesna internet só que nao achei nada gostaria de saber do q se trata .
    Obrigado beijos

  22. Olá,

    Minha gata de 14 anos começou a querer comer a areia da caixinha de necessidades durante o tratamento para pancreatite. Ela nunca havia feito isso antes. Os médicos descartaram deficiência de minerais. O que pode estar ocorrendo ? Agora ela não quer fazer necessidades no jornal, mas não posso deixá-la sozinha com a caixinha de terra, local em que, ao mesmo tempo que começou a comer os grânulos, ela cismou em deitar !

    • oi Bia, que tipo de granulado vc usa? Já experimentou usar algum outro? Ela está apresentando algum outro tipo de comportamento ‘estranho’?

  23. Olá, minha gata se chama cherri, alguns dias ela estava muito quieta, anormal por ela ser bem ativa, então levei ao veterinário. Ela estava com febre e a Dr. disse que também podia ser algo nos rins, por causa do hálito dele. Por algumas vezes pegamos ela mastigando plástico mas não sabemos se ela ingeriu. O que me indica?, pois apesar de estar tomando remédios antitérmicos e anti-inflamatórios, ela ainda está muito quieta, comendo pouco e quase sempre escondida em algum canto da casa.

    • oi Elleser,
      Vcs chegaram a fazer um ultrassom para ver se ela ingeriu o plástico? Se positivo ele pode estar bloqueando o sistema gastrointestinal, isso é muito perigoso. E essa apatia é sempre um sinal preocupante.

  24. Olá,
    O meu gato tem 11 meses e ontem pela manhã ele engoliu uma bola do meu cabelo. Estou muito preocupada. Liguei para o veterinário para saber o que fazer e ele me mandou ficar de olho para ver se ele está comendo, brincando… Até agora ele está comendo sim, mas não sei se é impressão minha ou ele de vez em quando tem ânsia de vômito, mas não vomita. O que eu faço? Comprei aquela pastinha malte past, será que ajuda a expelir esses cabelos?

    • oi Fernanda
      De que tamanho foi essa bola de cabelos? Se for pequena pode ser que ela passe pelo trato gastrointestinal e seja eliminada pelas fezes. Caso contrário, é torcer pra que seu gatinho consiga vomitar isso. A pastinha de malte ajuda sim, assim como aquele snack da Hills específico para eliminação de bolas de pelo, ele tb é muito eficiente. (dê uma olhada nesse post aqui pra saber qual é o snack: http://www.resgatinhos.com.br/bolas-de-pelo/)
      E como seu vet disse, fique de olho: qualquer sinal de inapetência, letargia, corra com ele para o vet.

  25. Olá… Minha gatinha engoliu ainda agora uma fitinha de cetim, daquelas q usam pra amarrar trufas. Estou preocupada, pois nunca a vi engolir nada estranho. Isso pode ser expelido pelas fezes ou devo levá-la ao vet?

  26. Já encontrei duas vezes minha gata persa comendo plástico. A primeira vez não me preocupei muito, só tirei o plástico da boca dela e joguei no lixo. Mas da segunda vez o que me chamou atenção foi ela ter subido numa prateleira para comer um plástico que se encontrava entre livros. Será que é essa bendita síndrome?

    • oi Poliana,
      Acho que não dá pra caracterizar como síndrome comer plástico duas vezes. Talvez o plástico entre os livros tenha se agitado com alguma brisa, ou feito algum barulhinho que chamou a atenção dela. Fique de olho, observe, e principalmente, não deixe plástico dando sopa em lugar algum. Se o comportamento voltar a se repetir por várias vezes (com plástico ou outras coisas) daí sim vc deve se preocupar, mas antes de pensar na síndrome busque outros motivos: tédio, querer chamar atenção, ou até algum probleminha de saúde, que o seu vet poderá ajudar a identificar.

  27. Olá, tenho uma gata de 3 anos. A partir do segundo ano de vida dela, começou a mastigar e a engolir qualquer tipo de tecido (cadarsos, toalhas, lençóis, roupas de lã, algodão, lona, chenil, etc). Ou seja, qualquer tuipo de tecido e inclusive camurça.
    Ela já estragou incontáveis peças aqui de casa, pois simplesmente consegue abrir rombos nas peças que encontra.
    Fechamos todas as posrtas dos quartos, banheiros, retirei todas as cortinas, gurdanapos de mesa e qulquer objeto que possua algum tipo de tecido. A última que aprontou foi começar a comer o estofado de chenil do sofá e as almofadas. Mandei trocar o tecido pelo courino, mas ontem ela conseguiu furar um pufe de courinho e comeu um enorme pedaço.
    Ela parece viciada, pois os olhos dela brilham quando enxerga alguma peça que contenha tecido, e inclusive se alguém se descuidar na casa, ataca até a roupa que estamos vestindo. É só largar qualquer peça perto dela que ela roe e come, até na nossa frente.~
    Já fiz tudo o que me disseram: gotas de floral no prato de água, vinagre e pimenta em objetos, naftalina em aglumas roupas e por último, comprei um spay repelete de gatos e apliquei no sofá, mas não adiantou.
    É difícil, pois ela é mais esperta que qualquer um da casa e fica na espreita quando alguém abre uma porta do quarto ela entra sem percebermos e se esconde e espera a pessoa sair e então faz à festa.
    O que mais pode-se fazer? Ela hiper-ativa e brinco bastante com ela, mas durante o dia fica sozinha em casa.

    • oi Genise
      Vixi, complicado hein. Esse comportamento dela pode ter se originado no tédio ao se ver sozinha, e agora realmente virou um vício. E sabemos como é difícil eliminar vícios…seria preciso estar sempre de olho para assim que ela começasse com o comportamento, alguém desviasse a atenção dela para outra atividade. Sabemos que isso é praticamente impossível, pois não dá pra ficar o dia inteiro em casa por conta da gatinha, e esse é um processo que levaria semanas para surtir algum efeito. Talvez se vcs arrumassem uma companhia felina para ela? Assim ela iria se distrair e esquecer um pouco os tecidos. É uma tentativa, não tem como saber se funcionaria realmente, mas ter companhia costuma ser sempre benéfico para gatos, ainda mais hiper-ativos como a sua.

      • Obrigada pelas dicas. Nós temos outra gata “Nala” que é siamesa e tem 15 anos. Ela já não brinca mais e temos que cuidar porque a “Luna” a ‘comedora de roupas’ dá na Nala, acho que tem ciúmes e quer toda a atenção só pra ela. O jeito é não diexar nada por perto onde ela fica, para a sua saúde e também manter as coisas intactas.
        Adotamos a “Luna” de uma ONG de Animais, e tomamos conhecimento que a mãe dela morrei após o parto, portanto, não chegou a mamar. Ela tomou leite no potinho e acho que por isso desenvolveu esse transtorno alimentar. No primeiro ano ela só sugava os tecidos.

  28. Olá, tudo bem? Tenho um gato (nome: Samy) que faz sete meses agora em julho, vive com a Mãe dele em minha casa. De um tempo pra cá ele tem tido um comportamento nada normal. Já comeu mais de 15 calcinhas da minha esposa, ele consegue tirar do cesto de roupas, mais agora ele comeu minha cueca e shorts intimo da minha esposa. Não sei como proceder, fom não é. Vocês podem me ajudar? Desde já agradeço!

    • oi Sergio, que complicado hein! Já vimos na internet alguns casos de gatos que roubam peças de roupas, inclusive de vizinhos, caso tenham acesso à rua. Mas…ele comeu de engolir tudo? Ou só rasgou? Porque se ele está engolindo vc precisa estar muito atento se ele está conseguindo expelir isso daí, seja através das fezes ou por vômito…existe um enorme risco para a saúde do gato que ingere objetos, eles podem se enroscar no intestino, bloquear a passagem de comida no estômago, enfim, é bastante perigoso. É difícil dizer porque um gato age assim. Um dos motivos principais para esse tipo de comportamento é tédio…o Samy brinca e interage bastante com a mãe? Ele tem bastante estímulo, arranhadores, companhia para brincar (de gatos ou humanos)?
      Se o pegarem no pulo, procurem distraí-lo oferecendo uma outra atividade, um petisco, um carinho, qualquer coisa que seja mais interessante do que roubar e comer as peças de roupa, mas a solução mais imediata e principal é tirar do alcance tudo o que ele possa comer. Tampem o cesto de roupas, coloquem algo pesado em cima, qualquer coisa que o impeça de ter acesso. Cuidado com roupas deixadas fora do lugar, tudo deve ser imediatamente guardado em local que ele não consiga acessar de jeito algum. Pode ser um comportamento passageiro, mas pode ser o prenúncio de algo mais sério, então fiquem de olho e procurem estimular comportamentos alternativos. E procurem a ajuda de um BOM veterinário se for o caso, para tentar fechar um diagnóstico tanto físico como comportamental.

  29. Oii, minha gatinha de 4 meses ficou uma tarde sozinha no meu quarto e ela acabou comendo uma tarraxinha e os veterinários não estão abertos
    é melhor fazer ela vomitar ?
    faz 3 horas mais ou menos que ela comeu , até agora ela está com o comportamento normal,
    Oque eu faço ????

  30. Boa tarde,
    o meu gato desde bebe que come plástico, ele rói de tudo, mas só come plástico ele engole, tanto k eu tinha uma flor de plástico na WC, e no dia seguinte já só tinha metade das pétalas e ainda vomitou, e nessa noite tossiu muito!
    Eu ando muito preocupada porque tenho medo k algum pedaço da flor ou doutro plástico de infiltre nos pulmões…
    tem alguma sugestão para acabar com isso!

    Obrigada pela ajuda

    • oi Nina, eu tb tenho um gatinho com fixação por plástico, principalmente sacolas de supermercado. Realmente é muito perigoso que o plástico engolido obstrua o trato gastrointestinal. Vc pode tentar tirar o hábito, mas para isso precisa pegar no pulo sempre que ele for comer plástico, dar uma bronca dizendo um Não bem firme, e desviar a atenção dele para outra coisa. Vc pode também tentar deixar as coisas de plástico aversivas, espirrando por exemplo vinagre, ou citronela. Mas para que qualquer dessas atitudes dê resultado, é preciso consistência e tempo, muito tempo, então pelo menos pra mim o mais fácil foi optar não pela solução do problema em si, mas por uma maneira de minimizar as chances de acontecer: não deixo NUNCA qualquer coisa de plástico dando sopa. Tudo é imediatamente guardado fora do alcance, preferivelmente em armários fechados, se vou comprar um objeto de decoração a primeira coisa que penso é: será que ele vai comer isso? Se eu achar que há a menor possibilidade dele querer mastigar e engolir, não compro e pronto. Fico de olho qdo recebo alguém em casa, deixo a faxineira avisada para que tome cuidado, até o saquinho do lixo precisa ser colocado de um jeito específico pra que ele não comece a mastigar. Enfim…acabou sendo mais fácil tomar essas providências (elas agora fazem parte da rotina, nem penso conscientemente nelas) do que tirar o hábito dele.

  31. Amei o Blog, ajuda muito no desespero! heheeheh Meu gatinho Edgar se amarra em comer cadarços e papeis higienico. Ele é novo, tem um aninho só, mas eu fico preocupada em já ser PICA e não somente uma brincadeira, mas sempre vejo que ele expele. Só que uma vez ele comeu um casaco meu e ao ler o post eu percebi q ele nao expeliu, nem por fezes nem por vômito, será que está fazendo mal pra ele? Não percebi nenhuma mudança de comportamento, mas fiquei preocupada.

    Outra coisa, ele nunca vomitou, mas domingo eu dei remedio de verme pra ele e ele já vomitou duas vezes essa semana e fez um pouco de coco fora da casinha. E saiu coisas que ele tinha comido, como cadarços e coisas assim. Pode ser o remedio ou ele está com o estomago cheio por causa da PICA?

    As veterinarias que eu fui disseram que é normal, é o comportamento dele.. Mas agora eu fiquei preocupada de ser sério ou dele já estar com algum problema no estomago e no intestino.

    Obg.
    Camila

    • oi Camila, realmente comer alguma coisinha de vez em quando acontece, mas se isso vira um hábito, ou se o gato come coisas perigosas (elástico, plástico, etc) daí precisamos ficar atentas. Se vc está preocupada, pode fazer um ultrassom para ver se tem coisas que ele engoliu e não foram expelidas e estão se depositando no estômago dele, isso pode acontecer sim, mesmo que o animal não demonstre qualquer desconforto.

      • eu fiz todos os exames… ele está otimio.. não tem nada..
        mas, segue comendo papel e cadarços,, tem muito gases.. sertá que comprar uma ração para trato intestinal ajuda? hoje ele usa royal canan para gatos de apetites exigentes..

  32. Olá.

    Hoje peguei minha gata arrancando e comendo o pelo da minha outra gata. O que pode ser isso? Será que é pica?

    Abraço

    • olá Flavia. Pica é o termo usado para a ingestão repetida e voluntária de objetos não comestíveis. Se é a primeira vez que sua gata faz isso, não caracteriza pica, e pode até ser que exista, mas eu particularmente nunca ouvi de casos de pica em que o gato arranca e come o pelo de outro gato. Uma série de coisas pode estar causando o comportamento, mas sem conhecermos suas gatas e termos mais detalhes fica difícil dar qualquer palpite. Observe se o comportamento se repete, com que frequência, e principalmente, o grau de efeito que tem sobre ambas as gatas (falhas no pelo, stress, brigas, bolas de pelo em excesso, etc). Se for o caso, uma visita a um bom veterinário para um check-up é sempre bem-vinda.

  33. ola meu gato comeu uma linha de coberta acontece alguma coisa ???

    • olá Edes, fique de olho se ele expele a linha, tanto pelas fezes como por vômito. Se ele não expelir, e se tiver qualquer mudança de comportamento, é bom procurar um vet.

  34. Ola pessoal,to muito preocupada. A minha gata tem mais ou menos 3 anos, e ela vive comendo as minhas roupas. Não sei o que eu faço.
    Se as roupas estiver no sofá ela não pega, mas te tiver no varal ou nas cadeiras ela come. Só esta semana já foram duas blusas.
    Socorrooooooooo não sei mais o q fazer.

    • oi Pryscila, é muito preocupante o animal que come esse tipo de coisa, ele pode ter uma obstrução intestinal. Se ela come as roupas que estão na cadeira, a primeira providência é… NUNCA deixar roupas na cadeira :)
      Já no varal, é possível limitar o acesso da gata quando as roupas estiverem penduradas? Que altura é o varal?
      Vc pode tentar inibir o comportamento usando spray d’água, mas isso só funciona se for no exato momento em que ela está comendo a roupa…dois segundos depois, e ela não vai entender porque está sendo punida. Se vc perceber que ela está chegando perto da roupa com a intenção de comer, tb pode distraí-la para outra atividade.

  35. Boa noite tenho um gato siames ,ele tem 4 anos tambem adora comer plastico porem faz um mes ficou muito doente ,com problemas urinario

    levei na veterinaria precisou colocar sonda e soro por 9 dias graças a Deus esta melhor ,so que uns dias antes dele ficar doente pegou a mania de ficar olhando pro chao como se estivesse comendo alguma coisa ou vendo do nada ele sai correndo todo arrepiado e se esconde dentro do guarda roupa
    levei no retorno da vt ,ela falou que esta tudo bem com ele repetiu a creatinina deu1,290normal ela falou que desconhece esse comportamento que ele continua tendo , perguntei se poderia se algum problema neurologico ela falou que nao .madou usa feliway estou usando faz 2 dias mas ele continua ainda olhando pro chao e correndo se esconde meu marido e eu estamos preocupado com essa atitude dele .por favor se alguem tem gato que faz isso me ajude obrigada .

  36. Olha quando meu gatinho era novinho, dei para ele um bichinho de pelucia. Ele vivia correndo pela casa com esse bichinho. Cheirava, lambia. Ate q mordeu a mao do bichinho e engoliu. Depois disso passou a querer ficar nos cantos e ou no chão paradinho encolhido esse comportamento e o primeiro sinal de coisa seria. Em seguida começou a vomitar tudo o q comia. Corri para o hospital e não deu outra teve q fazer uma cirurgia as presas. O objeto estava já no intestino delgado dele. Já se recuperou, não vomita mais, mas agora adquiriu essa necessidade de ficar comendo roupa, tiro tudo de perto e agora ate a minha fronha, lençol ele já mordeu e comeu. Bom, não sei mais o q fazer, tem q existir um tratamento para curar isso. Estou em alerta agora pois seiq ele a qualquer momento vai ter q fazer cirurgia novamente. Cheguei a sonhar, vi uma pomba levando ele para um lugar cheio de gnomos. No sonho sai voando atras deles e fui parar nesse lugar e comecei a lutar parabuscar ele de volta. Q susto quando acordei..

  37. Oiii eu tenho um gatinho, mistura com siames ele deve estar com uns 6 7 meses. E hoje ele COMEU a manga da minha blusa de lã e depois tava querendo comer meu cobertor fiquei preocupada e vim logo pesquisar sobre, sera que devo me preocupar? Quando ele era menorzinho ele comia planta e roeu fios… Mas n preocupava pois achava que era coisa de gato pequeno. Tanto que passou. E hj ele deu esse susto. Devo me preocupa? Ele é um gato bem dengoso.

    • oi Ana, gatos que comem roupa são mais comuns do que se imagina…e é um hábito muito perigoso para o gato, sem falar que não é legal perder nossas roupas né? Aqui em casa tentei de tudo pra tirar o hábito de um dos meus gatos, mas no fim a solução foi manter TUDO fora do alcance dele…principalmente roupas de lã, cobertores e afins, que são os materiais preferidos.

  38. Oiii , tenho um gatinho balinês

    Eu cheguei da escola e vi ele com um fio ( acho que é lã) preso no anus
    preciso de ajuda nao sei o que fazer , ele fica com minha madastra e brinca muiiito , nao pode ser tédio
    é normal isso acontecer ??
    tem algum risco ??
    ( acho que o fio que ele comeu é grande)

  39. Boa noite
    minha gatinha comeu 30 cm de elástico o que faço? Tem algum problema?
    Obrigado

    • oi Danilo, tem muito problema!! Nessa quantidade, são poucas as chances de conseguir expelir o elástico pelas fezes sem que algo fique para trás e se enrosque no intestino.

  40. Meu gato sempre come sacos plásticos.
    A gente sempre esconde dele, mas não tem jeito, ele sempre acha, puxa do lixo…
    É muito difícil controlar isso…
    Estou super preocupada, porque ele está bem magro, vou levá-lo ao veterinário…
    =~~

    • oi Fernanda, eu tb tenho um ‘comedor de sacos plásticos’, tenho que ficar espertíssima, colocar o saco no lixo de maneira que não fique nenhuma dobrinha tentadora, é complicado, porque é muito perigoso para eles (pra qualquer um né) ingerir plástico. Ele está magro porque emagreceu repentinamente, ou sempre foi magrinho? Uma visitinha ao vet irá deixá-la mais tranquila, leve-o sim.

  41. Olá, estou gostando de ler seu site e principalmente o fato de você responder… Há dois anos meu gato Salomão, misturado com siamês, tem comido pouco e emagreceu muito. Ele era mais ativo e agora fica quase o tempo todo parado. Já fiz exames de sangue e não deu nada. Que outros exames devo fazer? O outro gato que tenho, Davi, ao contrário, é um comilão e está muito gordinho. O Salomão era mais dominante mas agora percebo que ele se sente inferiorizado. Os dois têm 7 anos e estão comigo desde que nasceram. No último ano tenho controlado a comida deles, não deixo mais à vontade senão o Davi come a dele e a do Salomão. Quando o Salomão pede comida, dou para os dois…Acontece que às vezes somente o Davi come e o Salomão olha e nada, às vezes come na minha mão, e muitas vezes come sozinho, mas bem sempre bem pouquinho. Já levei a duas veterinárias e nada foi resolvido. Pode me ajudar?

    • olá Deolinda…vc diz que foi feito exame de sangue…exatamente qual, hemograma? Sugiro que vc faça um exame de urina, perfil renal, perfil hepático, e teste seu gato para fiv/felv (preferivelmente no laboratório da Unesp), só pra cobrir todas as possibilidades (leia mais aqui: http://www.resgatinhos.com.br/felv-virus-da-leucemia-felina/ e http://www.resgatinhos.com.br/fiv-virus-da-imunodeficiencia-felina/). A questão com exames é que não só eles precisam ser feitos em laboratórios de confiança e por profissionais muito competentes, como também precisam ser analisados corretamente. Infelizmente vemos que muitos veterinários não conseguem fechar diagnósticos confiáveis porque não sabem analisar todos os dados. Exames se auto-complementam, é importante ter o máximo de dados possíveis em mãos. Vc é de que cidade?

  42. Meu gato, vai fazer 1 ano ele comeu uma agulha.. O que eu posso fazer em relação a isso??

  43. Genteee, meu Negresco tem isso, esta com 1 ano e meio e tem paixão por saco plastico e meus cabelos.
    A veterinaria dele ja havia falado quando ele era bebe do problema dele gostar de comer fios e cabelo. Mas do plastico fuo pesquisar hoke e achei essa suuuper reportagem. To abismada, pois tem gatinhos q comem roupa coberta etc….
    Por coincidencia ou nao, ele é FIV+.
    Adorei a materia!!!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *