Bolas de pelo (tricobezoares)

07 março 2013, 18:00. Postado por Resgatinhos

Você sabia que todo o pelo que fica nas suas roupas e nos seus móveis representa somente 1/3 dos pelos que seu gato perde? Todo o resto vai parar no estômago dele, já pensou nisso?

Encontrar uma bola de pelo (ou pior ainda, levantar no meio da noite e pisar em uma descalço!) é algo muito desagradável, sem dúvida. E não só para nós humanos, que precisamos limpá-las. Além de causarem grande desconforto nos gatos, elas podem causar um entupimento intestinal que pode ser sério o bastante para exigir intervenção cirúrgica.

Mas lamber-se faz parte do ritual de limpeza dos gatos, então o que fazer para manter as bolas de pelo sob controle?

O que causa as bolas de pelo?

Os tricobezoares são o resultado dos hábitos de limpeza do gato. Quando ele se lambe, aquelas pequenas estruturas presentes em sua língua e que a deixam com uma textura áspera funcionam como uma escova, que pega os pelos soltos e mortos, e que são então engolidos. Pelos não são digeríveis, mas normalmente a maior parte deles consegue passar pelo trato intestinal sem grandes problemas. No entanto, e principalmente se a quantidade de pelos ingerida for muito grande, alguns acabam ficando no estômago, e com o tempo eles formam uma bola de pelos. Para se livrar desse desconforto, os gatos irão vomitá-la. Ao serem eliminadas as bolas de pelo passam pela estrutura estreita do esôfago, por isso elas normalmente têm o formato de um charuto, e não de uma bola.

Gatos com pelos longos, tais como persas e maine coons, costumam ter mais problemas com bolas de pelos, assim como gatos que soltam muito pelo, ou que se limpam compulsivamente. Em casas com muitos gatos, em que um lambe o outro, o problema também costuma acontecer com maior frequência. Filhotes raramente vomitam bolas de pelo, mas depois que crescem elas começam a aparecer – isso acontece porque à medida em que ficam mais velhos os gatos se tornam mais eficientes em sua rotina de limpeza, consequentemente conseguindo remover mais pelos com a língua…o que significa mais bolas de pelos para nós limparmos.

Quando a bola de pelo se torna um problema

É extremamente aflitivo ver (e ouvir) seu gato tentando eliminar uma bola de pelos. O corpo se contorce e ele parece estar engasgado, tentando vomitar o corpo estranho alojado em seu estômago. Às vezes a bola de pelo causa um desconforto estomacal no gato, que vomita somente comida, ou muco, mas normalmente após uma ou duas tentativas a bola de pelo é eliminada. No entanto, se o seu gato tenta, tenta, e não consegue eliminar a bola de pelo, fique esperto. Se mais de um dia se passa e ele continua tentando vomitar sem conseguir, é hora de intervir, e talvez até correr pro veterinário. Preste atenção aos seguintes sinais:

  • tosse seca ou tentativa de vomitar, sem sucesso, principalmente após as refeições
  • falta de apetite 
  • depressão ou letargia
  • constipação, ou fezes muito secas e duras, com pedaços de pelo
  • pelagem seca e sem brilho, e/ou com falhas
  • abdome inchado

Esses sintomas podem indicar um bloqueio intestinal, ou seja, a bola de pelo dentro do estômago está impedindo a passagem da comida digerida para o trato intestinal. As bolas de pelo podem chegar a bloquear a garganta, estômago ou intestinos do seu gato, resultando em morte. Já houve casos em que foi retirada cirurgicamente uma bola de pelo do tamanho de uma bola de baseball de dentro do estômago de um gato. Portanto, todo cuidado é pouco!

Não conseguir vomitar a bola de pelo é um problema, mas vomitar várias vezes por semana, ou até todos os dias, também não é normal. O normal é que o gato elimine bolas de pelo somente de vez em quando.

Prevenção

Não há nada que previna totalmente as bolas de pelos, mas podemos reduzir a sua formação e a frequência com que precisam ser eliminadas.

  • ESCOVAÇÃO! Cada pelinho que você remover do seu gato com uma escova, será um pelinho a menos que ele irá engolir quando se lamber. Escovar ou pentear o seu gato diariamente, mesmo que por uns poucos minutos, é a maneira mais eficaz de minimizar as bolas de pelo, e também oferece uma ótima oportunidade de vocês ficarem mais próximos. A maioria dos gatos gosta de ser escovado, mas se o seu gato não faz parte desse grupo, considere levá-lo a um profissional para tomar um bom banho e ter os pelos escovados com uma certa frequência (pelo menos a cada 2-3 meses). Gatos com pelos muito longos também podem se beneficiar de uma tosa ocasional.
  • Rações especiais: muitas empresas de ração oferecem opções para redução de bolas de pelo. São fórmulas especiais, com maior teor de fibras, que melhoram a saúde dos pelos, minimizam a queda, e facilitam a passagem das bolas de pelo através do sistema digestivo.
  • Snacks específicos: existem no mercado várias opções de produtos para controle das bolas de pelos, desde snacks até pastinhas com sabor, que agem como laxantes suaves, facilitando a passagem dos pelos através do trato digestivo. No entanto, muitas dessas pastinhas contém óleo mineral, que se ingerido por períodos prolongados pode causar má absorção de algumas vitaminas pelo organismo. Converse com o seu veterinário sobre as melhores opções. 
  • Graminha: a maioria dos gatos gosta de comer ‘graminhas’, e a sua ingestão é benéfica em todos os sentidos. Ela fornece sais minerais e vitaminas, ajudando o sistema imunológico, e ajuda na eliminação de bolas de pelo tanto por via fecal como pelo vômito. Essas graminhas podem ser encontradas em petshops, ou você mesmo pode fazer o seu vasinho, plantando sementes de painço e alpiste. 

 

Fontes: cats.about, ASPCA, pets.webmd

Tradução e adaptação: Resgatinhos

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


32 Responses to Bolas de pelo (tricobezoares)

  1. Minha gata tosse muito,diariamente tem crises de tosse seca, raramente vomita e quando isso ocorre é ração e não pêlos…a veterinária falou para eu dar 1 colher de azeite por semana para facilitar a eliminação, mas fiquei com “um pé atrás”…Vcs já ouviram essa indicação do azeite alguma vez? Grata.

    • oi Lais
      uma colherzinha (de café) de azeite de oliva 1x por semana é uma opção sim, um ‘remedinho caseiro’ Caso vc se sinta insegura quanto ao azeite, experimente esse snack da Hill’s que colocamos no post, ele está se mostrando muito eficiente para ajudar na eliminação de bolas de pelos.
      Agora, se mesmo com isso sua gata continuar a não eliminar bola de pelo, e principalmente, se ela continuar tossindo desse jeito, todos os dias, acho que era uma boa investigar um pouco melhor, não? Talvez não tenha nada a ver com bolas de pelos, pode ser algum outro probleminha.

    • Oi pessoal, s´ø uma coisa, as vezes a tosse do gato ás vezes não é bola de pêlos mas talvez um problema cardíaco. O meu gato apresentava tosse seca e fazia os mesmos sinais de gatos que estão eliminando bolas de pêlo, fui ao veterinário e levei ele em um especialista, confirmou-se uma hipertrofia do septo do miocardio, hoje ele está fazendo tratamento diário com medicações especificas e está 100%. Sobre as bolas de pêlos, o azeite é uma alternativa pois como é oleoso ajuda bem na eliminação das bolas de pêlos por via retal, mas existem umas patas em qualquer rede de pet shop que funciona que é uma beleza e não precisa por o azeite na ração do seu bichano ou mesmo enfiar “guela baixo”, essa pasta é oleosa e é só colocar uma quantidade suficiente em uma das patas do seu gato que ele irá fazer o restante do trabalho lambendo a pasta que funciona muito bem. Abraços.

      • Olá Wesley, meu gato Dylan seguidamente (uma a duas vezes por semana) faz toda a funcao como se estivesse teta do vomitar mas é seco e parece que ele está com catarro e nunca vomita nada! Será que pode ser cardíaco? Obrigado

        • olá Cristofer, vc já experimentou dar para ele petiscos específicos para bolas de pelos, como o da Hill’s? Pode ser que ele esteja com dificuldade de expelir a bola de pelos.
          Já para saber se pode ser um problema cardíaco, somente um veterinário pode afirmar isso, depois de fazer os exames necessários.

    • O meu gato persa tem os mesmos sintómas, antes vomitava as bolas de pelo, ultimamente não consegue apesar da ração, da pasta de malte e da colher de azeite. Ele come, brinca e faz as necessidades só que a tosse seca não o larga. Tenho de o levar ao veterinário e aqui é bastante caro. Lá terá que ser, adoro o meu Fredy!

    • Oi Lais, uma vez minha gata estava com problemas no intestino e o veterinário passou uma colher de óleo mineral, ele faz o mesmo efeito do azeite porem não tem gosto nem cheiro… pode ser dado ate pra criança recém nascida…..Espero ter ajudado…bjs

  2. Olá, gostaria de saber onde encontro esse snack da Science Hill. Já procurei em diversos petshops, mas pelo menos em Campinas eu não os encontro.

    Grata.

  3. Olá,

    Procurei no Cobasi Cambui, mas eles tinham apenas as rações da Hills. Tentarei no Galleria!
    Obrigada pela atenção. O trabalho de vocês é fantástico!

    Um abraço.

  4. Minha gata esta com uma tosse que ela quase vomita o que posso fazer pra ajudar minha gata e muito triste ver ela desse jeito!!!!!!!:-)

    • Olá Roaiane, é preciso ver o que está causando essa tosse…ela está só com a tosse, ou espirra tb? Está com um bom apetite, indo ao banheiro direitinho? Ela de vez em quando consegue expelir bolas de pelo, ou nunca o faz? Porque pode estar tentando e não consegue, e isso é perigoso. Experimente dar a ela petisquinhos específicos para ajudar com bolas de pelo, se for esse o problema irá ajudar. Recomendamos o da Hill’s: Snacks Hairball Control, em nossa opinião é o melhor que temos no mercado. Mas se ela continuar sem conseguir vomitar a bola de pelo, ou mesmo se conseguir mas a tosse não parar, leve-a ao veterinário.

  5. Olá, bom tenho um gato de 3 anos e há uns 3 dias ele fica com ânsia de vômito, mas nao sai nada, e eu nao to vendo mais ele miar, e quando ele tenta miar, nao sai som algum ! Ele sempre foi um gato de miar baixo, desde que nasceu, mas nesses dias, o miado esta mais baixo ainda. Nao sei se tem haver com o fato dele nao conseguir vomitar, ou se não é nada ! Me disseram que poderia ser bola de pelo, mas ele não conseguir expelir isso, é muito estranho ! Me ajudem, por favor ! Desde já, grata !

    • oi Juliana, vc já deu petiscos para ajudar na eliminação de bolas de pelos? Recomendamos o da Hill’s.
      Agora, se vc percebe que ele está até ‘perdendo a voz’, recomendo uma visita ao veterinário.

  6. Pingback: Saúde dos Gatos: o que são as bolas de pelos? | AniMAIS Respeito

  7. Obrigada pela informação, me ajudou muito.

  8. Ola,
    Meu gato fica tossindo, mas nunca vômitou bola de pelo …
    Ele come normal, não espirra e eu não sei mto sobre as fezes, pq geralmente ele faz e enterra no jardim… xD
    Tenho um jardim enorme, e eles amam comer graminha e é super seguro…
    Tem dias que eles (tenho 2) ficam o dia todo no jardim, brincando na grama

  9. O Ben começou a ter refluxo há tempos e há tempos ele tem ido a veterinários mas não se descobriu a causa de tais refluxos. Ultimamente ficaram mais frequentes. A suspeita, a última, é de um problema renal. Ele tem 5 anos e meio. Muito raramente, mas muito mesmo, ele expele pelos. Foi indicado remédio para o pâncreas e azeite de oliva, duas vezes por semana.

  10. primeiramente parabéns pelo site!!
    acabei de adotar dois gatinhos da uma mesma ninhada que deu aqui na gata da rua tem pouco mais de 2 meses
    e um deles, o macho, está tossindo às vezes – isso começou recentemente, tem dias.
    Ele se lambe mais do que a irmãzinha, inclusive ele costuma lambê-la muito também.
    gostaria de saber se existe uma certa idade ou tempo médio para eles começarem a expelir essas bolas…
    e saindo um pouco das bolas, também gostaria de saber se é possível gato ter alergia – eu uso mt incenso e perfumes que podem acabar sendo fortes para eles. não sei…
    Grata!!!

    • olá Leticia

      filhotes não costumam expelir bolas de pelo, porque não são muito ‘eficientes’ em se lamber ainda, então não acho que essa tosse esteja relacionada a isso. Eles já passaram pelo veterinário, já foram vacinados? Com 60 dias já podem receber a 1ª dose da V4, ela é muito importante para filhotes, que costumam ser mais suscetíveis a rinotraqueíte…
      Quanto à alergia, é possível sim, eu tive um gatinho que era terrivelmente alérgico a tudo…cheiros fortes, perfume, até mudanças bruscas de temperatura…ele espirrava seguidamente! Dê uma maneirada nos perfumes e incensos, o olfato deles é muito mais sensível do que o nosso.

  11. Oi pessoal! Minha gatinha começou a querer eliminar uma bola de pêlos e depois disso ela ficou rouca. É a primeira vez que isso acontece e está me deixando muito aflita. É normal de acontecer? Como posso ajudar minha gatinha?!

    • oi Camilly, ele deve ter feito muito esforço para eliminar a bola de pelo, isso não é legal. Ela continua rouca?
      Vc pode dar a ela alguns petisquinhos que ajudam na eliminação de bola de pelos, recomendamos o da Hill’s.

  12. Meu gato ta vomitando 3 dias seguidos toda manhã, isso é normal?

  13. olá! boa tarde estou muito preocupada, meu gatinho tem 1 ano e nos ultimos dias ele começou a miar muito baixo, quase não ouço, o que devo fazer? por favor me ajude.

  14. Olá!
    Tenho uma gatinha de 3 meses, ela brinca e come direitinho, mas desde que a adotei ela fica tossindo e se retorcendo e a única coisa que sai é algo que parece catarro, o veterinário receitou que eu desse bactril p/ ela. Esse remédio pode ajudar ela?

    • oi Manuh, não somos veterinárias então não sei dizer se o bactril seria a medicação adequada para o probleminha dela. Talvez fosse legal vc consultar um segundo vet.

  15. Oi, há dois dias meu gato de 4 anos esta tentando vomitar bolas de pelos mas nao sai nada… Ele tem problemas renais, tomo todos os cuidados necessários para que ele não coma coisas estranhas. Ele come a ração específica, tudo certinho. Do mais, ele esta miando normal, com apetite normal… O que será que pode ser?

    • Beatriz, se for realmente bola de pelo que ele está tentando eliminar aqueles petisquinhos específicos para eliminação de bolas de pelos podem ajudar (recomendamos o da Hill’s), mas como ele tem problemas renais, converse com o seu vet antes para ver se ele pode comer os petisquinhos.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *