Anatomia do gato: bigodes

28 fevereiro 2013, 1:08. Postado por Resgatinhos

Bigodes gatatais são incríveis…longos e expressivos, eles deixam os gatos ainda mais lindos, se é que isso é possível. Mas essa não é a única função dos bigodes felinos, cujo nome correto é ‘vibrissa‘. As vibrissas são o canivete suíço do kit de ferramentas sensoriais e de comunicação que torna os gatos predadores perfeitos.

Mais sensível que um bigode…só dois bigodes!

As vibrissas são na verdade um tipo de pelo, mais longo e mais grosso. Sua raiz é 3x mais profunda do que a dos pelos normais, e a área ao seu redor tem um suprimento generoso de nervos e células sensoriais, que se conectam com uma área especial do cérebro do gato, semelhante ao córtex visual, e que lhe permite criar um mapa em 3D do ambiente que o cerca com base nas informações táteis recebidas.

Isso faz com que as pontas dos bigodes sejam tão sensíveis, mas tão sensíveis, que os gatos sequer precisam tocar os objetos com elas para detectá-los…os nervos na base dos bigodes conseguem detectar até o movimento de ar dentro de casa, tal como as correntes de ar ao redor dos móveis quando nos movemos, o que permite que o gato saiba que existe um objeto lá mesmo quando está super escuro.

Como são animais noturnos, isso os ajuda a ‘ver’ mais claramente quando caçam à noite. Gatos cegos dependem quase que exclusivamente dos seus bigodes para conseguir se movimentar no ambiente.

A sensibilidade dos bigodes é tão grande que muitos gatos não gostam de potinhos de água ou ração com a borda alta, porque os bigodes tocam as bordas e se curvam para trás, incomodando e até gerando stress. Se o potinho é muito fundo, é comum o gato só comer quando ele está cheio até a borda, porque assim seus bigodes não encostam em nada, e quando o volume de ração diminui, ele para de comer e fica esperando você colocar mais. Ou então ele tira os grãozinhos de ração com a patinha e os coloca no chão, de onde prefere comer. Portanto, dê preferência para pratinhos rasos, ou potinhos largos e com a borda mais baixa.

Quantos bigodes o gato tem?

Esse número pode variar em alguns gatos, com algumas vibrissas a mais ou a menos, mas o normal é o gato ter 24 vibrissas, 12 de cada lado do focinho, divididas em grupos de 4. As duas fileiras superiores podem ser movidas independentemente das fileiras inferiores, para proporcionar uma maior precisão na medição de espaços. Além disso, também existem vibrissas acima dos olhos, no queixo, e na parte de trás e inferior das patas dianteiras.

Talvez você já tenha encontrado algum bigode do seu gato caído no chão da casa. Isso é normal, as vibrissas também caem e novas crescem em seu lugar, mas com bem menos frequência do que com os outros pelos do corpo. E não se surpreenda se você encontrar um bigode branco crescendo no seu gato preto à medida que ele envelhece. Gatos vão ficando grisalhos com a idade, mas isso não é muito visível a não ser que ele tenha uma cor sólida escura.

Hmm, será que eu passo aqui?

Os bigodes do focinho têm em média o mesmo comprimento que a parte mais larga do corpo do gato, então eles o ajudam a descobrir se aquela frestinha da janela que você deixou aberta é larga o suficiente para permitir sua passagem. Alguns gatos, no entanto, têm vibrissas absurdamente e lindamente longas, maiores do que a sua largura…talvez tenham nascido com a versão deluxe dos bigodes! Você já deve ter visto seu gato colocar a cabeça para dentro e para fora de alguma passagem, antes de resolver se aventurar…ele está usando os bigodes para medir o espaço e assim ter certeza de que seu corpo irá passar sem o risco de ficar entalado…isso é muito importante se ele estiver fugindo de um cachorro, por exemplo.  Precisamos lembrar também que os gatos não possuem clavícula, o que permite que eles movimentem os ombros com muito mais amplitude e se contorçam de tal modo que conseguem passar por aberturas super estreitas.

Algumas pessoas dizem que se o gato fica mais gordo os bigodes ficam mais compridos, mantendo assim a proporção comprimento do bigode x largura do corpo. No entanto, não existe ainda nenhuma evidência científica de que isso realmente aconteça. O que vejo em casa com o meu gato gordinho é que ele acha que passa porque os bigodes passaram…e então o resto do corpo entala e ele tem que dar ré, hehe. Pelo menos no caso dele os bigodes não cresceram junto com a largura do corpo :-)

Óculos pra caçar? Não obrigado, tenho minhas vibrissas

Apesar de sua incrível visão em ambientes com pouca luminosidade, gatos na verdade não enxergam muito bem de perto. Portanto, quando eles caçam a presa – seja ela um ratinho de verdade ou de pelúcia – eles precisam de algum modo sentir que ela está posicionada adequadamente para a mordida fatal. Os bigodes na parte de trás das patas, e com menos intensidade os do queixo e do focinho, são essenciais para esse fim. Fotografias feita em alta velocidade mostram que quando um gato não consegue ver a presa porque ela está muito próxima da sua boca, as vibrissas se movem e formam uma ‘cesta’ ao redor do focinho, de modo a detectar com precisão a localização da presa.

As vibrissas também ajudam o gato a detectar odores com mais facilidade, direcionando as correntes de ar para o nariz e boca.

Hoje não estou a fim de papo, você não viu meus bigodes?

A posição dos bigodes do seu gato é um indicador do estado de espírito dele. Se os bigodes estão relaxados e para os lados, ele está calmo. Se estão voltados para frente, significa que seu gato está excitado e alerta. E se estão voltados para trás, achatados contra as bochechas, ele está bravo ou com medo.

Obviamente que você precisa verificar se o ‘bigodeograma’ bate com as outras informações que o corpo está passando, tais como a posição das orelhas e do rabo, para confirmar se o gato quer carinho, ou se está pronto para dar uma arranhada em quem ousar incomodá-lo.

NUNCA corte os bigodes de um gato!

Com tudo isso que foi dito acima, esperamos que tenha ficado bem claro o grau de importância que os bigodes têm para um gato. Gatos que tiveram seus bigodes cortados têm dificuldade em calcular o tamanho de passagens e ficam entalados com facilidade. Os bigodes também são importantes para o equilíbrio do felino, e sem eles o gato pode ter dificuldade em andar em linha reta e em correr. Eles também podem ficar desorientados e cair, além de ter uma maior dificuldade em julgar distâncias, chegando a trombar com objetos e também a calcular errado o impulso que precisam dar em um salto. Todos esse fatores potencialmente colocam em risco a vida de um gato, principalmente se ele tem acesso à rua.

Felizmente, assim como outros pelos, os bigodes voltam a crescer depois de cortados, a não ser que seja causado algum dano à sua raiz. Filhotes costumam ser tão estabanados e pular tanto que é comum quebrarem os bigodes nas brincadeiras…o que os deixa ainda mais estabanados e descoordenados! Também não é incomum as mamães acabarem mastigando os ainda fininhos bigodes dos bebês, de tanto lamber e cuidar.

Fontes: CatsterTodayIFoundOutWikipediaCat-WorldPetsideHowStuffWorks

Tradução e adaptação: RESGATINHOS

Leia também: Anatomia do Gato: Olhos

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


28 Responses to Anatomia do gato: bigodes

  1. Adorei o post! ficarei mais atento aos bigodes dos meus bbs.

  2. Adorei! Já cheguei a levar bronca da minha mãe na infância porque o bigode da minha gata caiu sozinho e pensaram que fui eu que cortei, rs. Fiquei pensando sobre o bigode “sombrancelha” do fubá aí na foto. Acredito que o fato das sombrancelhas dele ficarem “gigantes” é para compensar os bigodes curtos quando quebram. A natureza sempre arruma uma solução para as coisas da forma mais criativa possível, né? :-)

  3. Oi pessoal!

    O post veio em bom momento, porque estou com um problema aqui em casa e posso aproveitar os comentários para conversar com vocês. Eu tenho 3 gatos, todos da mesma idade, mas uma delas adotou os outros dois como filhos… ;) Bem isso é ótimo a maior parte do tempo, já que ela ensina coisa pra eles e fica lambendo e limpando o tempo todo. O problema é que percebemos que ela está arrancando os bigodes dos outros dois enquanto dá banho neles! Já faz tempo percebemos que uma está semore com os bigodes muito curtos, e o outro, mentém os bigodes mas não tem as sobrancelhas.. :P E há algumas semanas pegamos a “mãe” puxando os bigodes! Não sabemos o que fazer! Têm alguma sugestão de como podemos corrigí-la? Eles tem pouco mais de 1 ano e são de apartamento.

    abraços

    • Oi Mari
      É, isso pode acontecer mesmo. O que vcs precisam fazer é ficar de olho e sempre que perceberem que ela está exagerando nos cuidados, tentem distrair todo mundo com um petisquinho, ou uma brincadeira. Isso é uma tentativa de modificar esse comportamento dela, pode levar um bom tempo para que surta qualquer efeito, se chegar a surtir. Ela sempre foi maternal com eles assim, ou é algo recente?

  4. Adorei a matéria! É sempre bom descobrir coisas surpreendentes sobre os peludos!!!
    Adorei também a fotinha do Fubá de bigodes quebrados… ri muito sozinha. Uma graça!
    Uma curiosidade sobre meus bi-gatinhos, que são irmão de ninhada mesmo: Théo é o maior em tudo: tamanho, apetite, tem as patas bem maiores, é mais gordinho… mas seus bigodes são pequenos e finos. Bóris é menor em tamanho, mais magrinho e fininho. Mas tem cada “bigodão grosso”. Será que é porque eles são filhotes? Hojes eles completam seis meses ^^

    • oi Josiane…assim como algumas pessoas têm o cabelo mais grosso, e outras mais fininho, gatos podem ter bigodes mais grossos ou mais finos tb… Pode haver alguma influência da alimentação, hormonal (castrado ou não), mas acho que basicamente o fator genético predomina.

  5. Pois é, meu gato está com 18 anos mas ainda está forte. Contudo, percebi que pelos grisalhos começaram a aparecer nas laterais dele, logo após as patas dianteiras. Isto me deixou com uma tristeza muito grande porque sei que o fim dos tempos para ele está chegando. Enfim, um dia todos nós teremos que partir mesmo e quando chegar a hora dele espero que seja com menos sofrimento possível…

    Isto aí pessoal, grande abraço!

  6. Olá. Tenho 2 gatas uma com 2 anos e meio e outra com 1 ano e meio. A mais nova está com os bigodes ótimos mas a mais velha está com os bigodes quebradiços. Eles diminuem significativamente de um dia para outro por isso deduzi que estão quebrando. Um lado lá está na raiz. Tem algo que eu possa fazer, é alguma falta de vitamina??? Obrigada.

    • oi Alessandra, ela brincam muito juntas, de lutinha e coisas assim? Pode ser que nas brincadeiras a mais nova ‘ataque’ os bigodes da mais velha, pode mordiscá-los, etc.
      Observe se não é esse o caso. Mas, vc pode dar pra elas levedo de cerveja (comprimido), desses que nós humanos usamos tb, comprado em farmácia. É complexo de vitamina B, então bom para pelos, pele, garras…e bigodes. E os gatinhos costumam adorar, aqui em casa dou como se fosse um petisco, 2 comprimidinhos por dia.

  7. Minha gata depois de uns dias aqui em casa, notei que tinha sido cortado os bigodes de um lado, e imaginei se poderia ser o pessoal do PETSHOP, que tinha feito. Mas agora percebi o outro lado faltando uns pelos e só tem 4 bigodes de um lado . Vocês saberiam me dizer se o gato consegue cortar os seus bigodes? Pois a coitada da gata está andando tudo torta e nem subir no sofá ela consegue direito.

    Me ajudem.

  8. SOCORRO!! H’a 3 semanas adotei um filhote de gatinho com 2 meses na zoonose da minha cidade. Desde os primeiros dias o pelo dele caiu muito, mas me disseram que era normal e estava trocando de pelo. EStou desesperada, porque os pelos estao caindo cada vez mais e saindo com a raiz junto. Isso é normal? Não sei mais o que fazer. Está dando uns buracos de tanto pelo que ele está perdendo. No geral ele está saudável, pula, brinca e apronta bastante, mas os pelos estão me preocupando. Se alguém puder me ajudar, por favor, agradeço muito!

    • olá Ana Paula, a troca de pelos é comum nessa época sim, mas não a ponto de aparecerem falhas no pelo. Pode ser que ele tenha alguma doença de pele, principalmente se veio do CCZ. O ideal seria vc levá-lo a um bom veterinário para fazer um check-up. Outro fator importante é oferecer a ele uma ração de boa qualidade, premium ou super-premium.

  9. Olá

    Sempre que preciso de informações sobre os gatos digito no google e ele logo me mostra que a resposta,na maioria da vzs, está aqui.Hoje achei um bigode ENORME do meu gato no sofá e fiquei preocupada,agora que li que isso é normal , só tenho a agradecer a vocês pelas informações.

    Obrigada

  10. Adorei o post. Estava preocupada porque meu gato teve um problema de pele recentemente, no qual perdeu bastante pelo em cima de um olho. Mas as vibrissas da sobrancelha ficaram intactas. Tratei o problema e os pelinhos ja cresceram bastante. Mas ontem percebi que, nessa mesma ‘area, ele estava com apenas uma vibrissa! E por fotos pude conferir que essa perda foi bastante recente.

    Nao sei se aconteceu devido ao problema que ele teve ou a queda foi natural ou por brincadeiras.

  11. Muito bom seu texto! Ja adc o blog aos favoritos!! Como “mamae de primeira viagem”, hoje de manha percebi um bigode de meu gatinho quebrado, bem proximo da raiz, estando pendurado e já fiquei toda “que que eu faço?”, agora lendo esse texto fico mais tranquila!

  12. Oiii,
    gostaria de comentar aqui e tirar minha dúvida….
    meu gatinho está perdendo o bigode eles estão bem curtinhos…. queria saber se isso é uma doença. Por favor me ajudem

    • Olá Cintia, os bigodes estão caindo, ou quebrados? Porque se estiverem quebrados, é bem provável que a causa seja alguma brincadeira mais ‘surtada’ do seu gato. Ele ainda é filhote, brinca muito, corre pela casa? Não temos conhecimento de nenhuma doença que cause a ‘queda’ de bigodes.

  13. Tenho um gato siamês himalaia que tem os “bigodes” bem curvos (muitas vezes tenho que retira-lo de perto dos olhos para que não os toque). Eles realmente não são esses clássicos para frente.

    Isso pode causar algum problema de percepção do ambiente? É algo que tenha o que fazer?

    Obrigado.

    • oi Eduardo, se os bigodes dele não naturalmente assim, não há muito o que se fazer, e não acho que a percepção do ambiente mude. Vc percebe seu gato incomodado com os bigodes? Eles chegam a ficar encostando nos olhos?

      • Obrigado pela resposta!

        Nao o incomoda tanto assim. Algumas poucas vezes percebo que estão próximos dos olhos.

        Mas então fico mais tranquilo. Curioso que vendo em fotos dele mais jovem (até 6 meses de vida) eles eram mais normais.

  14. olá, o meu gato é vira-lata e tem pelagem curta e meio alaranjada, ele perde muito pelo e com bastante frequência, gostaria de saber se isso é normal.
    P.S.: ele já é vacinado e tem por volta de dois anos.
    Obrigado, e por favor me ajude.

    • Olá Lívia, os gatos perdem pelo constantemente, assim como nós perdemos fios de cabelos todos os dias. Essa perda é mais pronunciada no verão, por causa do calor. Vc pode ajudar a controlar os pelos voando pela casa escovando o seu gato todos os dias. No entanto, se a perda for realmente excessiva e constante, independente da época do ano, ou se vc perceber falhas nos pelos, é bom investigar. A qualidade da ração influencia bastante na pelagem…que ração o seu gato come? E mais uma perguntinha: ele já é castrado?

  15. VIU o que eu faço um dos bigodes do meu gato caiu e eu estou preocupada !!

  16. A minha gata machucou bem na raiz ta com as buchecha cheia de sangue e não sei oque fazer ,me ajuda por favor…

  17. Achei ótima essa reportagem parabéns… já sabia algumas coisas … mas aprendi mto mais…

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *