Anticoncepcional injetável: PERIGO!

16 janeiro 2013, 12:57. Postado por Resgatinhos

Esse é um assunto muito sério, porque existe uma enorme quantidade de tutores que fazem uso do anticoncepcional injetável simplesmente por desconhecimento, porque nunca ninguém (nem mesmo o próprio veterinário) os alertou sobre os perigos que essa droga comprovadamente representa.

Obviamente que existem ainda aquelas pessoas que, mesmo sabendo dos riscos, insistem em fazer uso desse método contraceptivo por um motivo apenas: não querem gastar dinheiro com a castração. Pois essa economia vai sair muito cara na hora que tiverem que correr e tratar a cadela ou gata de uma infecção uterina ou de um câncer (isso se tratarem né…capaz que quererem economizar aí também).

Evitar uma cria indesejada é (ou deveria ser) uma das grandes preocupações dos donos de gatas e cadelas. A outra é o bem-estar do animal. Ambas entram em conflito quando o assunto são os métodos contraceptivos, em especial o uso de anticoncepcionais.

O comportamento sexual dos animais em cio muitas vezes é extremamente desagradável para o proprietário. A presença de sangramento vaginal, manchas pelo chão, odores, latidos, atração de machos e marcação do território fazem com que os proprietários busquem uma solução para esse incômodo. Sabe-se que muitas pessoas cometem o equívoco de usar anticoncepcionais, imaginando serem inofensivos, mas não é bem assim.

Tais medicamentos apresentam grande aceitação, pois são de baixo custo e podem ser encontrados facilmente em casas de rações e lojas do gênero, além de serem vendidos sem prescrição do médico veterinário, muitas vezes sendo aplicados pelo próprio tutor.

Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções (“vacinas”), e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais, além de incômodos como o sangramento das cadelas. A maneira mais utilizada é a injetável, e a dose varia de acordo com o peso do animal. Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional. Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio, o que é extremamente prejudicial para a saúde das mascotes. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação, pois muitas vezes seus tutores sequer sabem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção, colocando a vida da gata em perigo.

tumores de mama causados pela aplicação contínua de anticoncepcional injetável

O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.

No caso da infecção de útero, o tratamento é a retirada do órgão de forma emergencial, antes que o animal entre no quadro de infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso e morte.

Já nos casos de neoplasia mamária, a maioria é de origem maligna e somente o diagnóstico e o tratamento precoce podem salvar ou prolongar a vida do animal com câncer. O tratamento é cirúrgico, associado ou não à quimioterapia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A única vantagem encontrada nesse método é o baixo custo. Há alguns anos, vários profissionais administravam anticoncepcionais para evitar que fêmeas tivessem cria. Os custos da cirurgia de castração eram muito altos e poucas pessoas podiam arcar com esse gasto. Com o passar dos anos, inúmeros estudos desenvolvidos sobre esse assunto provaram que o custo-benefício dos anticoncepcionais para animais não é compensatório e, hoje, a cirurgia de castração é muito mais acessível e largamente indicada.

É importante lembrar que, se por um lado o anticoncepcional aumenta a incidência de tumores nos animais, a castração, por sua vez, diminui a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada antes do primeiro cio da gata. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores e doenças relacionados ao sistema reprodutor em cadelas e gatas, uma vez que 80% dos tumores são hormônio-dependentes. Com uma única aplicação de anticoncepcional temos 70% de chance de desenvolvimento de algum tipo de neoplasia, e com duas aplicações, quase 100% de chance. Por isso, NUNCA utilize contraceptivos injetáveis.

Fontes: http://www.petshopauqmia.com.br/2010/05/os-perigos-do-uso-de-anticoncepcionais-em-caes-e-gatos/
http://www.infoescola.com/medicina-veterinaria/contracepcao-em-cadelas/
http://blogs.diariodonordeste.com.br/bemestarpet/saude-animal/esterilizacao-sim-anticoncepcional-nao/
Consultoria: Dr. Manoel Oliva Proença Netto, médico veterinário

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


149 Responses to Anticoncepcional injetável: PERIGO!

  1. Então porque não proibem estes medicamentos? Para que servem afinal????

    • Juçália, servem pra indústria ganhar dinheiro. Pra que servem cigarro, bebida, coisas que comprovadamente fazem mal e continuam nas prateleiras pra quem quiser comprar? Os veterinários deveriam por bem alertar os clientes sobre os perigos, mas isso não só acontece como alguns ainda receitam o anticoncepcional, é um absurdo. E muita gente sequer leva os bichos ao veterinário, vai na agropecuária e compra tudo lá, desde vermífugo até o maldito anticoncepcional, e aplicam eles mesmos. E a agropecuária que vender o produto que está lá em estoque, não vai dizer pra vc que faz mal, mesmo que saibam disso

  2. Eh, finalmente o que eu temia se provou verdade. Há uns 3 anos eu perdi a minha gatinha provavelmente por algum agravante relacionado aos tumores mamários que ela estava desenvolvendo. Eu tinha meus 12/13 anos na época em que a minha mãe levava ela para tomar estas injeções, sem nenhuma noção do que poderia acontecer. Ela viveu bastante, mas agora eu sei que se não tivessem administrado estes anticoncepcionais talvez ela estivesse com a gente até hoje.

    Faço questão de compartilhar este post, pois é muito importante as pessoas entenderem que o “barato custa MUITO caro” na grande maioria das vezes, principalmente quando falamos de vidas e de animais por quem criamos tanto afeto! Parabéns e obrigado pelas explicações!

  3. O que fazer se as gatas já tem de 5 a 8 anos, no caso da castração tardia.

    • Valda, antes tarde do que nunca. Providencie a castração (em um bom veterinário, de preferência com anestesia inalatória), a qualidade de vida delas irá melhorar muito.

  4. Eu perdi duas gatinhas por conta de tumor mamário. Uma delas em caso mais grave que o tumor abriu e infeccionou, ela foi operada e depois de 6 meses foi diagnosticado câncer no pulmão e teve de ser sacrificada. Na época não tínhamos conhecimento sobre a importância da castração nas fêmeas. Nenhuma das gatas haviam sido castradas e não aplicávamos anti-concepcionais pois o macho era castrado e achávamos o suficiente para evitar a procriação, uma vez que elas não saíam de casa. Mas infelizmente o que foi eficaz para evitar que procriassem, não foi eficaz para salvar a vidinha delas! Só tivemos conhecimento quando a segunda gata morreu do mesmo mal, e a veterinária que a atendeu explicou a questão do surgimento do câncer em animais. Por isso hoje sou defensora absoluta da castração, tanto em machos como (principalmente) em fêmeas. Castrar não é “gastar dinheiro” ou “mal necessário”, castrar é um ato de amor com seu bichinho pois somente castrado o animalzinho terá qualidade de vida maior e poderá viver mais ao nosso lado, para continuar nos alegrando com sua companhia!

  5. E sobre anticoncepcionais na foma de comprimidos? Fui indicada a dar um de 15 em 15 dias, e assim a gata não entraria ni cio….pode ser também tão perigoso?

  6. Oi pessoal!
    Que bacana, já vi várias gatinhas morrerem por conta dessa porcaria.
    Será que há alguma maneira de fazermos uma petição contra a venda desse medicamento (veneno)???
    Bjks

    • oi Gisela…não acreditamos que uma petição vá resolver alguma coisa. O poder das indústrias farmacêuticas é muito grande, e em se tratando de animais então, a maioria não está nem aí, querem só é vender :(

  7. Tenho 4 gatas, sendo a mãe e três filhotes de mais ou menos 3 meses. Dei a primeira vez injeção na gata mãe, pois fiquei traumatizada com outra gata que morreu ao ter seus filhotes e um permanecer no útero, tendo que ser operada e a cirurgia não fechava os pontos. Quando perguntei ao veterinário sobre a castração da gata ele me relatou que seria o mesmo tipo de cirurgia da outra e não quis, pois tenho medo de acontecer com ela o mesmo que ocorreu com a outra. Como moro numa cidade bem pequena e as condições de higiene da farmácia veterinária não serem das melhores (como eu acho que deveria ser, comparada a um hospital de pessoas) desisti de fazer a castração. Agora tenho medo da gata ter outros problemas como foram mencionados na matéria. Quando ela tomou a injeção de anticoncepcional percebi que ela ficou mais quieta, com menos apetite, mas ela é bem gorda por isso não me preocupei muito. O que devo fazer? Grata.

    • Olá Iane, o risco de sua gata apresentar os problemas que citamos é real, e daí vc terá que correr com ela, talvez em situação de emergência. É preferível realizar a castração com tranquilidade, converse com o veterinário sobre os cuidados que ele toma, indague sobre o material usado, se é tudo autoclavado, faça exames pré-operatórios para garantir que está tudo bem com a sua gatinha (hemograma, perfil hepático), ela deve tomar antibióticos pós-operatórios, enfim, apesar de apresentar riscos sim, a cirurgia de castração ainda é a melhor opção, dentre o que sua gatinha pode vir a sofrer no futuro.

    • Acredito que este não é um veterinário ideal. Não há outro(s) mesmo sendo uma cidade pequena ou em uma cidade vizinha?

  8. Com certeza aplicar anticoncepcional é um grande risco. Porém, existem outras alternativas que não sejam o castramento ou “aprisionar” a gata? Parabéns pelo site! Sou dona de 5 gatas e adoraria uma ajudinha nesse assunto (:

    • Olá Yasmin…infelizmente não existem outras alternativas. Ou vc castra, ou não castra e mantém a gata dentro de casa (e nesse caso continua sob o risco de ter problemas sérios mais pra frente, como piometra e câncer de mama/útero/ovário), ou vc terá incontáveis ninhadas pela frente. E simplesmente não há lares suficientes para mais gatinhos.
      Dê uma olhada nesse artigo sobre a importância da castração http://www.resgatinhos.com.br/dicas/por-que-castrar/
      Sabemos que é puxado, mas se programe financeiramente e castre suas gatas, nem que seja uma ou duas a cada vez.

  9. Eu amo a minha gata amo demais e sei que ela tbm me ama, depois que eu li isso eu fiquei super mal, e me senti a pior dona do mundo, eu não tinha conhecimento de qual ruim era , acho que ocorreu algum efeito, e vou leva-la correndo a outro veterinario, e castrar o mais rapido possivel

  10. Tenho uma gatinha, e quando ela tinha uns quatro meses apliquei uma injecao para ela nao entrar no cio, fazem dois meses que foi aplicada essa vacina e agora
    Ela esta com um caroco na mama, pode ser um tumor mesmo com uma unica aplicacao? Se for tem cura?

    • Olá Bia, sinto dizer que pode ser sim, mas somente uma biópsia poderá confirmar isso. Corra com ela no veterinário, se for tratado logo no início as chances de ela ficar boa são maiores.

  11. Bom dia , acho que isso aconteceu com minha gatinha , achei ela na rua e trouxe p minha casa , como não tinha nenhuma informação ( e tbm nem procurei) dei a vacina nela só que depois que passou o prazo da vacina ela começou a ter um corrimento parecido com pus , e em grande quantidade , ela está prenha e essa noite msm ela dormiu na cama da minha filha e teve muito desse corrimento encheu o lençol , estou sem saber como agir pq não tenho recurso p leva-la ao veterianio , meu marido já não está maus suportando , por favor me ajudem , sou de Brasilia .

    • olá Andréia
      Sinto muito, mas não temos como ajudar a sua gatinha daqui de longe e virtualmente…ela precisa urgentemente de um veterinário. Corrimentos em gatas são um sinal sério, é comum as gatas que tomaram a injeção emprenharem e perderem os filhotes, eles precisam ser retirados cirurgicamente, caso contrário ela morrerá de infecção :(

  12. Eu já castrei minha gata,só que depois de 3 meses ela começou a entrar no cio,geralmente dura uns cinco dias e não tem quem aguente!!!!!!! porque isso acontece? já são 4 meses seguidos.Mesmo assim a foto que vi da gata com tumor mamário me deixou bastante convencida de que a injeção não é a melhor saída.O que posso fazer? obg

  13. Alguém esclarecido me ajude, por favor.

    Uma gata de rua apareceu no telhado de casa há umas 3 semanas.
    Ela continua por aqui até hoje, nós damos comida e água direitinho.
    O problema é que no momento a situação financeira aqui de casa é muito delicada e não temos condições de pagar a castração.
    Ligamos para diversas ongs para tentar a castração de graça ou com baixo custo, porém sem sucesso. (Causas: agendamento só pra Outubro, não poder pois o gato mora numa cidade e a castração seria em outra, desculpas, desculpas…)
    Minha irmã aplicou o anticoncepcional injetável essa semana, e eu garanto que será a única e última vez, vou fazer o impossível para juntar grana para a castração.
    Quero saber se 1 aplicação pode causar esses problemas. Por favor, me ajudem.
    Eu amo gatos e queria que a situação fosse diferente.
    Estou muito triste e preocupada.

    Abraços a todos

    • Olá Léa…vai depender muito da gata, da saúde geral dela, de predisposição genética, etc. Já vimos gatas que receberam várias doses de anticoncepcional e só depois de anos desenvolveram qualquer coisa. E já vimos gatas que depois de uma dose somente já tiveram problemas. Então fiquem de olho, e mande castrá-la o quanto antes!

    • eu sei como é perigoso.tinha uma linda gata,fiz a vacina nela e ja tava prenhe eu não sabia,deu pena pq os gatinhos morreram antes de nascer.e a gata morreu tbm fiquei muito triste por ter feito isso …sem saber sem procurar informação!!

  14. fiquei super preocupada com isso, tenho uma gata de 8 anos e sempre foi aplicado anticoncepcional injetável nela, e de ums tempos pra cá começou aparecer uns pontinhos duros nas mamas dela e depois da ultima injeção eles dobraram de tamanho…. estou muito preocupada, disposta a fazer a castração. e tratar essas “ínguas” que é o que me disseram q era…

    • oi Debbi…eu não confiaria muito nesse diagnóstico de ‘ínguas’, principalmente se ela tem um histórico longo de aplicação de anticoncepcional. Corra a um bom veterinário, mande castrar sua gata, e faça uma biópsia dos caroços.

  15. Tenho 1 duvida! Sou dono de 4 gatas e a minha mãe dá-lhes 1 medicamento (comprimido), que segundo o que sei é 1 pílula ou algo do género.
    Não estou muito por dentro do assunto, mas segundo o que sei este medicamento é comprado numa farmácia. Todos os medicamentos contraceptivos são perigosos?? Curiosamente, 1 das gatas começou a perder algum pelo na zona do rabo… embora tenha a cauda perfeitamente normal… a zona circundante mais próxima da vagina dela apresenta falha de pelo. Devo ficar preocupado? Também sei que esta gata está constantemente envolvida em “problemas” com outro(as) gatos(as), daí não saber a razão da falha de pelo!? (NOTA: sou de Portugal!)

    • oi João
      Pelas informações que obtivemos através de leitura e conversas com nosso veterinário, qualquer contraceptivo, seja oral ou injetável, é prejudicial à saúde das gatas e pode causar os problemas que mencionamos no texto ou outros, dependendo do tipo de contraceptivo e da fisiologia do animal. A melhor solução em todos os sentidos é a castração…é definitiva, elimina o risco de câncer de útero e ovário no futuro, deixa o animal mais tranquilo e menos propenso a se meter em brigas. Se for o caso programe a castração de suas gatas, uma de cada vez, mas não deixe que elas continuem a tomar contraceptivo.

  16. OLÁ, tenho uma gatinha já apliquei três vezes esse tipo de anticoncepcional no começo não tinha esse conhecimento mais logo que tive levei ela para ser castrada.
    O que existe é a falta de interesse do CRMV de desenvolver algum método contraceptivo que não fosse agressivo. Porque o mesmo aconteceu com as mulheres eram comercializados anticoncepcionais de altíssimos níveis de hormônio e hoje não é mais assim.

  17. Olá, boa tarde
    O que acontece se um gato macho tomar a vacina anti-cio? Pois foi isso que um irresponsável que conheço fez! Sequer prestou atenção no sexo do animal!

    • oi Jaime, nós tb já ficamos sabendo de uma barbaridade dessa, pra vc ver o nível de ‘profissionais’ que encontramos por aí!! No caso que ficamos sabendo o animal tomou várias doses do anticoncepcional injetável: ficou cego e coberto de tumores, um tristeza :(

  18. Oie Boa Tarde,

    Tenho um casal de gatinhos (irmãos) esse mês fazem 6 meses.
    Estou com medo da gatinha engravidar do irmãozinho, os dois não saem para rua então não teria outra maneira dela engravidar, e ela já parece estar no cio.
    Contactei a Zoonoses para agendar a castração, porém eles só tem data para novembro.
    Não há condições de eu fazer esse procedimento particular pois é muito caro.
    Como posso evitar que minha gatinha engravide?

    • oi Jane…se ela já entrou no cio (e com 6 meses é bem provável), não se surpreenda se já estiver grávida :-(
      Se vc não tem como castrá-la agora, a única maneira de evitar que engravide é mantê-la totalmente separada do irmão, não tem outro jeito.

  19. Minha gatinha deu cria ,teve 5 gatinhos lindod estão fortes e saudáveis graças a Deus.O problema é que estão com quase 3 meses e ainda mamam,pouco mas mamam,estou querendo castrá-la e só não o fiz ainda ainda porque ela está amamentando.Gostaria de saber se existe algum medicamento para secar o leite.Moro no Rio de Janeiro e graças a Deus aqui temos a SUIPA que castra cães e gatos a preços bem baixos.Estou preocupada pois ela está no cio outro vez e não gostaria de outra ninhada.Desde já lhe agradeço.

    • oi Teresa, acredito que haja sim algum medicamento que seque leite, mas como nunca usamos não sei te informar. O que vc pode fazer é separar os filhotes da mãe por um tempo, porque sem o estímulo dos filhotes mamando o leite seca rapidamente. Dá dó, eu sei, mas é só por um tempinho, e daí vc já corre castrar a menina!

  20. minha gata deu cria fazem 2 meses , ela entrou no cio e quando estava mais calma do cio resolvi aplicar a vacina . lendo aqui ,fiquei preocupada em ter dado essa vacina. Eu posso mandar castrar ainda na mesma semana emq eu apliquei a vacina? preciso dessa resposta urgente!! obg

    • oi Aletiane, teoricamente vc poderia castrá-la sim, mas quem poderá orientá-la melhor é o veterinário. Mande castrá-la sim, o quanto antes!!

  21. Olá. Tenho uma gata que me adotou depois de adulta, ela pertencia a uma amiga. Pelo que sei ela teve apenas uma ninhada e após isso passou a ser submetida a anticoncepcional injetável semestralmente. Sua última aplicação foi a 2 meses e ela esta prenha. Corre-se risco dos filhotes terem problemas ou ela? E quando poderia castra-lá? Ela já tem 6 anos.

    • oi Caren, infelizmente existe sim uma possibilidade dos filhotes ou da gatinha apresentarem problemas. Procure fazer o acompanhamento da gravidez com um veterinário, e assim que ela os filhotes desmamarem mande castrá-la

  22. Ola,estou com um problema com a minha gata,eu nao sabia deste problema do anticoncepcional,ai eu dei a injeçao,logo em seguida os peito dela començarao a ficar enchado,e ate agora(ja passou mais de 1 mes)o peito dela nao desenchou..o que eu posso fazer para ela

  23. Minha gata tem mais de 10 anos, e sempre usei esse método. Posso mandar castrá-la, agora que já é mais velha?

    • oi Josy, pode e deve mandar castrá-la. Só tome o cuidado de procurar um bom profissional, e se possível usar a anestesia inalatória, que é bem mais segura.

  24. Oi pessoal resolvi deixar uma mensagem para compartilhar com todos a importância da castração para machos e femeas tanto para gatos e cachorros há muitos anos perdi muitos animais por causa dessa maldita injeção ,mas hoje penso diferente e sempre mando castrar todos que chegam tenho uma grande família de 4 patas são 47 gatos e 18 cães ,muitas vezes deixo de comprar alguma coisa pra mim , mas não deixo faltar nada pra eles amo muito todos são a minha vida não dou nenhum porque na minha cabeça filho não se da pra ninguém . Boa Sorte Abração

  25. Certo, mas se tomar injetável é perigoso, o que vocês recomendam?

  26. Ola,preciso de ajuda!A minha gatinha de 9 meses tomou a injeçao faz 2 meses,e desde logo as mamas dela ficaram enchada,oje esta pessima!infelizmente a situaçao financeira oje nao permite pagar o veterinario,entao eu estou muito preocupada com a saude dela,enquanto as mamas so anda enchando mais a cada dias..o que eu posso fazer!me disserao que quando o efeito dos hormonio passar ela poderia voltar ao normal..e verdade!
    Obrigada desde ja!

    • oi Barbara, infelizmente não temos como saber se esse inchaço vai sumir ou não…mesmo que as mamas voltem ao normal, houve uma reação muito violenta ao hormônio, e isso provavelmente trará consequências, se não agora, no futuro. Tente se organizar financeiramente para levá-la o quanto antes ao veterinário, e providencie a castração dela.

  27. Eu apliquei essa injeção na minha gata , ela entrou no cio, depois engravidou, depois entrou em trabalho de parto mas essa injeção causo um bloqueio nela ainda tive que esperar 3 dias para levar ela para fazer cirrurgia porque no dia que e conteceu isso era sexta a noite, no outro dia era feriado depois era domingo e não tinha clicas veterinárias abertas… Ela fez a cirrurgia removeu o útero e os filhotes e graças a Deus esta viva… porem creio que outras pessoas não teve a mesma sorte te que eu!! :/

  28. Eu tenho 2 gatas e 1 gato, este ultimo foi castrado recentemente. Uma das minhas gatas eu acabei aplicando essa injeção por falta de conhecimento… Ela acabou ficando prenhe e naturalmente eles não sobreviveram. Não sei se foi sorte ou o nossa amor por ela a deixou mais forte pra sobreviver, foram apenas 3 filhotes, todos saíram mortos, mas tivemos que ajudá-la, seguramos ela e puxamos os fetos mortos, pois eles ficavam “presos” na vagina por muito tempo e ela não tinha forças pra colocar pra fora… depois sairam o resto das placentas. Fizemos ultrasom, e não tinha mais nada. Daqui duas semanas iremos castrá-la. A aplicação desse maldito anticoncepcional foi apenas uma vez. Queria saber, se com a castração, ela irá diminuir significativamente esses riscos de cancêr.

    • olá Aline…o risco de câncer de ovário e útero será eliminado, uma vez que esses órgãos serão retirados. Mas ainda sobre o risco de câncer de mama…talvez fosse interessante além da castração fazer uma mastectomia, minimizando assim esse risco. O seu veterinário chegou a falar algo sobre isso?

  29. A uns 3 meses atrás apliquei ‘Anticoncepcional injetável’ na minha gata , (talvez passe de 3 meses) .
    Já aplica a quase 5 anos , porem agora aplico apenas uma vez ao anos , porem acho que agora ela esta no cio :(
    Oque pode acontecer ?
    (obs: Ela tem 6-7 anos porem é bem cuidada e não apresentar ter essa idade)
    Obg, bjs .

    • oi Tainara…se mesmo aplicando o anticoncepcional ela entrou no cio, isso significa que as funções hormonais dela estão desreguladas…o que é sempre preocupante. Se ela entrou no cio, e tem acesso à rua (ou a quintal onde algum macho consiga entrar), as chances de ficar prenhe são muito reais, e como ela sempre tomou anticoncepcionais, a ninhada provavelmente ficará comprometida, assim como a saúde dela. O mais seguro é levá-la a um bom veterinário, e castrá-la assim que possível.

  30. Bom dia, gostaria de saber qual a idade ideal para começar a aplicar a vacina anti-cio? Pois no momento não posso castrar agora, mas irei assim que as condições melhorarem. Outra coisa, machos também tomam essa vacina.

    • olá Leonardo. Não existe idade ideal para aplicar o anticoncepcional, ele não deve ser aplicado NUNCA, muito menos em machos! Programa-se, faça algumas economias, converse com o vet para pagar em vezes, mas mande castrá-los o quanto antes, e NÃO aplique o anticoncepcional, uma única aplicação já coloca em risco a saúde do animal.

  31. Olá… Castrar uma gata faz com que ela não tenha mais nunca filhotes?

    • olá Caroline
      Sim, a castração envolve a retirada do útero e dos ovários, por isso, nunca mais ela entrará no cio ou terá filhotes

  32. Eu acho que a minha gata esta grávida, mais não tenho certeza… o que eu faço para descobrir se ela esta mesmo grávida?

  33. oi fais 4 anos que dou vacina na minha cacorra para ela ñ igravida,ela tem 5 anos nunca ficou gravida,e evito que ela cruzer,tem algum mal,ela tem risco de fica doente?

    • Olá Maria, existe um gde risco de ela vir a ter piometra ou tumor de ovário/útero sim, infelizmente. Programe-se para castrá-la, é uma solução definitiva e infinitamente mais saudável para o animal.

  34. e nas cadelas, também pode ocorrer a morte dos fetos e retenção no útero? a injeção foi feita após a cadela ter emprenhado sem os donos saberem, pois segundo eles não tinham a visto com nenhum cachorro.

  35. NUNCA apliquem anticoncepcional em seus bichinos, eu tenho uma cadelinha de porte pequeno ela é criada dentro da minha casa e eu futuramente queria que ela tivesse filhotes então apliquei a vacina anti-cil nela passou um mes começou um sangramento vaginal eu pensei que poderia ser a vacina que poderia não ter dado certo depois das duas semanas começou a vir pus como trabaho e meu marido tambem adiamos um pouco a ida ao veterinario depois de quatro dias coloquei o colar pós-cirurgico e vi que estava escorrendo muito mesmo corri a veterinaria para saber oque eatava acontecendo e ela estava com Piometra com 8 meses de idade hoje ela volta pra casa depois de ficar internada 4 dias,só Deus sabe oq estou sentindo com a culpa de ter aplicado essa maldita injeção.

  36. Olá! Estou com 4 filhotes de uma gata que adotei. Eles estão com 6 meses e o custo para castrar os 4 pra mim está alto, então, me indicaram o anticoncepcional para as fêmeas até eu conseguir um agendamento pela prefeitura. Foi o que fiz hoje, mas agora estou com medo. Segundo o dono da loja, o efeito dura 3 meses. O que você acha? Não sabia que tinha um tempo certo para isso… amanhã vou tentar o agendamento da castração, espero conseguir rápido! elas tem chance de desenvolver algo nesse período? =/

    • olá Laíssa…infelizmente basta uma injeção de anticoncepcional para que a gata já possa apresentar algum problema, mas isso vai depender do animal. Para evitar que as gatinhas fiquem prenhas enquanto vc não consegue castrá-las, mantenha-as exclusivamente dentro de casa, sem qualquer possibilidade de acesso à rua.

  37. Bom dia,estou com um sério problema. Por falta de informações de um profissional tive a ideia de aplicar o contraceptivo injetável em minha gata à 8 meses atrás, e agora abriu um tumor no local onde foi aplicado a a vacina,ainda mais que no momento da aplicação ela se moveu e o remédio não foi injetado adequadamente.No local com está um buraco, já tentei com alguns medicamentos curar o ferimento , mas não cicatriza,moro em uma cidade de longe acesso a veterinário o que eu faço?.

    • olá Janete, infelizmente não há nada que possamos sugerir ou vc fazer sem que um veterinário avalie sua gata. Pelo que vc está dizendo ela desenvolveu um sarcoma vacinal, e isso precisa ser tratado com urgência, por um veterinário competente :(

  38. Boa tarde!

    Achei uma gatinha prenha e ela teve os filhotes no dia 23/09/13..Para minha surpresa, ela cruzou 15 dias após parir e emprenhou novamente, Tendo os bebês agora em 17/01/14. Pretendo castrá-la o mais breve possível, mas ela está amamentando e não posso tirar os gatinhos dela agora.

    Meu marido não quer saber de gatos em casa, portanto, minha casa não é telada e não posso proibir o acesso dela à rua.

    A pergunta que faço é: O que acontecerá se eu der apenas uma dose agora? E se eu der, prejudico o aleitamento? Pq se não prejudicar o aleitamento, prefiro correr o risco de dar apenas uma dose, mas conseguir tempo hábil pra castrá-la! Me orientem, por favor!

    • olá Val, uma dose é tudo o que é necessário para a gata ter problemas. E se ela está amamentando, qualquer coisa que vc der pra ela irá passar para os filhotes através do leite. Mantenha-a trancadinha em algum lugar seguro (pode ser um banheirinho mesmo) até conseguir castrá-la, assim vc não colocará em risco nem a vida dela, nem a dos filhotes.

  39. Olá pessoal
    Muito instrutivo este artigo. Parabéns pela mensagem direta aos tutores. Pelos comentários do pessoal se vê a falta de conhecimento das pessoas sobre esses medicamentos. Também fui induzida por um veterinário a dar anti-cio para uma das minhas gatas que ainda não tinha sido castrada. Graças a minha insistência, 5 dos meus gatos foram castrados no CCZ de Palmas-TO. Algumas vezes o atendimento veterinário foi ótimo, outras vezes nem tanto, principalmente pela mentalidade de uns veterinários que acham que o atendimento “gratuito” do CCZ não os obriga a prestar um bom atendimento, no que diz respeito a qualidade dos procedimentos cirúrgicos.
    Mas enfim, ainda bem que não dei ouvidos ao veterinário, pois eu sou desconfiada por natureza e sempre procuro uma segunda opinião ou vou em busca de informação por conta própria em blogs e sites como o Resgatinhos. As vezes acho que os protetores tem mais conhecimento acerca dos felinos do que muitos veterinários!!!
    Então, tenho 6 gatos, todos eles castrados. Quando eles apareceram aqui em casa, eu não pensei duas vezes e mesmo sem informação nenhuma naquela época, resolvi que tinha de castrá-los os mais rápido possível, senão logo eu teria uma imensa família felina.
    Enquanto esperava pela castração, fui em busca de informação na internet e logo descobri (o que eu já sabia né) que a castração era mesmo a melhor e ÚNICA SOLUÇÃO!!
    Hoje meus gatos vivem tranquilos, sem sobressaltos de cio e brigas com gatos de rua e eu deito a cabeça no travesseiro com a consciência limpa de que não estou contribuindo com o aumento da população de animais errantes. ISSO NÃO TEM PREÇO!!!
    Desculpem esse longo depoimento, mas é apenas para reforçar com o pessoal do blog já disse, pois penso que talvez com um relato de alguém que passou e passa por muitos apertos p criar seus 6 gatos, as pessoas entendam de uma vez que castrar é um ato de amor e evita muitos transtornos p seu animal e p vc.

    • Olá Lucélia…depoimentos como o seu são importantes, nós percebemos mesmo uma grande falta de informação e o pior, falta de interesse e acomodação por parte de muitas pessoas. Quer ter o bicho, mas não quer ter trabalho nem despesas. E hj em dia com a internet, só não se informa quem não quer. Precisamos sim nos armar com o máximo possível de informações, porque a qualidade do atendimento veterinário parece que está caindo cada vez mais, é assustador.

      • Olá pessoal
        Obrigada pelo retorno do comentário.
        Apesar de ter seis gatos adotados, me sinto muito triste por não poder contribuir mais. Aqui na minha cidade e no meu estado, a proteção animal ainda está engatinhando e é muito mal vista. Por isso, as duas entidades que eu conheço em Palmas acabaram de nascer e não funcionam como ONG ou qualquer coisa do tipo e passam por muitas dificuldades para obterem doações e voluntários para abrigar animais.
        É aquela velha história “por não doa seu tempo e dinheiro p ajudar uma criança ou um idoso e bla bla…”.
        É muita ignorância e indiferença vindas de um povo que se diz temente a Deus (aqui a população é predominantemente cristã, raramente se vê alguém que professe outra religião) e portanto, supostamente caridoso e amante das criaturas de Deus. É o que eu sempre digo “Ignorância limita, cega e as vezes até mata”. Talvez por isso eu tenha me afastado da minha religião. To me desviando do assunto…
        Enfim, nesse momento eu passo por dificuldades financeiras e por isso mesmo mal consigo cuidar dos meus gatos. Minhas esperanças é que essa fase ruim passe e eu possa conseguir contribuir um pouco com a causa. Cada vez que vejo um bichano na rua sofrendo, eu sinto que meu coração me chama para a luta. Mas eu não posso entrar nessa desarmada, né mesmo? Por enquanto sigo lutando apenas pelos meus bichanos mesmo.
        Desculpe novamente o desabafo, mas é que aqui é difícil falar com alguém sobre esse assunto sem ser de alguma forma criticado ou rechaçado.
        Até mais

  40. OLÁ! TENHO UMA GATINHA MAIS OU MENOS UM ANO, FIZ A BESTEIRA DE APLICAR UMA INJEÇÃO NELA E PASSOU ALGUMAS SEMANAS A BARRIGA DELA COMEÇOU A CRESCER E DAI DESCOBRI QUE ELA ESTÁ PRENHE… ESTOU APAVORADA. ESTÁ BEM AVANÇADA A GRAVIDEZ, OS BEBES PODEM NASCER A QUALQUER MOMENTO, TOCO E SINTO MEXER… TEM ALGUMA CHANCE OU JÁ OUVE CASO DE NASCER NORMAL O BEBE NUM CASO DESSE? NUNCA MAIS VOU APLICAR INJEÇÃO, ESTOU APAVORADA. POR FAVOR RESPONDA

    • oi Fabiana, não tem como saber o que vai acontecer, é uma loteria :-( É torcer pra nascerem bem, e logo que ela parar de amamentar já providencie a castração!

  41. Gostaria de saber oque devo fazer pois minha gata teve 5 filhotinhos os gatinhos jà estão com uns 3 meses.Depois de um tempo em que ela começou a se afastar deles para poder desmamar aplicamos a injeçao anticoncepcional um tempo depois ela começou a fugir de casa passar o dia inteiro fora de casa. Agora ela só volta pra casa só pra comer. Ela nunca foi de fazer isso.Eu percebi que antes dela começar a fugir ela estava com um tipo de áfita no lado de fora da boca agora vem ficando maior e eu percebi que também tem no céu da boca dela. Ela anda MUITO estressada chega ate atacar os filhotes dela. Eu não sei oque fazer gistaria de saber se existe algum tipo de medicamento que corta o efeito dessa injeçao anticoncepcional. Eu saber com urgencia pois ela anda querendo comer o passarinho do vizinho e ele já disse que irá colocar veneno. Porfavor me ajudem!

    • olá Suellen, uma vez dado o anticoncepcional não há nada que se possa fazer para cortar o efeito. O que vc deve fazer, com urgência, é levar sua gata para ser castrada. Isso irá prevenir novas ninhadas, e ela vai ficar mais tranquila.

    • Oi Suellem, tbem apliquei uma unica vez a vacina na minha gata e comecou a fugir como a sua. Como esta a sua agora? Obrigada Alessandra

  42. Apliquei anticoncepcional em minha gatinha por várias vezes,não conhecia o perigo.Como fiquei um tempo sem aplicar a injeção ela acabou engravidando, teve 3 filhotes; 1 nasceu morto e os outros dois tem defeito nos pezinhos, será que é efeito da injeção?

  43. boa noite apliquei essa injeçao na minha duas gatas e agora estao com os seios inchados e esta aparecendo feridas uma delas nao consegue mais se levantar e nem comer por favor me ajudem

  44. Olá, a todos do Resgatinhos Says, obrigada pelas informações esclarecedoras.
    Bom tenho uma dúvida muito importante, e que irá solucionar meu problema e de outras pessoas, não sabia do risco da aplicação da injeçao, por isso apliquei nas minhas gatas, elas ficaram 3 meses sem entrar no cio, sendo que soube que com Inibidex , elas so iriam entrar no cio novamente após 6 meses, portanto passaram-se 3 meses e entraram no cio novamente. Apliquei novamente a injeÇão , mas ainda se encontram no cio novamente. Por isso comecei a pesquisar aqui na internet, por que dei a injeção nas. Gatas, será que o efeito do inibidex, fazem com que entrem no cio, mas não engravidem após 6 meses, mesmo estando no cio? Queria tirar esta dúvida pela internet, então encontrei vocÊs durante a minha pesquisa, que acabou esclarecendo minhas duvidas a respeito da injeção. Nao irei mais aplicar este horror nelas, vou castra.las. Mas ja apliquei duas. Vezes , e ai sera que ja esta com cancer, vou opera-las mas será que ja estao prenhas?Me Eslarecam por favor se é possívél mesmo já tendo tomando a injeçaão, de 6 meses, que com 3 meses a impressão que dá, que está no cio novamente?

    • Olá Rosangela, a aplicação do anticoncepcional aumenta (muito) a probabilidade do aparecimento de tumores, mas isso não significa necessariamente que assim que o anticoncepcional é aplicado um câncer vai aparecer. No entanto, como vc disse que mesmo com as injeções elas estão no cio, é provável que já haja alguma disfunção hormonal. Também já vimos casos em que a gata/cadela ficou prenha mesmo com o anticoncepcional, e nesse caso normalmente os filhotes nascem mortos, ou com má-formação.
      Leve-as a um bom veterinário (não ao que aplicou o anticoncepcional!), explique a situação, ele irá examinar as gatinhas e ver a possibilidade de já castrá-las. Em casos assim, como já houve uma grande disfunção hormonal, converse com o veterinário sobre a possibilidade e recomendação de fazer, junto com a castração, uma mastectomia (retirada das mamas), para diminuir ainda mais as chances de aparecer alguma coisa mais pra frente.

  45. Boa noite, minha gata tem 6 meses, com 5 meses foi aplicado uma dose de anticoncepcional, e agora depois de 1e meio surgiu um caroço no “pé” da barriga da minha gatinha, ela quase não esta comendo mal esta brincando… Estou com medo, sera q pode ser um tumor ?

    • Olá Vanessa, pode ser alguma alteração hormonal sim, eu a levaria correndo a um bom veterinário (e não ao que aplicou o anticoncepcional!)

  46. lucilene-boa tarde, ha mais ou menos um mês ganhei uma gatinha, como tenho um gato macho resolvi dar a vacina para ela não engravidar,só que os peitinhos dela começaram a crescer, e não querem esvaziar, levei ela na casa de ração o dono da loja falou, para eu fazer compresa de agua morna, mas os peitinhos não querem esvaziar,e lendo essa materia fiquei preocupada,estou massageando os peitinhos dela e eles estão ficando duro e cheios.por favor me respondam urgente o que faço.

  47. apliquei injeção na minha gata por duas vezes agora ela está com 1 ano e meio a última aplicação foi dia 18 de dezembro hoje o senhor da casa de ração me aconselhou que eu a leve para castrar pode ser depois do dia 5? hoje não tenho grana tem perigo dela entrar no cio antes desse tempo?

    • oi Zenilda, os anticoncepcionais mexem muito com os hormônios, então é uma possibilidade sim. Se vc só consegue levá-la depois do dia 05, mantenha sua gata dentro de casa até lá, só por precaução.

  48. Boa tarde!Tenho um casal de gatos,os dois tem a mesma cor,são rajados.Fui dar a vacina anti cio na gata mas acabei pegando o macho e apliquei a vacina,qual o risco que tem nesse caso?De dar a vacina no gato macho?

    • oi Michel, infelizmente as consequências podem ser bastante sérias tb, já vimos machos que tomaram a injeção e que tiveram muitos problemas, inclusive tumores :(

  49. ola, tenho uma gatinha q apliquei a injeção para evitar, ela tinha uns 7 meses qndo apliquei, e com pouco dia percebi q logo apareceu uns nódulos, eu ainda não tinha conhecimento sobre o q era, pesquisando pela internet vi q era da vacina, levei ela para o veterinário e ele disse q tinha q tirar, os nódulos ja estavam grandes. foi feito a cirurgia e laqueadura junto… tudo ocorreu bem, mais depois mim veio uma duvida, será q esses caroços poderiam ser maligno? vi alguns casos pela internet mais so falavam de gatas ja de idade, e minha gatinha tem apenas 8 meses…mim informe alguma coisa a respeito, por favor…

    • oi Talyta
      Existe sim a possibilidade de ser maligno, mas isso só uma biópsia pode dizer…o veterinário não fez biópsia do material retirado?!?

  50. infelizmente não… ele descartou a possibilidade de ser maligno, mais fiquei com uma duvida cruel…. depois fui repensar no caso….

  51. Tenho uma cadela com 12 anos, o veterinário quer castra-la mas Acha mais seguro a anestesia comum do q a inalatoria. Ela é cardíaca , ele disse q ela sera monitorada o tp todo, ele tem muita experiência eata tb animais de rua. O que faço?

    • oi Cristiane, estranho ele dizer isso, porque a anestesia inalatória é indiscutivelmente mais segura, ainda mais se ela é cardíaca. É com a anestesia inalatória que é feita toda a monitoração, inclusive há um veterinário só pra isso, o anestesiologista. O ideal tb é que ele faça exames clínicos antes (exame de sangue), para ver se está tudo em ordem.

  52. OLÁ, BOA NOITE! EU TENHO UMA GATA E APLIQUEI UMA ENJEÇÂO NELA A QUASE UMA SEMANA, PARA ELA NÃO ENGRAVIDAR E MI PARECE QUE ELA ESTÁ PRENHA, DEPOIS DA INJEÇÃO ELA DEPOIS DE UM DIA ELA COMEÇOU A FICAR TRISTE, E NÃO ESTÁ SE ALIMENTANDO DIREITO! O QUE DEVE SER E O QUE POSSO FAZER?

  53. Meu pai a aproximadamente 15 dias ele deu uma injeção na minha gatinha que havia dado filhotes a 1 mês e meio (Sem me consultar). Ela apresenta falhas em seu pelo e esta com diarreias ( Então novamente sem me consultar ) o meu pai deu um remedio chamado “Matabicheiras – Fort Dodge” E a pele dela esta ficando AZUL estou com medo de que augo aconteça. Você poderia me dizer se tem augo que eu possa fazer; se ainda da tempo de reverter isso…

    Atenciosamente, Carlos Daniel.

  54. Dei anticoncepcional a minha cachorrinha por q sabia ela entraria no cio e com maos ou menos 30 minutos ela comecou a criar bolinhas na cabeca como se fosse picadas de abelhas sera q tem ligação

  55. Sou mãe-pet de primeira viajem: acolhi uma gatinha prenhe em seu primeiro cio. Tenho um gato macho que ainda não castrei. Preciso saber quando devo levar minha menina para castrar, pois o filhotes já nasceram (8 dias). Ouvi falar que a fêmea entra novamente no cio, logo que cria. O que fazer ???

    • oi Silvana, acontece mesmo da gata entrar no cio mesmo enquanto estiver amamentando, se houver um macho inteiro por perto. Mantenha a gatinha e os filhotes totalmente separados do macho até vc conseguir castrá-la, converse com seu vet sobre quando seria mais adequado.

  56. Ola, meu nome é eduarda tenho apenas 15 anos e umas 3 semanas depois que minha mãe levou minha gata no veterinário para que fosse aplicado o anticoncepcional, os seios dela começarão a inçar e acho que tão crescendo cada vez mais! Nos não sabíamos dos perigos que o anticoncepcional aplicável podia causar pois todos nossos gatos eram vacinados com essa mesma vacina! gostaria de saber se tem um certo tratamento ou se tem que se fazer cirurgia, ela tem apenas 7 meses! Minha mãe já venceu câncer de mama e quero que ela vença também! obrigado.

    • Oi Eduarda, os animais podem reagir de diferentes maneiras à medicação, assim como nós humanos. Depois que o anticoncepcional foi aplicado não há o que fazer…pode ser uma reação temporária, mas pode ser algo mais permanente e perigoso. Levem sua gata a um BOM veterinário (eu evitaria o que aplicou a injeção) para fazer um acompanhamento da progressão da saúde da sua gatinha.

  57. pessoal URGENTE minha gata depois que tomou a vacina ficou brava e com tremores.Eu não sabia os riscos.O QUE EU FAÇO ????????????????????????????????????????????????

  58. Minha gata está no cio e não há meio de prender ela dentro de casa. Todos em casa trabalham e ela fica algumas horas sozinha. O que eu faço de imediato até marcar uma castração?

    • Oi Mari, se ela entrou no cio fará de tudo para conseguir escapar, então tranque a menina a 7 chaves até conseguir castrá-la, não tem outro jeito. Um banheirinho já é suficiente.

  59. minha gata nuuuunca foi medicada com nenhuma injeção nem remédio e nadaaa! mais umas 2/3 semanas depois do cio os peitos dela estão ENORMES! será que é normal? ela pode estar de cria?

  60. É muito engraçado mas da certo, tem q ter paciência!

  61. olá, tem um comprimido dado 30 em 30 dias,,,são perigosos?

  62. Minha gata teve filhote faz quinze dias.Quanto tempo depois ela leva pra entrar no cio novamente?

    • oi Kauana, se houver estímulo (algum macho inteiro por perto) algumas gatas podem entrar no cio novamente pouco tempo depois de ter filhotes, enquanto ainda estão amamentando. Mas normalmente elas entram no cio novamente depois que os filhotes desmamam.

      • Ola,
        sim esta acontecendo isso, faz quinze dias que ela teve filhote e já esta no cio novamente.
        eu posso castra ela mesmo estando no cio?

        • oi Kauana, o ideal seria esperar o cio passar (normalmente 1 semana) e então castrar, o procedimento é mais seguro. Mas se vc realmente não tiver como prendê-la dentro de casa para evitar uma nova gravidez, então converse com o seu veterinário sobre castrá-la mesmo estando no cio.

  63. Olá gente,
    Por favor, preciso da ajuda de vocês e da sua experiência. Tenho um gato de 1 ano e 9 meses, que foi castrado aos 6 meses. Ontem adotei uma gatinha de uns 8/9 meses. A adaptação estava indo muito bem, mas de repente ele começou a correr atrás dela e quer acasalar de qualquer jeito. Morde o pescoço da coitadinha e ela grita, aquela correria e gritos pela casa. Eu trabalho fora o dia todo, até por isso peguei uma irmazinha para meu gato, mas na verdade a vidinha dela está um inferno com ele correndo atrás dela o tempo todo e tentando acasalar. Vocês tem conhecimento de caso de gato castrado tentando acasalar com gata castrada? Como posso tentar resolver isso? Não quero ter que devolver a gatinha… ela é uma frajolinha muito meiga. Meu gato também é muito manso e dócil, mas está martirizando a pobrezinha. Por favor, me ajudem!

    • oi Claudia, alguns gatos continuam com esse comportamento sim…eu mesma tenho um que de vez em quando pega minhas fêmeas. Uma delas conseguiu se impor dando uns belos tapões nele, e agora ele a deixa em paz, mas a outra é menorzinha então ele de vez em quando vai atrás dela…Se eu estou por perto o espanto, mas acredito que se acontece quando eu não estou, ela mesma acaba se defendendo…não tão bem quanto a outra, porque ele continua incomodando, mas se defende sim.
      Mas…vc já os colocou juntos logo no 1º dia? Talvez seja esse o problema…a adaptação precisa ser feita com mais calma, deixe os dois separados por alguns dias, troque os ambientes, deixe que realmente se acostumem com a presença um do outro. Talvez ele se impor sobre ela dessa maneira seja uma maneira de defender o território dele, que está sendo invadido. Dê uma olhadinha nesse post aqui, pode ajudar em alguma coisa: http://www.resgatinhos.com.br/dicas/adaptacao-gato-x-gato/

      • Muito obrigada pela resposta. Na verdade, como nunca tive um machinho castrado que apresentou esse tipo de comportamento e a “coisa tava feia” no domingo, acho que acabei me estressando mais do que o necessário. Eu faltei ao trabalho ontem para observar melhor se ela ia conseguir dar limites ao Fred; e ela deu mesmo. É claro que ele insiste, mas nem ela tem medo dele nem ele está mais machucando a lindinha. Quando ele tenta e ela bete nele, ele para e às vezes até a lambe. Já está tudo sob controle agora! Ela é mocinha, deve ter uns 8/9 meses e já consegue se defender. Eles se adaptaram logo um ao outro, caçam mosquitos e passarinhos (pela tela é claro) juntos, brincam. Às vezes ele insiste bastante, mas acredito que com o tempo vai para, até porque está apanhando rrsrsrs. Ele ainda está um pouco obcecado por ela, coisa de gato mesmo, e como ele era filho único, muito mimado, não estava acostumado a ouvir um não rsrs, mas já está entendendo. Um beijo para vocês e mais uma vez, muito obrigada pela resposta!

  64. minha gata tomou a vacina anticoncepcional pq onde eu moro não faz a cirurgia de ligamento e eu não quero filhotes pois não terei a quem dar e nem tenho coragem de abandonar então e melhor assim. minha gata KIRARA ela nasceu acho q foi no mes de janeiro e em fevereiro a levei para minha casa tinha 15 a a19 dias de vida e quando foi esse mes apliquei a injeção pois ja faço na minha outra gata mais velha XANINHA. só e eu estou percebendo q os mamilos estão maiores alguns estão bem inchados ela poucas vezes sai de casa e como é muito nova não teria como entrar no cio. eu apliquei no conheço desse mes 2/07/2014 fazendo as contas ela teria apenas de 5 pra 6 mes se eu não estiver errada…..sera q ela esta doente ou é normal? Deus queira q não seja filhote só crio ela pq é fêmea e ninguém queria.

    • Jodicleia, a injeção de anticoncepcional pode ter consequências muito ruins para as gatas. Ouvimos pessoas dizendo que sempre aplicaram e a gata nunca teve nada, assim como sabemos de casos em que com uma só aplicação a gata apresentou uma série de complicações…cada organismo reage de uma maneira, não tem como saber. Se sua gatinha está com as tetinhas inchadas e amuada, alguma coisa errada tem, ainda mais se ela é filhota ainda, e filhotes são super ativos. Só posso recomendar que a leve o quanto antes a um bom veterinário.

  65. tenho uma gatinha siamesa de um 1 e 6 meses e seu irmao de 6 meses que nao é siames é filho de tiquim e ele estar tentando crusar com a irmã …. será que esse gato tambem vai querer cruzar com a mãe dele…………..pois eu nao havia ligado pelo fato do macho ter nascido porque achei que eles nao cruzavam com os irmãos se fossem criados juntos……. e ate porque é o primeiro cio da gatinha de 1 ano e 6 meses.

    • olá Joanna, eles cruzam sim, irmão com irmã, filhote com mãe/pai, pra eles não existe esse tipo de distinção. Castre todo mundo correndo!

  66. estou na duvidade que minha gata esta prenha, mas meu pai aplicou a injeção nela mesmo na duvida, ela pode ocorrer algum risco na gravidez?

    • olá Renan, é comum os fetos morrerem se a injeção é aplicada durante a gravidez, ou se chegarem a nascer, apresentarem problemas/deformações :(

  67. Bom queridos..preciso de uma ajuda.
    Tenho uma cadela e estou muito preocupada com ela.
    Domingo retrasado apliquei uma injeçao nela, e
    Somente depois meu irmao informou que ela havia fugido e talvez tinha sido ela que viu cruzando com outro cao, a duvida e nao sei se ela ja estava gravida quando apliquei e agora ela nao ta nada bem,ela saiu e voltou mas chegou vomitando amarelo nao quer comer e so ficar quieta, nao esta tremula e agente ve que senti dor e esta muito fraca e a barriga dela esta muito dura…gente ajude-me nao sei se ela estava prenha e devido a injeçao os fetos morreram e agora esta sofrendo com eles mortos dentro dela ou comeu algo que fez mal…ja dei remedio pro estomago e nada de melhora ate agora…por favor alguem me ajude.

  68. Minha gata toma anticoncepcional já algum tempo quando descobri que isso faz mal. Aí decidi que ela tomaria só mais vez para finalmente fazer a cirurgia. Entretanto por causa de problemas pessoais, acabei esquecendo de dá o anticoncepcional antes de começar o cio. Demos no mesmo dia que ela começou a fazer o gestos comuns de gata no cio. A pergunta é: mesmo que tenha dado anticoncepcional assim, tem chance de ela ficar gestante depois? E se sim, seria mais adequado fazer logo cirurgia, visto que os filhotes provavelmente nascerão mortos?

    Obs: Este foi o 1º cio que ela tem, já que sempre dávamos o anti regularmente.

  69. Minha duvida e a seguinte pelo que vi na matéria esses esfeitos colaterais seriam a longo prazo? E que tenho um casal de gatos em casa e a fêmea parece que entrou no estado de cio caso eu faça somente uma aplicação desse anti-cio ate providenciar a castração de um dos 2 ele corre risco de desenvolver essas doenças ??

    • Everton, cada animal reage de uma maneira, não dá pra prever. Algumas gatas desenvolvem tumores somente com uma aplicação. Mantenha sua gata separada do seu gato, e assim que possível providencie a castração dos DOIS.

  70. Olá, eu sempre apliquei essas injeções na minha gatinha, ela tem pouco mais de um ano e começou a sair um líquido marrom da sua vagina. Estou tratando ela com um remédio e ela vem apresentando melhoras, mas seus seios estão um pouco inchados. Gostaria de saber o que poderia ser.
    Ps. Ela nunca cruzou.

    • olá Carol, líquido saindo da vagina nunca é um bom sinal, ela pode estar com algum tipo de infecção. O ideal seria levá-la a um veterinário, tratar direitinho, e depois nunca mais aplicar o anticoncepcional na gatinha, a castração é uma solução definitiva e muito mais segura.

  71. Obrigado. Eu a levei ao veterinário e já marquei a cirurgia.

  72. eu gostaria de saber se e possível uma gata ficar com nódulos mamarias apois uma cirurgia de castração já faz dois meses dessa cirurgia por favor mim de uma resposta com urgência.

  73. em quanto ao usso da injeção eu gostei muito sobre esse assunto vc estão de parabéns.

  74. Pq ainda é interessante fazer com que se gastem com os medicamentos. As questões do bem estar animal em nosso país ainda é tratada com total desleixo pelas nossas autoridades!

  75. dei a vacina do cio na minha gata á 4 dias, ela estava reinanado. no outro dia ela começou a escorrer pus e a babar bastante. não esta comendo direito e so dorme não brinca mais. não sei o q fazer.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *