Sim, filhotes são fofos, um milagre da vida. Mas infelizmente não existem lares suficientes para todos os filhotes que nascem, e a grande maioria deles irá viver nas ruas passando frio, fome, em sofrimento, até ter uma morte prematura e violenta.
Gatos são animais extremamente férteis e se reproduzem com incrível facilidade. Uma gata pode entrar no cio já a partir dos 4 meses de idade, e continuará ciclando a cada 3 ou 4 semanas até engravidar ou ser castrada. O período de gestação é de cerca de 9 semanas, e duas semanas após ter seus filhotes, ela pode entrar no cio novamente. Normalmente as ninhadas têm entre 4-5 filhotes, mas podem chegar a oito! Um casal de gatos pode gerar, em 7 anos, cerca de 420 mil descendentes!
De modo geral, gatos castrados são mais dóceis, se metem em menos brigas, e apresentam menos problemas de saúde. Entre as vantagens da castração podemos citar:
- Menos chance de marcar território com urina.
- O gato castrado irá perder a vontade de brigar.
- O gato castrado não tentará escapar com tanta frequência (mas atenção: castrar o seu gato NÃO É GARANTIA de que ele nunca mais vai querer sair pra rua).
- Gatos castrados não irão sofrer com abcessos causados por brigas.
- Gatos castrados terão menos chance de contrair doenças como FIV, FeLV e PIF.
- Gatos castrados são menos alergênicos.
FÊMEAS
Não podemos dizer com certeza que o período de cio é doloroso para a fêmea, mas a julgar pela miação e os outros sintomas que ela exibe, podemos supor que é muito desconfortável. Para saber se a gata está no cio, fique atento aos seguintes sintomas:
- A gata se torna particularmente afetiva, esfregando-se nos móveis, em outros gatos, ou em seu humano favorito.
- Ela pode lamber excessivamente a área genital (ATENÇÃO! Esse é um sintoma presente também em problemas do trato urinário, portanto fique atento!).
- Miação excessiva e em alto volume, que pode se estender por dias. E não adianta ficar bravo com a gata, ela não vai parar de miar.
- A gata irá com frequência assumir a posição de coito: cabeça baixa, quadris levantados, rabo levantado e para o lado do corpo. As patas traseiras irão se mover ritmicamente.
- Fêmeas no cio também podem demarcar território, pulverizando em superfícies verticais.
Além de evitar ninhadas indesejadas, a castração só traz benefícios para a saúde da gata. Quando ela entra no cio há uma enorme descarga de hormônios, que ficam circulando pelo organismo até que ela engravide. Existem inúmeros tipos de tumores que são hormônio-dependentes, isso é, tendem a se desenvolver com o estímulo hormonal. Hoje em dia os estudos mostram que não se deve esperar a gata ter o primeiro cio antes de castrar, muito menos esperar que ela tenha uma ninhada. Quanto antes ela for castrada, menos chance de aparecerem problemas de saúde no futuro. Idealmente a fêmea pode ser castrada já a partir dos 4 meses de idade. Se ela entrar no cio, o ideal é esperar o término do ciclo para realizar a castração, mas lembre-se que a janela entre um ciclo e outro é pequena, então fique atento e deixe seu veterinário de sobreaviso.
Vantagens para a saúde:
- Diminuição do risco de câncer de mama: para proteger a gata desse mal o ideal é castrá-la antes que entre no primeiro cio. Quanto mais cios ela tiver, maior o risco de desenvolver tumores.
- Eliminação do risco de câncer de útero e de ovário: a castração envolve a retirada desses órgãos. Sem órgãos, sem câncer, simples assim.
- Eliminação da chance de piometra: piometra é uma infecção que acomete o útero, fazendo com que ele fique vulnerável ao desenvolvimento de tumores e infecção bacteriana. Se não diagnosticada e tratada em tempo pode ser fatal.
Existe uma resistência ainda maior para a castração de gatos machos. As pessoas sentem ‘dó’ do bichinho, que não vai mais poder ‘namorar’. Isso é bobagem e é humanizar os gatos. Gatos não namoram, eles acasalam devido ao instinto de preservação da espécie. E ponto. Além disso, quem tem um gato macho não precisa lidar diretamente com as consequências dos passeios dele – as fêmeas com quem ele acasalou vão ter suas ninhadas longe, então a pessoa provavelmente não vai nem ficar sabendo. Aqui, mais do que nunca, vale o adágio: se você não é parte da solução, é parte do problema. A cada passeio que dá na rua o seu gato não castrado gera incontáveis ninhadas que irão morrer de fome, pois não há lares para todos. E você é indiretamente responsável por todas essas ninhadas. Os gatos machos podem e devem ser castrados a partir dos 3 meses de idade.
Vantagens para a saúde:
A castração do macho também reduz a incidência de tumores na próstata e testículos.
O QUE EXATAMENTE É A CASTRAÇÃO?
Idealmente devem ser feitos exames clínicos (pelo menos um hemograma) antes da cirurgia, para que o veterinário tenha uma melhor idéia do estado de saúde geral do animal, uma vez que apesar de relativamente simples, ainda assim é um procedimento cirúrgico sob anestesia. O animal deve fazer jejum total por um período de 8 horas antes do procedimento, normalmente é internado pela manhã e à tarde já vai pra casa. Nas fêmeas são retirados os ovários e o útero (ovariectomia), e nos machos são retirados os testículos (orquiectomia). A cirurgia atualmente envolve pouquíssimos riscos, principalmente se feita com anestesia inalatória, mas é MUITO IMPORTANTE procurar um BOM veterinário para realizar esse procedimento. A castração realizada por um profissional pouco capacitado, que usa material de segunda linha e/ou não devidamente esterilizado (autoclave), pode comprometer o resultado da cirurgia e até colocar em risco a vida do seu animal.
MITOS SOBRE A CASTRAÇÃO
- Gatos castrados ficam obesos: FALSO. Gatos castrados tornam-se sim um pouco menos ativos e mais gulosos, o que facilita o ganho de peso, mas o gato só irá se tornar obeso se já tiver uma predisposição genética para isso, se for alimentado em excesso, e se não for estimulado a brincar e se exercitar. Hoje existem no mercado rações específicas para animais castrados, e que ajudam a controlar qualquer eventual ganho de peso.
- A gata deve entrar no cio / ter pelo menos uma ninhada antes de castrar: FALSO. Quanto antes for feita a castração, menores as chances de ela desenvolver tumores de mama, útero, ovário, e piometra.
- O anticoncepcional injetável é uma alternativa à castração: FALSO. Está cientificamente comprovado que esse método aumenta absurdamente as chances do animal desenvolver algum tipo de câncer ( a 1ª dose aumenta em 80%, a 2ª dose, em 100%!!). A castração é uma solução mais eficaz, mais segura, e a longo prazo mais econômica. NÃO USE o anticoncepcional injetável na sua gata (o mesmo vale para cães), você estará condenando o animal à morte por câncer. Leia mais sobre os perigos do anticoncepcional injetável aqui.
- Meu gato/a não tem acesso à rua, então não preciso castrá-lo/a: FALSO. Como já mencionado acima, gatos não castrados têm mais chances de desenvolver sérios problemas de saúde. A castração não é somente para evitar ninhadas, mas também para proporcionar ao seu animal mais qualidade de vida.
- Se eu castrar meu gato muito novo ele não vai se desenvolver plenamente/não vai crescer muito: FALSO. Essa é mais uma das histórias da carochinha sobre castração. Nós castramos todos os nossos resgatinhos entre 3-4 meses de idade, e todos os gatos se desenvolveram muito bem, obrigado. Temos gatos que chegaram aos 7-8 kgs, e não de gordura, de grandes mesmo. Se o biotipo do gato é grande, não é a castração que irá impedi-lo de crescer tudo o que deve crescer.
Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.