Caixinha de areia…será que você está limpando o suficiente?

26 janeiro 2013, 23:02. Postado por Resgatinhos

Muita gente acha que a caixinha de areia pro gato não passa de uma caixa de plástico que você enche com o granulado higiênico mais barato que encontrar no supermercado e coloca em qualquer cantinho da casa, o mais escondida possível. E então o gato imediatamente irá começar a usá-la, certo? Só que a coisa não é tão simples assim. O relacionamento do seu gato com essa caixa de plástico e o granulado que você coloca dentro dela é muito mais complexo do que se imagina.

Existem muitos motivos pelos quais um gato deixa de usar a caixa de areia e começa a fazer xixi pela casa. Para conseguir resolver esse problema, o mais importante é descobrir o que está por trás desse comportamento. A primeira coisa a fazer é levar seu gato ao veterinário para excluir qualquer motivo médico – infecção urinária, diabetes, problemas nos rins, tudo isso pode provocar xixizinhos fora do lugar.

Tem certeza que está limpa?

Uma vez estabelecido que a saúde do seu gato está perfeita, é hora de começar a investigar as possíveis causas comportamentais. A higiene inadequada da caixa de areia é um dos principais motivos que levam um gato a procurar por outros ‘banheiros’, portanto, antes de sair xingando seu gato pelos xixis fora do lugar, pare e pense se o problema não pode ser a caixinha…e daí uma grande parcela da culpa pelo comportamento errado pode ser sua. Talvez a limpeza que está sendo feita não esteja de acordo com os padrões de qualidade do seu gato (e tem uns que são particularmente chatos nesse aspecto, só faltam exigir ISO 9000!).

Com toda a honestidade, você está cumprindo com a sua parte na limpeza da caixinha? Pra você pode parecer que está bom, mas pode ser que o seu gato não ache que limpar a caixinha somente uma vez por dia é o suficiente (lembre-se que o olfato dele é infinitamente superior ao seu – se você não está sentindo cheiro algum, pode ser que ele esteja, e se incomode muito com isso). O ideal é que a caixa seja limpa pelo menos duas vezes por dia (antes de sair pro trabalho logo cedo e quando você chegar em casa à noite, que tal? Perfeitamente viável, não vai comprometer o horário de ninguém). Parece o óbvio, limpar a caixinha sempre que ela for usada…é o que fazemos no nosso próprio banheiro quando damos descarga, não? Mas tem gente que limpa duas ou três vezes por semana e acha que está ótimo! Pois saiba que, se o seu gato usa a caixinha direitinho apesar de você não mantê-la limpa como deveria, é uma questão de tempo até os problemas começarem a aparecer. Uma caixinha suja é uma bomba prestes a explodir.

deixar a coisa chegar nesse ponto é criminoso!!

Gatos são criaturas muito limpas, e não é nada confortável ter que pisar em torrões de areia úmidos de xixi, ou em cocôzinhos espalhados pela caixa…ainda mais se o xixi e cocô são de outro gato! A caixa deve estar sempre impecável, para que seu gato tenha locais limpos e secos onde pisar.

Não adianta gastar dinheiro com areia perfumada (que os gatos normalmente detestam), ou com sprays para desodorizar o ambiente, ou mesmo colocar a caixinha no lugar mais distante da casa…a melhor maneira de controlar o odor é limpando! Jogue fora os torrões de xixi e as fezes com a maior frequência possível, bote a pazinha pra trabalhar! Tem gente que só lembra de limpar a caixinha quando o odor está tomando conta da casa toda, daí vai lá e joga tudo fora, o que garante uma caixinha super limpa e atraente para o gato por um dia somente, e olhe lá! Isso obviamente se ele quiser chegar perto dela, depois de toda experiência negativa que já teve.

Limpeza da caixinha = monitoramento da saúde

A limpeza da caixinha tem outra função muito importante, mas normalmente negligenciada ou mesmo desconhecida: é uma excelente ferramenta de diagnóstico. Quando você limpa a caixinha, percebe qualquer problema em potencial logo nos estágios iniciais. Essa rotina irá lhe dar a oportunidade de ver sinais de diarréia, constipação, sangue na urina ou nas fezes, ou mesmo uma quantidade muito grande ou muito pequena de urina, que pode ser observada no tamanho dos torrões formados. Ao fazer a limpeza regularmente, você irá se familiarizar com a quantidade normal que seu gato elimina diariamente de fezes e urina. Se o tamanho do torrão mudar, pode indicar um problema urinário, ou outra condição médica qualquer. Conseguir identificar um problema logo no começo pode fazer toda a diferença em termos do sucesso do tratamento. 

 

 

 

 

 

Uma pequena tarefa que faz toda a diferença

Ok, sabemos que limpar a caixinha não é o ponto alto do dia de ninguém, mas é a melhor maneira de controlar o odor, monitorar a saúde do seu gato, e mantê-lo feliz com as condições de limpeza, e portanto, usando a caixinha de modo apropriado. Se você acha que não faz tanta diferença assim a frequência da limpeza da caixinha do seu gato, faça uma experiência: dê descarga no seu vaso sanitário com exatamente a mesma frequência com que limpa a caixinha, e veja como você se sente quando tiver que usá-lo.

Considerações finais

  • A caixinha deve ser grande o suficiente para acomodar confortavelmente o seu gato.
  • Caixinhas com bordas altas, ou cobertas, ajudam a controlar a espalhação de granulado.
  • A matemática das caixinhas idealmente deve ser assim: uma caixa para cada gato, e mais uma extra. Dois gatos = 2 caixas + 1. Três gatos = 3 caixas + 1, etc.
  • Uma vez por semana, higienize completamente a caixinha lavando com desinfetante de uso veterinário e se possível deixando-a secar ao sol.
  • Evite areias com perfume, que costumam irritar o olfato dos gatos e afastá-los da caixa de areia.
  • Mantenha os potinhos de água e comida o mais distantes possível da caixinha. Ninguém gosta de comer ao lado do banheiro.
  • Mantenha a caixinha em um lugar tranquilo, onde o gato possa fazer suas necessidades sem ser incomodado.
  • Invista em um granulado de boa qualidade. Granulados muito baratinhos não controlam o odor de urina, e você acaba tendo que trocar tudo com muito mais frequência. Além de acabar saindo mais caro, o mau odor maximiza a possibilidade de xixis fora do lugar.
  • NUNCA utilize areia de construção. Ela transmite incontáveis parasitas, inclusive alguns que podem passar pra você.

Leia também: Como se livrar do cheiro de xixi

Fonte: http://www.catbehaviorassociates.com/how-often-should-you-scoop-the-litter-box/
Tradução e adaptação: resGatinhos

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


60 Responses to Caixinha de areia…será que você está limpando o suficiente?

  1. Pingback: Caixinha de areia…será que você está limpando o suficiente? | gatito.com.br

  2. Beleza! Agora vi que sou uma mamãe nota 10. Minhas gatinhas podem usar o banheiro com traquilidade, pois cuido bastante.

  3. Excelente matéria. Estou fazendo tudo certo. Meu gatinho só usa a caixa de areia à noite pois tenho um excelente espaço externo pra ele durante o dia. Quando me levanto de manhã a primeira coisa que faço é verificar. Se ele usou, limpo imediatamente retirando o torrão e passando desinfetante no local. Espero secar e reponho a areia. Troco-a totalmente a cada 3 semanas. Tenho, inclusive, pázinhas separadas para urina e fezes.

  4. Tive problemas com a caixinha de areia logo quando minha gata veio. Coloquei aquelas pedrinhas brancas e ela não quis nem saber. Começou a fazer as necessidades no jardim interno da casa. Então tirei as pedrinhas e coloquei areia, e ela continuou no jardim. ela só se interessou pela caixa de areia quando misturei as pedrinhas e a areia. Agora coloco as pedras embaixo e a areia em cima e ela mistura as duas. Mas até hoje toda vez que vou limpar a caixa (faço isso 2 vezes por dia) ela fica brava e bate na sacolinha.

  5. Tenho 23 gatos. São soltos e vão pra onde quiser. Sobem no telhado, vão p/ lotes baldios e praças aqui próximas. Não tenho caixinha de granulado, pois tem um quintal de terra onde fazem suas necessidades, e limpo uma vez por dia. Agora eu não aguento mais eles fazerem xixi na coberta q coloco p/eles dormirem. Deve ser p/ demarcar território. Vou tentar algumas caixinhas de granulado. Mas são 23 gatos. Será que vão parar de fazer xixi na própria cama?

    • Olá Patrícia. São todos castrados? Porque se não forem castrados, não irão parar de marcar território, ainda mais com 23 gatos disputando o lugar.

  6. Meus gatos me pedem para limpar a areia quando chego em casa! Eu sempre deixo a caixa limpa, mas às vezes dá o acaso de sair na hora que os três resolvem usar o banheiro…na volta eles precisam desesperadamente da minha faxina!

  7. Eu costumo limpar as caixinhas todas as vezes que eles usam… Mas mesmo assim… tenho um gato que não usa de jeito nenhum, ele prefere ir no jardim da vizinha, ou marcar território sendo que ele é castrado … Será que estou fazendo algo de errado, ou é o comportamento dele e tenho que aceitar isso?

    • olá Sabrina…vc já experimentou usar outro tipo de areia? Colocar uma caixinha em lugar mais isolado, separada das outras? Às vezes, em casas com mais de um gato, ocorre ‘bullying’ na caixinha, um gato não deixa o outro usar, e os xixis acabam acontecendo em outro lugar.

  8. Aqui em casa nós substituimos a areia por jornal picado, assim jogamos ele fora todos os dias e lavamos a caixa . O mais trabalhoso é picar os jornais 1 vez por semana e reservar.

  9. Tenhos dois bebês peludos de cinco meses (meus bi-gatos). Cada um tem sua caixinha de areia, mas eu percebo que eles gostam de usar a mesma caixinha. Se um faz cocozinho em uma delas, o outro espera para fazer também… rsrsrs… Quanto ao granulado sanitário, realmente o barato sai caro. Desde que começei a comprar o granulado da Guabi, que é 100% natural, à base de trigo, biodegradável e atóxico não tive mais problemas com cheiro. Só preciso agora melhorar a frequência com que limpo o banheirinho deles. Costumava limpar uma vez ao dia. Fiquei com vergonha ao ler esse post… rsrsrs… Beijos equipe ResGatinhos!

  10. estando em casa eu limpo sempre que ela faz as necessidades, procuro manter limpa as duas caixinhas e to sempre substituindo a areia higiênica. Salomé é hiper saudável e bem desenvolvida para a idade. O reconhecimento do afeto tenho nas demonstrações de carinho que ela me dá todos os dias.

  11. Tenho duas gatas e somente uma caixinha de areia, que fica dentro do banheiro, elas nunca fizeram xixi nem coco fora da caixinha. O granulado que uso delas não é dos mais caros e é perfumado, mas também não chega a ser barato. O granulado retem o xixizinho, e dá para retirar ele todo com a pá, retiro o xixi e o coco em seguida delas fazerem as necessidades. Troco todo o granulado de 10 em 10 dias, mais ou menos e quando troco lavo e desenfeto a caixinha.

  12. Ahhhh, agora entendo porque que minhas alunas gostam tanto de meus 3 gatos, e sempre dizem que aqui não tem cheiro forte !!!! LIMPO SEMPRE AS CAIXAS DE AREIA DUAS VEZES AO DIA !!!! E com certeza meus gatos retribuem o carinho, pois são muito limpos, carinhosos e obedientes. Amo essa moleca “de paixão” !!!!

    http://marciacarioni.blogspot.com.br/

  13. SEMPRE DEIXO LIMPO AS CAIXAS DE AREIA DAS MINHAS GATAS. USO UM GRANULO BARATO (KETS – NA COBASI FARDO COM 5 PACOTES SAI POR 13,00), MAS ACHO MTO BOM, POIS JA USEI UNS MAIS CAROS E Ñ DEU CERTO. ELE FAZ O XIXI GRUDAR E ASSIM FACILITA A RETIRADA. OQ NOTEI Q COM POUCO AREIA FICA MAIS FACIL DE LIMPAR E ASSIM A AREIA NUNCA FICA VELHA E FEDIDA. POIS NOTEI PESSOAS Q ENCHEM A CAIXA, E ASSIM A AREIA FICA ESCURA E FEDIDA. MAS 2 DELAS AS VEZES SUAS NECESSIDADES EM OUTROS LUGARES, AREIA DE CONSTRUÇÃO E NA TERRA, DEVE SER A PREGUIÇA DE VOLTAR PRA DENTRO DA CASA. MAS SEI Q ESTÃO BEM SATISFEITA COM O SEUS BANHEIROS. TENHO UMA AMIGA Q USA GRANULO DE MADEIRA, ELA DIZ Q É OTIMO, MAS O CUSTO É MAIS CARO E PRA QUEM TEM MAIS Q 1 CAIXA FICA DIFICIL PAGAR.

  14. É muito importante deixar caixas de areia em locais estratégicos, porque os gatos não gostam de caminhar muito pra fazer suas necessidades. Acabei descobrindo que o supermercado Carrefour vende uma marca própria de granulado para gatos (embalagem verde água ou branca escrito Carrefour 2kg ou 4kg) que tem a mesma qualidade dos granulados ProGato e Tidy Cats, que custam um absurdo e são vendidos por menos da metade do preço. Pra quem, como eu, tem muitos gatos e resgata, vale mesmo a pena. Super controle de odor e aproveitamento.

  15. Essa orientação é excelente. Eu limpo a caixa do meu gatinho, quantas vezes eu ver que foi usada. Quando saio pra ficar um dia inteiro fora de casa eu coloco uma caixa extra. Que realmente eles não gostam de usar a caixa se ela tiver xixi e coco nem se fala. Quanto a qualidade da areia, faz toda a diferença, testei algumas e cheguei a conclusão que o BARATO SAI CARO. Fui apresentada a uma excelente, a CAT’BEST, não deixa odor de nada e rende muito. Aconselho por experiencia própria. Vou compartilhar essa aula para meus amigos GATEIROS. Muito obrigada.

  16. Eu só tenho um bebê (por enquanto) e limpo a caixinha 2 vezes por dia e uma vez por semana lavo com desinfetante, eu estou usando uma areia barata porém misturo +/- 1 xíc de farinha de mandioca nela, ajuda mto a controlar o cheiro e a farinha forma torrões perfeitos o q facilita a limpeza e o principal é q meu gato não estranhou.

  17. Muito legal essa matéria! Mas não falou nada sobre utilizar sílica (cristais). É o que estou usando com meus gatinhos… Tenho 3 mas só dois usam a caixinha… Uma delas, a mais velha, é meio anti-social e gosta mesmo de usar o quintal que é bem grande… Acho legal estes cristais pois quando compro o pacote ele deve ser colocado inteiramente na caixinha de areia (todo o conteúdo de 1,8kg por pacote)… e vc só retira o coco quando eles fazem. O xixi você mistura pq a sílica absorve e não deixa odor… Ela dura entre em torno de 20 dias…. dizem para só trocar quando os cristais ficarem todos amarelos… eu troco um pouco antes…
    Só que eles vem me acordar as 05:00 da manhã para limpar a caixinha para eles… todo dia! Tirar os cocozinhos…. rs…. E parece incrivel que a noite, qdo vou limpar novamente eu retiro o que tem e eles vão lá e enchem de novo!
    O que acham dessa sílica? Para nós é legal e nossos gatos parecem não reclamar… só não usam mesmo quando tem cocô….

    • oi Juliana…nós estamos escrevendo um post sobre todos os tipos de areia/granulado disponíveis no mercado brasileiro hoje, e as vantagens e desvantagens de cada um, fique de olho! Só adianto que a sílica não está entre as nossas preferidas :(

  18. Adorei as informações desse artigo muito bem escrito. Só gostaria de apontar que meu gatinho Chicó gosta da areia perfumada. Ele já chegou em casa exigindo sua caixinha e nunca fez fora do lugar. Compro uma areia perfumada, mas o perfume é muito, muito discreto. Quando troquei de areia, comprei uma um pouco mais barata, que achei excelente, depois de uma semana, o danadinho fez cocozinho no tapete!! E eu limpo duas vezes ao dia!!

  19. Olá

    Meu nome é LIliane tenho um lindo gato chamado Panda.Há alguns meses ele tem feito o cocô fora da caixinha,realmente percebi que ele cresceu e providenciei outra,Antes disso mudei para granulados de sílica e até aí nehuma rejeição,ele faz o xixi normalmente,mas o “mal hábito” não mudou.
    A noxa caixinha é maior,com bordas mais altas e a mantenho limpa.Qual pode ser o problema?

    Gostei muito do post.

    • oi Liliane…descobrir a causa do cocô fora da caixinha é caso pro FBI…é preciso examinar toda e qualquer mudança, por mais insignificante que seja, na rotina do gato. E não estamos falando necessariamente da caixinha, que é a mais óbvia, pode ser qualquer coisa: vc mudou um móvel de lugar, trocou o produto de limpeza que costumava usar, pintou o cabelo…absolutamente tudo e qualquer coisa pode ser o causador da mudança de comportamento. Se o comportamento passou a ocorrer depois da mudança da areia para sílica, eu experimentaria outra coisa. Mesmo ele a usando para fazer xixi, não significa que a ache adequada para fazer cocô!

      • Eu pensei que pudesse ser a troca de areia,porém antes de eu trocar para a de sílica ele já apresentava este comportamento.

        Antes eu morava em SP,há um ano e meio resido em Rio Branco (AC) e aqui já mudei de casa duas vezes.Mas o problema começou na primeira casa,bem antes de trocarmos de casa e de “areia” .

        Esqueci de mencionar uma façanha dele.

        Uma vez (em SP ainda) não consegui encontrar a areia que ele sempre usava, aí tive de comprar outra, ele não gostou da troca e começou a fazer fora (até aí normal eu sabia exatamente o motivo da rejeição) passados alguns dias, comprei a areia que ele “preferia” e não adiantou ele continuou a fazer fora,nisso toda vez que ele ia ao “banheiro” eu o acompanhava e se necessário o colocava na caixinha.Depois de voltar a se adaptar com a “areia antiga” até hoje quando estou em casa, ele pede para eu “ir ao banheiro com ele”.Como? ele “raspa as unhas no chão e fica me rodeando, mostrando que quer ir ao cômodo onde está a caixinha…ele bichanos.Posso mandar uma foto dele? ele é muito fotogênico.

  20. Adorei a matéria e realmente estou fazendo certo, exeto pela matemática da caixinha, aqui em casa são 12 gatos e 5 caixinhas, mas tb. tenho um gato de 8 anos, castrado e que faz xixi fora da caixa, mas isso só começou a partir do 3ª gato.

  21. gostei bastante da materia. Acho que to fazendo tudo certinho.tento limpar todas as vezes que eles usam. tenho duas caixinhas e eles gostam de usar as duas,

  22. Oi pessoal, tenho uma gatinha de 1 aninhoe estava usando uma marca chamada Pipicat, que é muito boa,limpo de 2 a 3x dia e lavo a caixa toda semana,só que não dura nem 10 dias, já que forma torrões grandes e a reposição de areia é constante.
    Já tentei a de silica mas foi um desastre!!!! a gatinha comeu os cristais e fez muita bagunça.
    Sempre ouvi falar maravilhas da Tiddy Cats uma areia grossa,que resolvi comprar hoje,mas como o seguro morreu de velho rs rs rs comprei mais um de Pipi Cat caso a minha gata estranhe.
    Penso em misturar as areias. Devo colocar a areia grossa por cima ou por baixo? acredito que ela vai acabar misturando tudo..
    Obrigada! adoro o site.
    bjs

    • oi Patrícia, misture as duas areias colocando mais da antiga e menos da nova, e vá mudando as proporções aos poucos, assim a gatinha não estranha muito. Outra tática é colocar uma caixinha extra com a areia nova e ver como ela reage.

  23. Eu trabalho online, então cada vez que é sujada a caixinha eu tiro na hora… eu higienizo a caixinha com desinfetante na segunda-feira e vou repondo areia… na quinta-feira e guardo a areia que tem na caixinha, lavo a caixa novamente com desifetante..,e vou repondo mais areia… na segunda-feira troca total da areia…

  24. ola tenho dois gatinhos uso arei fina perfumada
    eles aceitam sem problemas mais pod fazer mal
    com passar do tempo ? e tenho um banhero ( cachinha )
    e grande nao tenho problemas mas devo comprar mais uma ?
    enquanto a limpeza sou extremamente dedicado como trabalho anoite
    limpo antes de sair e quando chego durante o dia quando nao estou dormindo
    limpo sempre que vejo sujo igiene sempre em primeiro lugar
    pois tambem tenho um casal de pudol mas nao ficam juntos
    eles ficam prezo no quintal com paseios dia sim outro nao
    eles se dao bem com meu casal de gatinhos agurdo resposta e bons condelhos obrigado ….

    • oi Jair, mal não vai fazer, mas se vc puder colocar uma areia sem cheiro, a maioria dos gatos prefere. A areia fina também levanta muito pozinho quando os gatinhos enterram os dejetos, e eles podem ter alguma alergia. Experimente usar o granulado de madeira (vc encontra em bons petshops), o controle de cheiro é excelente, não levanta pozinho, e o custo-benefício vale a pena. Eles usam a caixinha juntos sem problema? Se houver espaço para colocar outra é o ideal, senão, manter essa caixinha sempre bem limpinha, tirar cocô/xixi pelo menos 2x por dia e 1x por semana lavar bem a caixinha.

  25. Nossa, eu realmente estou chocada e fiquei com medo agora, pois estou familiarizada com a situação. Nunca cuidei de gatos, mas minha mãe mora com 2 (adotou um filhote recentemente mas já tinha uma desde 2009 que agora está com 4 anos). Quando a visito, é raro vê-la limpando a caixa corretamente. Sempre tem côcô na caixa e pelo que via, ela apenas retirava os dejetos todos (isso tipo, depois de 1 ou 2 semanas) e não lavava a caixa, apenas tirava a areia. Eu me sinto mal por saber disso agora e não poder ter feito nada antes, graças a minha completa ignorância no conhecimento da higiene dos gatinhos. Os gatos aparentemente são saudáveis, usam a caixa mesmo assim e nunca tiveram problemas, mas isso não impede que algo esteja acontecendo de modo silencioso e futuramente apareçam. Agora que sei o quanto isso é grave, vou tomar as providências..porque apesar de não serem meus e não ir visitá-los com tanta frequência devido ao meu trabalho, gosto deles e sempre foram carinhosos comigo. Obrigado por esse texto super explicativo, me fez aprender mais sobre eles. Eu gostaria de saber quais os problemas que podem ocorrer devido a isso. Vou passar a vigiá-los e ensinar pra minha mãe o modo correto, quero me prevenir de qualquer coisa que possa acontecer, mas como disse anteriormente, eu sou uma total leiga..nem sequer saberia diferenciar algo só olhando as fezes e torrões de xixi. Eu agradeceria muito se pudesse me ajudar nisso.

    • oi Sophie, a higiene da caixinha é realmente muito importante, deixar os dejetos por vários dias é convidar a proliferação de bactérias. Oriente sim a sua mãe, os gatinhos e a casa agradecem! Quais são suas dúvidas especificamente?

  26. Nunca tive um gato e adotamos um gatinho há uns 10 dias, o veterinário estimou q ele tem uns 3 meses. Moramos em apartamento, coloquei a caixinha de areia na lavanderia e a comidinha na cozinha (uns 2 metros de distância). Ele não usa a caixa de jeito nenhum, já mudei 3 vezes a areia ( quando o adotei o pet me vendeu uma perfumada…nada, mudei para aquela de flocos brancos e grandes…nada… mudei para uma sem cheiro agora… e nada), ele faz xixi e coco por todo o apartamento. Já peguei o cocozinho e coloquei na caixinha, já coloquei o papel toalha com o xixi embaixo da areia….nada resolve. Coloquei a caixinha em um dos cantos q ele faz o xixi….nada. Não se mais o que faço, alguma opinião?

    • oi Geise…é bastante comum gatos, tanto filhotes quanto adultos, errarem a caixinha nos primeiros dias em um novo lar. Esse período de adaptação pode ser bastante difícil para alguns deles. Tente deixá-lo em um espaço mais limitado, como um banheirinho por exemplo, junto com a caixinha de areia. Sei que parece judiação, que o banheiro é muito pequeno, mas ele vai ficar bem, não se preocupe. Deixe por uns dias, normalmente eles começam a usar a caixinha quando não têm outra opção. A questão da areia tb é muito particular, realmente as com cheiro nós não recomendamos. Essa última areia que vc comprou é mais fininha ou mais grossa? Às vezes o filhote não gosta da textura do que vc está usando (sim, mesmo filhotes eles conseguem ser exigentes assim).

  27. Bom dia, quero deixar aqui minha colaboração, sou mãe de dois gatinhos o led zeppelin e o pink floy ambos tirados das ruas, e o pink tem asma, então foi a festa da areia. Aqui vão minhas observações: a pipicat nao forma torrão(tem de ser malabarista para tirar) e em casa são 3 caixas, nao segura cheiro(dura 4 dias) nao posso por granulado com cheiro pela asma do pink. A de madeira e maravilhosa, segura bem o cheiro, dura de 10 a 15 dias e quase não gruda nada nas patas, mas o pink nao usava parecia que estavamos obrigando a andar em brasas…deixando claro o led que e o outro gato topa tudo….rsrsrs. Mudamos para a limpcat, pouco po na caixa, mas segura so 10 dias de cheiro e gruda nas patas…mudamos de novo…ufa…..para a easy clean….gente…poeirão daqueles e gato com crise de asma…..agora usamos a dbest bio misturada fina e grossa ou a dbest bio fina com a katbon….deu certo quanto ao cheiro e poeira mas ainda gruda nas patinhas. Ainda nao usei a cats best….alguem sabe se gruda nas patas ou solta po? poeira nao pode de jeito nenhum pois ate corticoide o pink toma de tão severa que e a asma dele…..obrigada.

  28. obs… a de silica foi momento inquisição espanhola tambem com o pink, e a de pedregulho tipo tiddy cats nem o led que e super cabeça fresca entrou…odiaram os dois….

  29. Muito obrigado adorei as dicas e estou satisfeito com tudo o que li, só não consigo a medida certa da quantidade de areia para uma caixinha de tamanho bom, fico em dúvida se coloco todo o pacote ou se vou colocando conforme os granulados vão sendo retirados. Grato!!!!!

    • oi Guilon, vc deve colocar granulado suficiente para cobrir o fundo da caixinha e ter uma camada suficiente pro gato cobrir os dejetos…se ela for bem grande, pode ser que seja preciso todo o pacote, dependendo de qto vem. Eu faço assim: normalmente eu coloco cerca de 1 dedo de altura de granulado. À medida que vou retirando o granulado usado, reponho o que retirei. E como lavo as caixinhas e troco tudo 1x por semana, no dia que antecede a limpeza eu não reponho o que foi tirado, assim o desperdício é menor (detalhe, tenho 6 gatos, então o uso diário é ‘punk’, hehe. Se vc tiver poucos gatos, talvez dê pra deixar de repor uns dois dias antes de lavar)

  30. oi tenho um gato filhote médio acho que tem dois meses eu estava usando areia de construção mas não tenho substituto oque eu faço

    • oi Nathanael, vc não encontra qualquer tipo de granulado sanitário específico para gatos onde vc mora? Se realmente não houver, sua melhor opção será jornal…forre a caixinha com uma ou duas folhas de jornal abertas, rasgue mais uma ou duas folhas em tiras finas e coloque na caixinha, formando uma espécie de ‘ninho’. Duas vezes por dia, ou logo depois que o gato usar, vc joga tudo fora e coloca jornal limpo. E lave a caixinha toda pelo menos uma ou duas vezes por semana.

  31. Gente….tb já utilizei algumas areias para testar e ver se achava algo mais barato, mas voltei na que já usava antes a intersand extreme Classic , para mim é uma ótima areia, os meus gatos adoram essa…Não gruda muito nas patinhas, mas tb não sei se é pq meu gato é tão fresco que fica hoooooooooras passando a patinha pelas bordas….kkkk Mas aguenta bem o cheiro e achei barato em comparação a outras… Compro ela de 7 ou 30 kg…para mim sai mais caro pq tenho q pagar frete que não é muito barato onde moro, mas mesmo assim sai mais barato…O único ponto mais chato q acho, é pq como ela é argila, e meu gato gosta de fazer xixi no plástico da caixa e depois tampa, ela gruda que é uma beleza!!! E é mais difícil de tirar….mas fora isso acho uma boa areia…

  32. Tenho Dois gatos, uma gata e um gato, ambos castrados, o macho é tranquilão, mija na caixa e segue os padrôes de qualidade porém, a fêmea, usa a caixa também mas mija em todos os lugares da casa, cesto de roupas, tapetes, sofá, colchão, qualquer peça de roupa que eu deixar pela casa ela vai lá e mija, tenho caixa de areia extra e não adianta, já coloquei comida e água onde ela fez as necessidades e continua o comportamento (é assim desde que adotei há quase dois anos), já não sei mais o que faço com ela e to desiludido. A saúde dela tb esta boa segundo veterinário. Atenção não falta pra ela! Se puderem me ajudar, é complicado ter q lavar as coisas todos os dias, colchão estragando e sofá tb… Desde já agradeço!

    • oi Valnei…sei bem como vc se sente, tenho um gato que desde que chegou, filhotinho de tudo, fazia xixi em tudo.
      Se não há um motivo fisiológico para os xixis (diabetes, cistite, rins, qualquer coisa), sobram os motivos emocionais. Fica difícil adivinhar o que pode estar causando isso, sem conhecer o animal, a rotina dele, o ambiente, enfim, ter toda uma série de informações que somente através da observação diária se consegue, isso é tarefa que caberá a vc, observar o comportamento dela com o outro gato (quem é dominante?), se vc mora em casa, se gatos da rua entram no seu quintal, ou mesmo que não entrem, se ela consegue vê-los de dentro de casa (ela pode estar querendo marcar o território dela), esse tipo de coisa. Procure detectar se há um padrão para quando/onde os xixis acontecem, ou se é algo completamente aleatório. O que aconteceu logo antes do xixi acontecer? Houve alguma mudança na rotina? Algum movimento na casa que talvez a deixe nervosa (por exemplo, passarem aspirador de pó)? Enquanto isso, para minimizar o prejuízo, cubra as superfícies onde ela costuma fazer xixi com plástico grosso, e se pegá-la no pulo fazendo xixi onde não deve (mas tem que ser exatamente no momento, se ela tiver acabado de fazer xixi não adianta!), spray d’água e um sonoro NÃO irão começar a fazê-la entender que aquele comportamento não é adequado. Existe capa impermeável para colchão, é um excelente investimento, eu tenho 3 para ter sempre uma reserva em caso de emergência (tipo um xixi e uma bola de pelos no mesmo dia, em cima da cama!). E o principal: tire do caminho tudo que ela possa usar de ‘banheiro’. Se ela faz xixi nas roupas que ficam pela casa…não deixe roupas pela casa, guarde tudo imediatamente. Se faz xixi no tapete, tire o tapete. Foi o que deu certo aqui em casa. Apesar do meu gato hj estar muito mais tranquilo com relação a xixis fora do lugar, sei que se eu deixar o travesseiro ‘torto’ em cima da cama, ou se tiver alguma coisa ‘fofinha’ (almofada, pilha de roupa) onde não deveria ter, ele vai lá e faz xixi em cima. Como se dissesse, isso não é pra estar aqui. Sei que não é bem esse o conselho que vc queria ouvir, afinal estamos nos ‘curvando’ ao problema e não solucionando. Mas realmente vai depender de vc conseguir detectar o que pode estar acontecendo com a sua gata para que ela se comporte assim. Eu confesso que com o meu gato eu nunca descobri, só sei que por volta dos 4-5 anos ele sossegou muito e hj os acidentes são bem esporádicos…e se acontecem, normalmente é porque deixei alguma coisa onde não deveria ter deixado.

  33. DÚVIDA: Um gato que está acostumado a fazer as necessidades em sua própria caixa de areia pode fazer em outros locais também?

    • oi Sandra, pode sim. Gatos que moram em casa com acesso ao quintal comumente usam tanto a caixinha quanto o quintal. Agora, se o gato sempre só usou a caixinha e de repente começa a fazer xixi em outros lugares, é motivo para ficar muito alerta, pode ser algum probleminha de saúde.

  34. Adorei o post… Tenho três resgatinhos, o Linus, a Sophia e a Marie, todos castrados. Moro em apartamento totalmente telado e por falta de um espaço maior tenho só três caixinhas de areia que são limpas pelo menos duas vezes ao dia. Costumo colocar jornais sob as caixinhas caso o Linus (que é o mais “safadinho” faça xixi meio dentro/meio fora da caixinha. Eles nunca fizeram xixi em outros locais da casa e minhas visitas costumam dizer que nem parece que eu tenho três gatos por aqui. Já testei várias areias, mas eles aprovaram a Pipi Cat floral (do saquinho cor de rosa). Ela não tem perfume forte e não é tão grossa quanto outras que eu testei. Como moro sozinha e meu banheiro social é sub-utilizado, eu aproveitei o box do banheiro para dispor as três caixinhas de areia dos bebês. Assim, ficou inclusive em um local escondidinho para meus gatos ficarem bem à vontade. Como as caixinhas estão sempre muito limpas, se uma visita utilizar o banheiro também não há problema algum, porque não tem cheiro de coco ou de xixi de gato e para deixar o ambiente ainda mais agradável eu coloco um desodorizador de ambiente temporizado.

  35. Boa tarde!!

    A todos , preciso muito da ajuda de vcs todos , a 2 semana adquiri uma Persa ela tem 3 meses , ela vai ao banheiro certinho , mais quando vai enterrar as fezes ela pisa e faz a maior lambança , preciso limpar toda casa todos os dias quando chego do trabalho e o cheiro é insuportável , já troquei a caixa de areia por uma maior coloquei mais areias limpo a caixa de areia de manhã e na hora que chego do serviço mais mesmo assim continua pisando .
    Será que esse período vai demorar muito a passar ? é normal ? Alguma dica ? Lembrando que fazem 10 dias que ela esta fazendo o coco bem pastoso ja estou a medicando . Me ajudem

    Debora

    • olá Debora, o instinto é de enterrar o cocô, e se ele está pastoso é mais complicado pro bichinho não se sujar…O principal é controlar essa diarréia, o quanto antes. O vet pediu exame de fezes antes de medicar? 10 dias de diarréia é muito tempo…

  36. boa matéria, mas a questão de evitar areia perfumada está contraditória no texto, já que depois o autor diz pra evitar areias baratas por essas não controlarem o odor de urina. Ué, areia que controla odor é areia perfumada! Eu compro a Pipicat com controle de odor máximo mas pelas embalagens de outras marcas entende-se que qualquer saco de areia higiênica tem o mínimo de perfume. Acho que isso merece uma edição. Abraços

    • Olá Raul, não é o perfume que controla o odor da urina, ele só mascara, e por um curto período de tempo. O que controla o odor é a capacidade do granulado de absorver e neutralizar a amônia. Existem inúmeras marcas de areia e granulado sanitário que não tem perfume, só para citar algumas:
      Limpi Cat (feita com trigo)
      Pet Limp, Kitty Cat, Mimi Cat, Gatos Health Care (todas feitas de madeira, é o tipo que eu particularmente uso com meus 4 gatos em apartamento, o controle do cheiro de urina é fantástico)
      a maioria dos granulados de sílica não inodoros

  37. Pessoal, por favor, me ajudem! Sou marinheiro em primeira viagem em relação à criação gatos, estou lendo bastante vários artigos para conseguir ter uma boa convivência com a minha gatinha filhote. Esclareçam-me uma dúvida.
    - Como vocês convivem com a higiene do felino e a higiene da casa?
    Observo que a minha gatinha está fazendo as fezes na caixa de areia, mas ainda não se adaptou. Ela cava, faz as fezes, mas não consegue cobrir e ainda acaba pisando nas fezes durante as tentativas. Assim, quando eu vejo isso não consigo mais carregar ela, deixá-la no sofá ou pela casa. Como estamos bem no início desta relação, eu ainda não sei se ela vai desenvolver esta habilidade. Estou estudando tudo ao meu alcance, analisando modelos de caixa de areia e vou testar outras marcas de areia que facilite a limpeza e o conforto dela. Outra coisa é que estou pesquisando uma forma de limpar as patinhas que tem ficado com mal cheiro com frequência.
    Vocês tem alguma dica!?
    Abraço!

    • oi Fabiano, experimentar diferentes tipos de areia é uma boa…pode ser que ela não goste da que está sendo utilizada agora (gatos são chatos com essas coisas). Use de preferência uma caixa de areia bem grande, para que ela consiga se movimentar com conforto, lembrando que ela ainda está crescendo, então já compre uma caixinha pensando nisso. Vc pode limpar as patinhas dela com lenços umedecidos específicos para gatos, à venda em bons petshops (tem que ser específico para gatos mesmo, porque eles lambem o produto).

  38. Já comprei areia perfumada! O que eu faço ??

  39. Tenho 2 gatinhos e uso apenas uma caixa de areia bem grande, limpo de manhã e a noite e é bem tranquilo.

  40. Oi, vim morar com uma amiga que tem 3 gatos adultos e um cachorro idoso. O cachorro faz algumas coisas dentro de casa de vez em quando, mas é treinado pra ir na rua. Já os gatos agora só tem 1 caixa de areia (não tem espaço pra mais, a área é pequena e ela não limpa sempre. Todo o dia parece piada pra ela). No início eu limpava, pq tenho criança e acho um nojo (a caixa fica tipo a foto “criminosa”. Ela fica “ai, é a areia. vou mudar de silica pra barro, de barro pra um troço que esfarela e não faz torrão). Agora um dos bichos tá com problema nos rins e quando disse que a falta de higiene podia ter a ver recebi uma risada e um “ai, nada a ver.”. Tenho pavor disso, de verdade. Já tive gato, o maximo que deixei sujo foram 3 dias e depois disso passei a deixar do lado do vaso sanitário pra me obrigar a limpar. Nem deixo os gatos entrarem no meu quarto mais, o sofá passou a ser depósito de serragem… Me recuso a limpar sempre porque se a dona não tem essa preocupação basica, nem deveria ter animais. Mas, alguém sabe ou tem em algum lugar possíveis doenças que os gatinhos podem pegar se a caixa de areia não for limpa com frequencia? Obrigada pela atenção.

    • olá Gabs
      Não limpar a caixinha de areia pode gerar uma série de problemas, tanto fisiológicos como comportamentais para o animal. Gatos não gostam de usar caixinha suja, então é bem comum que comecem a utilizar outros locais da casa como banheiro, o que por si só gera todo um outro problema. Pior ainda, começam a segurar as necessidades para não ter que usar a caixa suja, e isso pode COM CERTEZA levar a problemas renais e gastrointestinais. Além disso, vc já deve ter ouvido falar em toxoplasmose, né? Pois os oocistos da toxoplasmose excretados nas fezes transformam-se em infectantes apenas 1 a 4 dias após a excreção, e podem permanecer assim no meio ambiente por vários meses. Ou seja, se a caixinha não é limpa pelo menos 1x por dia, e acontecer do animal estar infectado (animais que saem à rua e/ou comem carne crua), o risco dos humanos da casa contaminarem-se é bem maior. Caixinhas de areia devem ser limpas NO MÍNIMO DOS MÍNIMOS 1x POR DIA, e no seu caso específico, em que só há uma caixinha para 3 gatos, essa frequência deve subir para NO MÍNIMO 2X POR DIA!! Se sua amiga acha que não é necessário manter a higiene da caixinha, proponha a ela um desafio: ela só pode dar descarga no vaso sanitário com a mesma frequência que limpa a caixinha, e terá que usá-lo do jeito que estiver entre descargas. Vamos ver se ela acha que é suficiente limpar só de vez em quando quando é pra ela, fuzzz.

  41. Que espaço fantástico! É sempre muito importante poder trocar experiencias! Sou gateira e resgatei muitos bichanos, outros nasceram no meu gatil. Pelas procedências alguns morreram por causas diversas; Mas os que sobreviveram estão fortes e saudáveis. Venho melhorando o espaço deles e o banheiro tem sido meu desafio maior. Por isso, busco experiencias como estas aqui postadas e aprendo sempre muito com todos. Quero agradecer. Ah! Como resgato, as vezes as bichinhas chegam prenhes, e os filhotes são postos para doações. Hoje estou com 25 adultos e 5 filhotes rescém nascidos.. Adorei conhecer o resgatinhos! Abrçs.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *