Como se livrar do cheiro de xixi

18 maio 2012, 20:44. Postado por Resgatinhos


Essa semana uma de nossas voluntárias nos mandou um recado logo cedo: os gatinhos temporários fizeram xixi no sofá!! E agora, como tiro o cheiro?

De modo geral, gatos são animais asseados, meticulosamente limpos, gostam que sua caixinha esteja sempre imaculada. Mas…acidentes acontecem, e por vários motivos:

  • um gato que está chegando a um novo lar pode fazer xixi fora do lugar devido ao stress e/ou para marcar seu novo território;
  • os gatos residentes, que até então nunca fizeram nada errado, também podem começar a fazer xixi fora da caixinha por causa da chegada de um novo gato;
  • a caixinha não está sendo mantida limpa da maneira como deveria. Se houve mudança na marca do granulado sanitário, pode ser que  o gato não tenha gostado da nova marca, ou que a mudança tenha sido muito abrupta (sim, eles são frescos mesmo!);
  • a caixinha não está em um lugar tranquilo o suficiente;
  • gatos não castrados (inclusive fêmeas) irão marcar território borrifando em superfícies verticais, e esse cheiro é infinitamente pior que o do simples xixi. Se o seu gato não é castrado ainda, essa é a PRIMEIRA E MAIS IMPORTANTE PROVIDÊNCIA a ser tomada para resolver problemas com xixis fora do lugar;
  • se não há nada de diferente na rotina do gato e ‘do nada’ ele começar a fazer xixi fora do lugar, MUITA ATENÇÃO, porque pode estar relacionado a um problema de saúde! Antes de ficar louca da vida com o gato, procure o seu veterinário e exclua a possibilidade de ser qualquer problema como cistite, infecção urinária, cálculo, diabetes, etc.

credo, não vou usar essa caixinha fedida!

Independente do motivo, depois que o xixi está feito quem tem que viver com o cheiro somos nós. E cheiro de xixi de gato ninguém merece!! Mesmo que a gente limpe super bem, a possibilidade de ficar um resquício do odor é grande – talvez a gente nem perceba tanto, afinal nosso olfato é uma porcariazinha. Mas o olfato do gato…ah, esse é fenomenal, e ele vai sentir aquele resquício de cheiro, e achar que ali é um novo banheiro, e pimba, xixi de novo no mesmo local!

Existem vários produtos no mercado que prometem tirar o cheiro, mas o que vamos fazer aqui é passar uma receitinha que é muito eficaz, fácil e barata.

Ingredientes:

  • vinagre branco
  • bicarbonato de sódio
  • detergente de louça
  • água oxigenada a 3%

1. Se o gato fez xixi recentemente no carpete, tapete ou estofado, primeiro absorva o máximo possível da urina usando toalhas de papel ou uma toalha velha. Não esfregue, mas sim pressione com força a toalha sobre a área e vá trocando por limpas até que não absorvam mais nada.
Se o xixi é antigo e só sobrou o cheiro, você pode detectar o lugar exato usando uma lâmpada negra. Em um ambiente escuro a mancha de urina ficará fluorescente sob a luz ultra violeta. Ou, na falta de uma lâmpada dessa, você pode usar seu nariz e ir cheirando até descobrir o lugar exato :-)

2. Depois de secar a urina, umedeça a área com uma solução de 50% de vinagre branco com 50% de água. Coloque em um borrifador e borrife o suficiente para que penetre até as fibras mais profundas. Deixe agir por algum tempo. Depois do tratamento com vinagre seque o local o máximo possível. Você pode usar toalhas de papel como descrito acima.

3. Salpique uma porção de bicarbonato de sódio sobre a área afetada. Misture ¼ de xícara de água oxigenada a 3% com uma colher de chá de detergente para louça, e borrife a solução sobre o bicarbonato de sódio. (NÃO usar detergente para máquina de lavar louça!)

CUIDADO: não use água oxigenada mais forte do que 3% (ou 10 vol.), porque ela poderá descorar o tecido. Sempre use a solução em uma pequena área escondida antes, para testar.

4. Esfregue bem no tecido, escovando com uma escova de limpeza, escova de dente, ou mesmo usando seus dedos. Deixe secar. Depois de completamente seco aspire o bicarbonato seco que ficou. Use uma escovinha para soltá-lo, se necessário. Você pode ajudar no processo de secagem com um aquecedor ou ventilador.

Em algumas receitas que pesquisamos o bicarbonato de sódio (cerca de 1 colher de sopa) é misturado direto com a água oxigenada e o detergente. Essa receita é para áreas pequenas. Para áreas maiores aumente as quantidades proporcionalmente.

O ácido acético do vinagre irá neutralizar a amônia, e a água oxigenada é um oxidante poderoso capaz de matar as bactérias que causam o cheiro da urina. O bicarbonato de sódio é um desodorizador que absorve odores.

Importante: como a urina do gato contém amônia, nunca use produtos a base de amônia para limpá-la, isso só vai piorar o problema.

Pisos de madeira e de cerâmica também pode ser limpos com essa solução. A urina é absorvida pela madeira, portanto deve ser limpa o mais rápido possível. Pisos de cerâmica são mais fáceis porque não são tão porosos, mas o rejunte absorve o xixi rapidinho também. SEMPRE utilize a solução em uma pequena área escondida, para ver se não mancha!!

Xixi nos livros!!

Vixi, daí é complicado mesmo, e na maioria das vezes, o estrago é permanente. Mas, demos uma pesquisada e encontramos a seguinte dica, dada por uma bibliotecária gateira. Vale a pena tentar antes de dar o livro por perdido:

Se o xixi acabou de acontecer e o livro está molhado, antes de mais nada absorva o excesso com um pano ou toalha de papel (não esfregue!).

Coloque o livro dentro de um saquinho plástico tipo ziplock, grande o suficiente para conseguir abrir o livro e virar as páginas sem abrir o saquinho. Coloque um punhado de bicarbonato de sódio dentro do saquinho, e alise para tirar o excesso de ar (não precisa tirar tudo, só não deixe o saquinho ‘gordinho’).

Deixe o livro com o bicarbonato de sódio dentro do saquinho por alguns dias, e nesses dias, sempre que vc passar por ele dê uma sacudida para que o bicarbonato se espalhe. Abra o livro e deixe as páginas virarem enquanto o bicarbonato está ‘voando’ dentro do saquinho, para que todas as páginas entrem em contato com ele, principalmente perto da costura. Preferivelmente, faça isso umas 4x por dia, e no final do dia, tire o livro do saquinho, jogue fora o bicarbonato usado, e então coloque bicarbonato fresco novamente dentro do saquinho, coloque o livro, e feche novamente.

Pode levar alguns dias para o cheiro sair. Se levar mais do que uma semana, provavelmente o estrago foi tão grande que não tem conserto.

fonte: http://www.catsofaustralia.com/urinestainremoval.htm

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


218 Responses to Como se livrar do cheiro de xixi

  1. Ola,
    Inicialmente, muito obrigada pelas dicas.
    Mas, eu preciso de ajuda!
    Eu tenho uma gata persa, linda e fofa! Ela hj tem seis anos e está comigo desde os 4 meses de idade, agora o detalhe, ela nunca faz xixi na caixa, nunca!!!
    Isso já aconteceu com alguma de vcs?
    Já perguntei para vários veterinários e nenhum soube me dizer o que fazer.
    Por favor, alguém tem uma luz no fim do túnel pra mim?
    Vcs fazem ideia do trabalho que eu tenho todos os dias por causa disso???
    Desde já muito obrigada :)

    • Olá Luana! Nossa, imaginamos sim o trabalho que vc tem! Agora vamos lá: que tipo de caixa vc usa, que tipo de granulado já tentou, quais os lugares onde já deixou a caixinha, e finalmente, ela faz as necessidades sempre no mesmo lugar errado, ou varia sempre? Se quiser nos passar essas informações por email, escreva para contato@resgatinhos.com.br

      • Olá, por favor não sei mais o que faço meu gato teve infecção urinaria, e urinou no meu sofá mais isso ja faz tempo ja tentei limpar mais o cheiro continua, moro em uma kit e meus amigos falam que a casa esta fedendo sendo que eu nao sinto mais o cheiro limpo a casa com desifetante e vinagre e nada ja tentei colocoar o sofá no sol fazendo essa mistura o cheiro sairá? o sofa nao irá mais feder?posso limpar a casa com essa mistura?

        • olá Carolina
          Essa mistura costuma ser bastante eficiente, mas se o cheiro no sofá já estiver ‘curtido’ não sei até que ponto vai ajudar. Colocar o sofá no sol pode ter piorado ainda mais a situação…odores desse tipo tendem a se intensificar com o calor.
          Vc pode tentar a solução no sofá, mas experimente em um pequeno local escondido antes, para ver se não mancha. E pode usar para limpar a casa tb, tomando a mesma precaução. No entanto, se vc limpar a casa toda com ela a casa ficará com um cheiro bem acentuado de vinagre, que tb não é lá muito agradável. Talvez a melhor solução seja se livrar do sofá mesmo :(

          • Olá!!

            Preciso de ajuda!!

            Tenho três gatos, dois machos e uma fêmea, todos castrados. O problema é com a Chica (fêmea), a caçula.
            Desde pequena, ela faz xixi nos lugares mais inusitados. O estranho é q ela tb usa caixa. Mas sempre q tem oportunidade, faz nos tapetes, na minha bolsa, roupas, em cima do fogão, na toalha da mesa, caixas de papelão, etc. Resolvi tirar todos os tapetes da casa, toalhas de mesa, manter as portas dos dormitórios sempre fechadas. Já aumentei o n° de caixa de areia para três, troquei o tipo de areia, mudei as caixas de lugar (p/ longe da comida), etc. Enfim, não sei mais o q fazer!!! Tem q haver uma solução!! Afinal, não dá pra viver evitando a situação. Ela tem que ser como os outros, os machos.

            Espero q alguém já tenha tido problemas semelhante e q tenha resolvido!!!

            Fico no aguardo d uma solução.

            Obrigada!!

            Lucimara Matinc

          • olá Lucimara
            São inúmeros os fatores que podem estar levando a Chica a se comportar assim, precisaríamos ter mais informações. Vc já a levou ao vet para eliminar a possibilidade de qualquer problema de saúde? Esse é o primeiro passo. Como vc já aumentou o nr de caixinhas, tente colocar uma delas em um local diferente, o mais longe possível das outras, pois pode estar acontecendo bullying na caixinha: ela vai usar, e um dos outros gatos (ou os dois) faz terror com ela.
            Podemos tentar ajudar, mas como eu disse, precisaríamos a mais informações. Se quiser pode nos escrever em contato@resgatinhos.com.br

        • Eu uso uma mistura de 500 ml de alcool, meio frasco da agua oxigenada, 10 volumes e a mesma medida de amaciante de roupa para perfumar( a medida da água) coloco num borrifador misturo bem e borrifo no local

        • Eu tinha esse problema com os estofados do veículo.. Eu não via meu gato entrar no carro para dormir. Somente quando ia sair com o carro, é que percebia que o mesmo tinha sido “benzido”. Tentei várias soluções para limpeza; e a melhor que encontrei foi encharcar o banco com álcool etanol – aquele do carro à álcool; e depois absorvia com toalha o excesso. Depois de seco, além do banco ficar mais limpo e higienizado, não apresenta odor.

    • Vc ja tentou colocar a caixinha dela em um lugar reservado,ou entao quando vc ver que ela vai fazer necessidades vc coloca ela na caixinha de imediato quem sabe assim ela nao aprende a usar a caixinha.
      Bjussss boa sorte!!!!!

    • A minha gata nunca fez xixi fora da sua areia.Eu uzo uma areia que parece da praia e tem que estar sempre limpa ,o que é muito facil porque esta areia logo que está em contacto com o xixi, forma um queixo e eu tenho uma pá e deito logo fora. Vou dar o mome, aqui em lisboa compro no veterinário e embora carota, vale a pena, porque dura para muito tempo, só se deita fora aquela bola com xixi e não se pode deitar na sanita porque entope os canos—Catline -Biosand

    • Pessoal, uma coisa que aprendi com a prática logo no início em que decidi ter um gato:
      Não adianta querer deixar um canto da casa específico pra deixar as coisas do gato, como a comida, água e a caixa sanitária. Por essa mania de higiene que os gatos possuem, eles não vão gostar de ter sua “mesa de refeições” ao lado de sua “privada”, e aí simplesmente não vão usar a caixa de areia, transformando qualquer outro lugar da casa em banheiro!
      Muitos amigos tinham problema de seu gato não usar a caixa de areia por isso. Dei a dica e o problema se resolveu!
      Talvez seja isso Luana, quem sabe?

      Boa sorte, um abraço!

    • Oi Luana, tenho oito gatos, entre eles uma gata persa que apareceu na minha casa já adulta e também nunca usou a caixa de areia, como não sei como era quando ela era pequena, o que resolveu aqui em casa foi o seguinte: ela fazia sempre perto das portas da casa, então coloquei jornal no chão, onde ela costumava fazer as necessidades, depois de acostumá-la ao jornal, transferi ele pra dentro de uma caixa sanitária e agora ela faz na caixinha mas só com jornal…manias… fazer o que, ao menos, dentro da caixa é só trocar o jornal… ela é persa também… sei lá se isso interfere… espero que ajude… bjs

    • eu tb. tenho uma gata persa criada comigo desde filhote e que nunca quis fazer xixi na caixinha…. é uma luta…rs…

    • OLA TENHO 06 GATOS E SEMPRE CONSEGUI QUE TODOS DESDE PEQUENOS ULTILIZASSEM A CAIXINHA SANITARIA
      AGORA GATO IMITA O QUE VE DOS OUTRO GATOS, OUTRA COISA VARIAS CAIXINHA AJUDA ATE DESCOBRIR QUE LOCAL ELA GOSTA , AS VEZES ELES RECUSAM DETERMINADO LOCAL AI VC MUDA,TB PODE SER DA AREIA MUDA A MARCA
      ESPERO TER AJUDADO

    • Os gatinhos , às vezes não gostam de areia grossa, pois machucam as almofadinhas das patinhas. Experimente FARINHA DE TAPIOCA, não tem cheiro, é biodegradável e maravilhosa para absorver o xixi. Uso 3 quilos numa caixa e dura mais de uma semana, tenho 2 gatos. Quando for trocar a farinha, lave e enxugue bem a caixa e peneire a farinha que sobrou para juntar à farinha nova.

    • Tenta pegar as fezes dele e colocar na caixinha de areia… eu fiz isso e deu certo, nunca mais meu gatinho usou outros lugares :P

    • Você deve prestar atenção nos lugares que ela costuma fazer o xixizinho, se ela repete os lugares é por que há resquício de cheiro, deve-se atentar também para o local onde você coloca a caixa, de preferencia em lugares mais discretos. Também se ela não gostar de areia use jornal dentro da caixa, pois assim que ela fizer você logo joga fora. Castração é uma boa também. Boa sorte.

  2. Ola,

    Primeiro queria falar que o site de vocês é ótimo, aprendo varias dicas com vocês.

    Tenho duas gatinhas lindas adotadas elas sempre foram muito disciplinadas, mas do nada começaram fazer o numero 2 fora da caxa de areia. O estranho é que nada mudou, não troquei a areia nem o lugar das caixas mesmo assim elas estão fazendo em outros lugares da casa. Sera que tem algum produto pra passar no chão pra evitar que elas continuem fazendo fora da caixa.

    Abraço.

    • oi Veridiane

      Obrigada pelo carinho! Agora, de repente as duas gatinhas começaram a fazer cocô em outros lugares? Então alguma coisa tem. Pode ser algo mínimo, que pra gente passa desapercebido, por ex alguém que passava mais tempo em casa e agora fica muito tempo fora, ou vice-versa. Vc ter mudado o produto de limpeza que usa pra lavar as caixinhas, ou mesmo a área ao redor dela. Se elas usavam a caixinha direitinho e de repente ambas começaram a fazer fora é porque alguma coisa deve ter acontecido. Se existe um padrão nos lugares que elas estão usando, se é sempre o mesmo local, vc pode tentar colocar um potinho de ração lá, porque gatos não costumam ir ao banheiro no mesmo lugar onde comem. Mas se existe alguma coisa realmente incomodando as duas, elas vão simplesmente mudar de lugar… Vc vai ter que quebrar a cabeça pra tentar descobrir, de longe e sem conhecer os detalhes pra gente fica difícil dar muito palpite. Se quiser nos escrever por email para dar mais detalhes ou trocarmos idéias de como resolver isso é só escrever p/ contato@resgatinhos.com.br

    • Aconteceu comigo o seguinte: sem eu ver, adentrou ao meu cafofo um gato intruso e demarcou o território. Com isso, os meus gatos, no intuito de “encobrir” o cheiro do intruso, faziam suas necessidades por sobre as áreas demarcadas pelo intruso. Resolvi o problema borifando cloro puro nas “demarcações” que reagem ficando esbranquiçada. Depois foi só remover o cloro, e higienizar e desinfetar os locais. Sumida as “demarcações”, meus gatos voltaram a fazer suas necessidades nas caixas de areia e Jardim (como de costume).

  3. Isso de o gato fazer xixi quando tem algum problema de saúde é verdade. Tive uma gatinha que era um doce, uma “lady”, sempre fazia suas necessidades no banheiro, no paninho que eu colocava pra ela (claro que sempre lavava o pano toda vez que fazia sujeira), até que ela começou a fazer xixi em outros lugares pela casa… fiquei muito brava com ela, mas não percebi que ela estava doente. Fui descobrir depois. Ela acabou morrendo, não cheguei a descobrir exatamente do quê, mas suspeitamos que era FIV ou FELV (não sei como se escreve). Tentamos de tudo, fizemos até transfusão de sangue, mas ela acabou “virando estrelinha”. Fiquei muito triste. Mas hoje eu presto mais atenção à cada detalhe dos meus outros gatinhos, porque eles não falam com “palavras” conosco, mas com atitudes. É o comportamento deles que nos transmite o que realmente sentem. E devemos ficar atentos a cada detalhe.
    A propósito, adorei a dica!! Vou colocar em prática!

    • oi Carol! Sentimos muito pela perda da sua gatinha, isso mostra o quanto é importantes estarmos atentas para qualquer tipo de mudança no comportamento dos peludos, não só na questão do uso da caixinha. Eles não falam, então precisam demonstrar seus sentimentos e problemas de outro modo, e precisamos aprender a entender essa linguagem corporal/comportamental. Abraços

  4. Olá!! Muito obrigada pelas dicas!! Tenho uma gata persa que peguei adulta e a pessoa que criava ela antes de mim, não colocava caixinha de areia. Adotei ela faz uns dois anos e no inicio, mesmo com muito sacrifício ela se acostomou com a caixinha. Depois de mais ou menos um ano, adotei um machinho e castrei, mas daquela época pra ca, ela parou de fazer as necessidades na caixinha novamente. Recentemente, mudei de casa e trouxe para morar comigo ela e outra gata, ambas castradas, o machinho continuou morando com meus pais, mas a persa faz as necessidades na caixa e na maioria das vezes faz fora da caixinha. Fico desesperada por que a casa fica fedendo demais ;/ Será que alguém pd me ajudar?!

    • oi Juliana, ela fazer xixi fora da caixinha depois que o gatinho macho chegou é tipicamente comportamental. Primeiro, com essa receitinha que passamos acho que vc consegue dar uma controlada no cheiro de xixi. Segundo, já que de vez em quando ela usa a caixinha e de vez em quando não, vc vai ter que fazer mil análises para descobrir o porque disso…vc pode tentar mudar a caixinha, colocar uma a mais, usar caixinha daquelas tipo iglu, colocá-la em outro lugar da casa (mais tranquilo talvez), experimentar diferentes marcas e texturas de granulado sanitário. Como a mudança de casa é recente, ainda existe o fator de estresse…de modo geral gatos detestam mudar! Ela e a outra gata se dão bem? Existem casos de ‘bullying’ na caixinha…um gato não deixa o outro usar. Isso normalmente é resolvido colocando-se uma caixinha extra em outro lugar da casa, distante da primeira caixinha. Isso são só idéias ok, estando longe não conseguimos analisar a situação melhor. Boa sorte!

      • Brigadao pelas dicas!! Um dia peguei o gato macho batendo nela qdo ela estava usando a caixinha e talvez seja por isso que ela ficou assim :/ a impressão que tenho eh que ela tem medo da caixa. Comprei areia de sílica e ela nem entra mais na caixa. Nem ela gostou e nem a outra gatinha…a outra gatinha não eh de bater na persa,mas tbm não ficam muito próximas pq elas se estranham sim! Eh que a outra gatinha eh um tipo de gata mais quieta e individualista. Vou mudando a caixinha de lugar,mas ela faz qdo quer mesmo. O que eu estava notando eh exatamente o que vcs falaram: ela procura fazer xixi e coco qdo ngm esta por perto…vou tentar fazer o melhor pras minhas filhotas ;D

        Abraços!! Fiquem todos com Deus!!

  5. Minha gata começou a fazer xixi fora da caixa quando meu ex-marido passou uma temporada trabalhando e morando em outra cidade – e também porque tinha cistos no ovário e não tava legal, a veterinária me explicou. Quando foi castrada e “acostumou” com a ausência, voltou a usar a caixa sem problemas.

  6. Concordo com a Carol qdo disse “Isso de o gato fazer xixi quando tem algum problema de saúde é verdade” eu tb tive esse problema com minha persa…foi a primeira gata que tive…estava com 3anos e meio…começou por fazer xixi fora do lugar e eu imaginava que era pq meu filho de 2 aninhos estava mexendo na ração…mas infelizmente não era…qdo a levamos ao veterinaário ja estava com problema renal mto grave…ficou 5 dias no soro…mas a anemia tb estava mto séria…fizemos transfusão…e infelizmente dps de uns dias acabamos por perder nossa Becky a 3 meses atrás! Morro de saudades dela…faz uma falta danada para meu filho!
    Minha dica é descartar problema de saúde levando ao veterinario logo que comece fazer xix fora da caixinha!! Assim vc fica descansada
    Um beijo a todas e ao blog!

  7. GOSTEI DA SUGESTÃO MAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ESSA SOLUÇAO NO MEU QUINTAL POIS TENHO UMA GATA QUE JÁ É CASTRADA MAS VEM GATOS MACHOS DE FORA PARA COMER A COMIDA DELA E MEU QUINTAL E MINHAS PLANTAS ESTÁ HORRIVEL O CHEIRO DE URINA DE GATOS QUE DEMARCAM O TERRITÓRIO,E QUAL A PROPORÇÃO DE CADA INGREDIENTES??????

    • Olá Zoraida
      Acredito que funcione no quintal tb, mas não sei se é aconselhável passar nas plantas. As proporções estão no post, é só vc adequar para a quantidade que vc precisa.

  8. Olá tudo bem? Tenho um gato que fez xixi no banco de trás do meu carro, quando fui levar ele no veterinário.
    Ficou um cheiro muito forte e o problema é que estou querendo vender o carro, mas antes queria ver se esta fórmula para tirar o cheiro também pode ser utilizada no estofamento do carro…será que não mancha?
    De qualquer maneira, muito obrigada pelas dicas!

    • oi Elisa…nunca usamos em estofado de carro, então experimente passar em um lugarzinho escondido para testar primeiro.

    • Ola Elisa e todo mundo do site!!Eu tenho gatos há anos e sempre que isso acontece passo xampu purinho (qualquer um) com um pano sai bem o cheiro, principalmente quando eles resolvem “levantar a colinha” e mijar vertical, nos móveis e paredes, sempre tirou o cheiro ruim.Beijos e espero ter ajudado :)

    • Use álcool etanol, aquele do carro à álcool. Já tive o mesmo problema e resolveu. Encharque o banco, depois absorva o máximo que puder, e espere secar (o que é rápido já que o álcool evapora), ou use o secador de cabelo. Além de tirar o cheiro de urina, o banco fica mais limpo e higienizado. Só não vá sentar em cima do banco molhado de álcool.

  9. Olá!
    Adorei as dicas, eu queria ajuda, tenho dois gatos lindos, um bem fofo e o outro com pelo baixo, gostaria de saber como faço pra o gato mais novo “aprender” a fazer xixi fora de casa, o irmão dele é esperto e não tenho que me preocupar, é educado pelo menos rsrs.. Já tentei de tudo mas o danado só quer sujar a sala, ai aia ai…que faço??me ajudem por favor! Agradecida.

    • Olá Joélia! Antes de mais nada, os dois gatos são castrados? Se não, providencie a castração o quanto antes, pois isso ajuda muito nessa questão de xixi e marcação de território. Gatos normalmente usam a caixinha de areia sem precisarmos ensinar…se acontecem xixis fora do lugar, pode ter alguma coisa errada com a saúde dele, portanto a primeira providência é fazer um check-up pra ver se está tudo ok. Eliminada a possibilidade de problema de saúde, é importante que vc elimine todo e qualquer vestígio do cheiro de xixi nos lugares onde ele costuma fazer. Mesmo que a gente não sinta o cheiro, eles sentem, então a limpeza precisa ser muito cuidadosa, porque enquanto tiver cheiro, ele vai achar que lá continua sendo o banheiro dele. Depois vc pode tentar colocar os potinhos de comida/água nesses locais…de modo geral, gatos não fazem suas necessidades onde comem. Não sei onde é esse ‘fora de casa’ que o outro gato faz xixi…se é quintal, jardim, ou mesmo na rua (e nesse caso, fica a bronca por deixar seus gatos saírem pra rua). Mas se o gato mais novo insiste em fazer xixi na sala, de repente é o caso de colocar uma caixinha de areia nos locais onde ele costuma usar.

  10. Por favor me ajudem!!!! tenho 2 gatos machos, 1 de 10 meses e outro de 7. O de 10 meses de um tempo pra ca está demarcando territorio com xixi. No inicio ele variava de lugar, mas ele agora está fazendo mais nos 2 ralos que temos em casa, nao sei se é pq nao foi muito bem limpo e ele acha que o banheiro dele está la agora. O fato é que o pequeno nao está nem ai pra ele, nao imitou o maior. O mais esquisito é que ele só faz o xixi fora da caixinha de areia quando eu e meu marido chegamos em casa a noite do trabalho. qd estao sozinhos o dia todo em casa, nao faz. Parace que faz pra chamar nossa atençao, sabe?

    vou castra-los daqui ha 2 semanas, mas ate la… alguma dica para que isso diminua? ja li em varios blogs que as vezes a castração nao resolve esse problema, e se persistir o que faço?

    obrigada, aguardo retorno.

    • Olá Claudia
      Esse comportamento é peculiar mesmo. Pode ser sim para chamar atenção, mas como ele ainda não é castrado, e pela idade, o fator de marcação de território é bem provável…ele pode inclusive estar marcando território para vcs, uma vez que o xixi é qdo vcs chegam em casa. Como é o relacionamento dele com vc e seu marido? Os dois gatos chegaram juntos em casa, ou o mais novo chegou há menos tempo? Acho que a essa altura o melhor a fazer é esperar a castração, e ver como ele se comporta depois. A castração realmente às vezes não corrige o problema, mas normalmente isso acontece com gatos mais velhos, que já estabeleceram o comportamento de demarcar território há mais tempo. No entanto, não espere que depois de castrado de um dia pro outro ele pare com os xixis, porque leva algum tempo para os hormônios deixarem de circular pelo organismo. Se depois de uns 2 meses de castrado ele continuar com o problema, daí sim vc começa a puxar os cabelos. Enquanto isso, limpe muitíssimo bem as áreas onde ele faz ou já fez xixi, se for o caso cubra os ralos com um vaso, por exemplo, e veja se ele para de fazer ou simplesmente procura outro lugar.

  11. <strong>Oi.muito legal essas dicas,eu também tenho uma gatinha que acabou de chegar em casa ela deve ter entre 2 a 3 meses,antes dela chegar eu falei para o meu esposo só trazer quando nós comprássemos a caixinha com areia,para ela poder fazer suas necessidades lá.Mais fui surpreendida na semana passada,ele a trouxe sem termos ainda esses materiais.Conclusão ela faz xixi e coco na minha sala, E agora que temos a caixinha ela faz de vez enquando,detalhes estou forrando com jornal,ainda não compramos a areia, coloquei a caixa no canto da porta da cozinha.

  12. Olá, gostaria de agradecer pelas dicas de como limpar urina de gato!!
    Tenho 4 gatas adultas e castradas, e 1 gatinho, agora castrado, de uns 5 meses.
    Ele começou á fazer xixi no sofá da sala e tapete. O tapete já lavei mas sempre fica ainda um fedorzinho..
    Mas no sofá ficou muito fedido, já passei de tudo.. Vou tentar essa solução que vcs ensinaram, minha última alternativa!!
    Detalhe, o sofá me custou uma grana e adoro tirar um cochilinho nele pois é grande e confortável!!
    A veterinária disse que ele tem problemas urinários, pois não gosta de beber água..
    Será que tem alguma opção? Já tentei até com uma seringa no canto entre os dentes e ele se recusa á engolir a água!!
    Se souberem de algo, me avisem!!
    Obrigada e Parabéns!!!!

    • oi Alessandra…normalmente gatos preferem tomar água corrente. Vc pode comprar uma fonte de água (na maioria dos petshops vc encontra fontes específicas para pets, ou vc mesma pode fazer uma, com bombinha de aquário), ou em último caso ver se ele toma água da torneira (não é o ideal, por causa do cloro, mas entre não tomar água e tomar a água da torneira, acho que dos males o menor).

    • Sobre a limpeza do sofá, experimente álcool etílico – aquele do carro à álcool. Encharque o local, absorva o máximo que puder, e use o secador de cabelo para secar o local (ou ponha o sofá ao sol). Cuidado apenas com o álcool, pois é inflamável.

  13. Gostei das dicas e gostaria de informações sobre a luz negra(lampada UV) – tem alguma indicação? É que tenho uma herança do Lucky(meu ruivinho) que urinava a casa toda e agora,conseguimos acertar na medicação para sua ansiedade e finalmente ele parou de demarcar a casa.Bjs

    • oi Claudia, vc encontra luz negra em qualquer loja que venda materiais elétricos/lâmpadas. Pode colocá-la em um abajur pequeno para facilitar. No exterior encontramos luz negra em qualquer petshop, como se fosse uma lanterna, é uma mão na roda! Mas aqui no Brasil nunca vi.

  14. Tenho um gato de 15 anos, ele é castrado desde os 6 meses, nunca tinha feito xixi fora da caixa, nunca me deu trabalho… de uns tempos pra cá ele faz xixi em todos os lugares, todos mesmo até na pia da cozinha já fez, e já vi ele fazer ele faz na posição de marcação de território, meu colchão virou um lixo, não sei mais o que fazer, já levei ao veterinário, fizemos exames e ele está bem de saúde apesar de ter problemas no fígado. Não teve alteração alguma em casa por isso realmente não sei o que o levou a fazer esses desastres…

    • olá Roberta…pela idade dele, eu insistiria em fazer mais alguns exames laboratoriais. Exceto pelo xixi fora do lugar, vc observou mais alguma alteração no comportamento dele? Houve perda de peso, está tomando mais/menos água, se alimentando normalmente? Agora, se realmente foram feitos todos os exames possíveis e vc está tranquila quanto aos resultados, resta somente o emocional. Gatos são animais extremamente metódicos. O que pra nós é uma mudança irrelevante, que sequer consideramos como uma mudança, pra eles é o fim do mundo. Um sofá que mudou de lugar, o ângulo da cadeira onde ele costuma dormir, um novo item de decoração na casa, um novo produto de limpeza que vc começou a usar, uma viagem mais prolongada, alguém que ficava mais tempo em casa e de repente passa o dia todo fora, ou vice-versa…tudo isso pode afetar o ‘equilíbrio’ do mundo dele. Vc vai ter que quebrar a cabeça e pensar um pouco como gato para tentar descobrir o que aconteceu pra ter desequilibrado o comportamento dele assim.

    • Me desculpe pela frieza, mas um gato com 15 anos, entendo ser idem à uma pessoa de idade avançada; e portanto, pode não mais estar “batendo bem das ideias”. E escrevo isso pois tenho gatos nessa idade, e merecem consideração e atenção mais do que especial.

      • Sérvio, você tem toda a razão, gatos idosos são como pessoas idosas, que podem perder controle das funções fisiológicas, ficar com a memória ruim, etc. Aliás, o aparecimento do mal de Alzheimer em gatos é bastante comum, e os sintomas são muito parecidos com o de humanos. Em um gatinho de 15 anos o fator idade com certeza deve ser levado em consideração para qualquer mudança de comportamento. E eles merecem toda paciência, carinho e atenção nessa época da vida.

  15. minha gata esta acabando com minhas plantas o que fazer?

  16. Olááá! Gostaria de uma solução ou pelo menos uma ajuda. Castrei meu gatinho quando ele tinha 6 meses e hoje ele já está com 1 ano. Quando castramos todos falaram que ele iria melhorar o co´mportamento, pois ele é foge demais, fica passeando pelos vizinhos. Sempre volta, mas me preocupo muito, pois existe muita gente que nao gosta de gatos. Castrei porque achei que ele ficaria mais em casa, sem sair. Enfim, gostaria de saber se ele foi realmente castrado, pois tenho minhas dúvidas. O comportamento dele não mudou absolutamente nada! Será que eu paguei e não levei? Estou preocupada, pois vejo que ele fica muito arisco quando os gatos dos vizinhos começam a miar quando estão no cio. Será que vocês podem me dar uma luz?

    Quanto ao xixi, as vezes ele também faz fora da caixinha, mas acho que é porque a gente não deixa ele sair a noite então ele faz de pirraça.

    • olá Nana. Após a castração leva algum tempo para os hormônios pararem de circular no organismo do animal, mas depois de 6 meses já era pra ele ter sossegado o facho um pouco, hehe. Apesar do que, ele está em uma idade em que eles são realmente terríveis e super ativos. É importante ressaltar, porém, que a castração por si só não é garantia alguma de que o animal vá deixar de querer sair pra rua – gatos são curiosos, uns mais que outros, e a rua é muito atrativa para alguns. A ideia de que todo animal castrado simplesmente vai perder o interesse pela rua é totalmente errada.
      O ideal seria vc proteger sua casa de modo que ele não consiga sair, com telas e redes de proteção. Aqui no site temos um link que dá várias idéias para proteger sua casa (http://www.resgatinhos.com.br/dicas/lugar-de-gato-e-dentro-de-casa/). Agora, quanto à castração ter sido mal feita, é uma possibilidade. Aconselho levá-lo a um outro veterinário, de confiança e que realmente entenda de gatos (são uma minoria, infelizmente), para averiguar.

  17. Olá, tudo bem?
    Eu tenho um gatinho siamês de 4 anos de idade, recentemente ganhei uma gata branca de 2 meses, só que ela ainda não deu problema. Já o meu outro gato já, e MUITOS! Ele já fez xixi na casa inteira, no sofá, nos tapetes do banheiro, na minha mochila e já perdi as contas de quantas vezes fez na cama. Enfim, eu soube que desinfetante a base de dióxido de carbono ajuda a tirar cheiro e os resíduos do xixi e por acaso onde vende??
    Ahh e outra coisa também, ele rasgou T O D O S os móveis da minha sala, como eu faço pra ele parar para não ficar pior??

    • oi Duda, primeira pergunta: seu gatinho já é castrado? Ele sempre fez xixi fora do lugar, ou esse comportamento começou depois da chegada da nova gatinha? Se ele não for castrado, essa é a primeira providência que vc deve tomar, correndo! Se já é castrado e os xixis começaram depois da chegada na gatinha, é tipicamente comportamental. Como foi a adaptação dos dois? Ele aceitou bem a novata? Se ele já é castrado e sempre fez xixi em lugar errado, mesmo antes da chegada da gatinha, a primeira providência é eliminar a possibilidade de ser qualquer problema de saúde, uma consulta veterinária completa se faz necessária. Precisaríamos de mais informações para poder ajudá-la melhor. Não conheço esse desinfetante a base de dióxido de carbono, não sei dizer portanto onde encontrar. E o dióxido de carbono é uma substância perigosa se inalada por um longo período de tempo, não sei se o uso de um produto assim em lugar com pets é aconselhável.
      Quanto a rasgar os móveis, ele tem opção de arranhadores na casa? Gatos gostam de arranhar, isso é fato e não vai mudar. O que podemos fazer é oferecer a eles superfícies mais atraentes que os nossos móveis, e aí entram os arranhadores, verticais ou horizontais. Caso vc não tenha arranhadores, deverá providenciar um ou mais deles, preferivelmente de sisal ou um carpete bem rústico, e então virá o passo de convencer seu gato de que os arranhadores são mais legais que o sofá. Isso nem sempre é fácil, porque ele já estabeleceu um padrão de comportamento e o sofá (ou qualquer outro móvel) já tem o cheiro e marcas dele. Coloque o arranhador na frente dos móveis que o gato costuma arranhar. Vc tb pode espirrar um pouco de catnip no arranhador para torná-lo mais atraente. Ao mesmo tempo, torne os móveis aversivos ao gato: cubra os lugares que costumam ser arranhados com papel alumínio, ou fita adesiva dupla face. Dependendo do móvel, dá até pra espirrar citronela ou algum outro cheiro que costuma ser aversivo aos felinos (cheiros cítricos)

  18. O vinagre tem q ser exatamente vinagre branco ou pode ser de outro tipo???

  19. Tenho um machinho de 1 ano e meio de idade e ultimamente ele vem urinando e defecando quando viajo com ele para casa dos meus pais (a distância é pequena, cerca de 40 minutos de viagem) e ele também está urinando em mim quando passo na orelha dele a pomada aurivet. Tem alguma coisa que eu possa fazer para deixar essas situações menos traumática tanto pro meu gatinho quanto pra mim? Porque para passar o remédio eu o enrolo no edredom e após limpar a orelha eu pingo o remédio e massageio e é nessa hora que ele fica doido rs.. Estou toda arranhada e fedendo xixi e sem edredom rs
    Obrigada pela atenção!!

    • oi Natalia
      Pela maneira que vc colocou, fiquei com a impressão de que essas viagens são frequentes. Gatos de modo geral odeiam viajar, são poucos os que chegam a se acostumar com isso, e ainda mais raro o gato que não se importa de ser retirado do seu território. Qdo vc vai para a casa da sua mãe fica muito tempo? Porque se é por um ou dois dias somente, o ideal seria deixar o gatinho em casa, quietinho e tranquilo, não há porque expô-lo ao que claramente é uma enorme fonte de stress para ele.
      Quanto ao comportamento por causa da medicação, vc o enrola no edredom por quê? Ele normalmente fica agressivo, tenta arranhar/morder quando precisa ser manipulado (para cortar as unhas, por ex)? Vc usou o edredom desde o começo, ou começou a usar por causa da dificuldade em lidar com ele? Qdo vc massageia a orelha coça muito, por isso eles ficam tão incomodados. O tratamento deve durar mais quanto tempo? Em tratamentos muito prolongados é comum o animal passar a associar algumas coisas (e pessoas) com o desconforto/dor…provavelmente hoje só de ver vc pegar o edredon ele já fica super estressado, pois sabe o que está por vir. O probleminha no ouvido dele tb pode ter fundo emocional: alguns gatos desenvolvem otite crônica (ou outros problemas) devido ao stress, é só serem expostos a uma situação estressante que o sistema imunológico baixa e lá vem a otite…então o probleminha do ouvido dele pode estar diretamente ligado ao stress que ele sente nas viagens.
      Então, primeiro sugiro eliminar o que parece ser uma das fontes de stress principais, a viagem até a casa dos seus pais. Aguente firme e termine o tratamento do ouvido, mas se conseguir tratá-lo sem ter que enrolá-lo no edredon é melhor…coloque-o sobre uma superfície fácil de limpar pro caso dele fazer xixi. Dê um petisquinho que ele gosta depois do tratamento, procure minimizar o máximo possível o nível de stress a que ele está sendo submetido nessas ocasiões. Vc tb pode tentar usar regularmente florais de uso veterinário, é só colocar na água todos os dias. (http://bioflorais.com.br/floral-veterinario.html)
      Ah, e corte as unhas dele para evitar arranhões muito feios!

  20. Boa noite !!
    Estou desolada,nunca havia tido gato antes, somente cães. E a exatamente 02 meses ganhei um gatinho de 04 meses, fofo … lindinho. Ele tem agora 06 meses e foi castrado no dia 28/12.
    Quando ele chegou já tinha tudo cx de coco etc… Bem no inicio , acho fazia xixi na cx até que um dia fui arrastar o sofá e me deparei com uma poça imensa de xixi e um ODOR fortíssimo, horrível. Ele havia acabado com meu sofá e não satisfeito esta querendo acabar com uma poltrona . Estamos praticamente sem lugar para sentar na sala. Fiquei deprimida com a situação, mesmo porque a gente se apega ao animal.
    Resolvi pesquisar na net e encontro vcs e a receita acima, vou fazer tudo como ensinam, e tentar sanar esse problema.
    Trabalho com arte, e recebo muita gente em casa e não tinha ideia que seria assim. Estou triste e vou tenta essa receita , espero sinceramente que de certo.
    Obrigada

  21. Boa tarde, tenho 7 gatinhos e duas delas fazem cocô fora da caixa, qdo elas querem fazem na caixa alguém podem me dizer pq elas fazem isso? se eu usar essa receita que foi indicado será que ajuda tb com fezes? Espero que dê certo? Obrigada…

    • oi Rosemeire…quantas caixas vc deixa disponíveis para elas? Os xixis/cocôs fora do lugar podem acontecer porque a caixinha não está limpa o suficiente a hora que elas vão usar…a gatinha quer usar, e alguém acabou de usar antes dela, então ela opta por outro lugar – alguns gatos são bem mais enjoados com limpeza do que outros. Ou algum gato pode até estar fazendo bullying na hora de usar a caixinha (tipo, não deixa o outro gato entrar para usar – isso é mais comum do que se imagina, principalmente em casas com vários gatos).
      A receita é para cheiro de xixi, especificamente para tentar amenizar o cheiro de amônia. Acredito que funcione para as fezes tb, afinal os ingredientes são todos desodorizadores.

  22. Oi adorei essas dicas, porem tenho uma duvida: meu gato tem aproximadamente 1 ano de idade e eu tenho que ta sempre cuidando por que ele fica dando aquelas “burrifadas” de xixi por toda a casa (sofá, chão, tapetes, cadeiras,cama tudo que é lugar mesmo) e ele usa a caixa de areia tambem…. Sera que se ele for castrado vai parar com isso?

    • Oi Ivania. Castrar o seu gato é a principal medida para evitar esses borrifos, pois ele está marcando território. A tendência é a marcação de território parar depois da castração, ou pelo menos diminuir consideravelmente (leva algumas semanas para os hormônios pararem de circular no organismo depois da cirurgia).

  23. meu gato faz xixi muito fedido.. já usei todos os tipos de areias e não adianta.. o cheiro é muito forte… meu pai já esta querendo se livrar dele por que realmente o cheiro é insuportável. alguém tem alguma ideia/sugestão que possa ajudar?

    • Oi Jessica. A principal informação vc não deu: o seu gato é castrado? Pois o cheiro forte de urina normalmente é típico de gatos não castrados. Caso ele ainda não seja castrado, providencie a castração imediatamente, e o cheiro deve diminuir. Verifique também se ele está tomando água o suficiente.

  24. AH esqueci de dizer que todos são castrados mas de vez em quando encontro xixi e coco fora das caixas o que fazer? Obrigada.

  25. Olá, gostaria de saber se dps de toda a aplicação teria problema colocar no sol pra secar…

    Obrigada.

    • oi Juliana, pra ser bem sincera não sei, nunca experimentei. Mas tenho a impressão que o calor deve intensificar o cheiro, então se vc puder secar com um ventilador, por exemplo, acho mais garantido.

  26. E como tirar cheiro em livros?!

    • oi Camila…vixi, em livro é complicado hein? Pesquisando um pouco achei a seguinte receita:
      Coloque o livro dentro de um saquinho plástico tipo ziplock, grande o suficiente para conseguir abrir o livro e virar as páginas sem abrir o saquinho. Coloque bicarbonato de sódio dentro do saquinho, e tire o excesso de ar (não precisa tirar tudo, só não deixe o saquinho ‘gordinho’).
      Deixe o livro com o bicarbonato de sódio dentro do saquinho por alguns dias, e nesses dias, sempre que vc passar por ele dê uma sacudida no saquinho para que o bicarbonato se espalhe. Abra o livro e deixe as páginas virarem enquanto o bicarbonato está ‘voando’ dentro do saquinho, para que todas as páginas entrem em contato com ele. Preferivelmente, faça isso umas 4x por dia, e no final do dia, tire o livro do saquinho, jogue fora o bicarbonato usado, e então coloque bicarbonato fresco novamente dentro do saquinho, coloque o livro, e feche novamente.
      Pode levar alguns dias para o cheiro sair. Se levar mais do que uma semana, provavelmente o estrago foi tão grande que não tem conserto.

  27. Ótima dica…meu gato Ozzy tem 7 meses e hoje fez xixi no meu quarto em cima de roupas e de uma mochila…mas tem um motivo…pela primeira vez deixei de limpar a caixa de areia dele pois precisei sair…quando eu estou em casa ele me avisa que a caixa precise ser limpa…gatos são extremamente limpos…vou fazer essa receita hoje mesmo e vou repassar…obrigada…

    • oi Drica

      Pois é, coisas que pra gente parecem sem importância pra eles são o fim do mundo, por isso precisamos estar sempre atentas a qualquer mudança. Não limpar a caixinha no horário de costume com certeza pode causar xixis fora do lugar.

  28. Eu não entendi quais as medidas de vinagre, bicarbonato de sódio, detergente e agua oxigenada para fazer essa receita? Obrigada.

    • oi Rosemeire
      50% de vinagre branco com 50% de água – se vc for preparar 100ml da solução, é 50ml de cada…a quantidade que vc vai preparar depende do tamanho da superfície a ser limpa, vc é que decide. Se precisar limpar um quintal inteiro e para isso forem necessários 5 litros da solução, é só misturar 2,5 litros de água + 2,5 litros de vinagre.

      o bicarbonato vc tb vai usar na quantidade que for necessária para cobrir a área afetada. Para a mistura de água oxigenada com detergente, a proporção é 1/4 de xícara de água oxigenada a 3% + uma colher de chá de detergente para louça. Se vc precisar de uma quantidade maior, é só manter a proporção (por ex, 2/4 de xícara + 2 colheres de chá; 3/4 de xícara + 3 colheres de chá)

  29. E funciona para xixi de cachorro também? Em casa temos um cachorro de porte grande que vive fazendo xixi nas paredes mesmo sendo castrado, tentei limpar com água sanitária mas não saiu o cheiro.

  30. Olá gente! Como foi bom achar este artigo, pois ja estava de planos a doar minha gatinha que se chama Dhara. Ela começou a fazer xixi e coco no ralo do banheiro, agora resolveu fazer nomeu quarto, do lado que eu durmo e na cozinha em baixo da mesa. Ficamos terrivelmente tristes com esta situação pois minha casa é pequena. Gostaria de saber se essa soluçã serve para um chão rustico porque minha casa ainda não tem cerâmica? desde ja agradeço pelo empenho em respoder as mensagens e informar aos apaixonados pelos gatinhos! Um grande abraço!

    • olá Renata…experimente a solução em um pedacinho do chão pra testar, mas acredito que funcione sim. E se a sua gatinha do nada começou a agir assim, alguma coisa está errada. Antes de mais nada, leve-a ao veterinário para um check-up completo, pra garantir que não seja nenhum probleminha de saúde. Ela já é castrada?

  31. Acabei de secar outro xixi!!! Tenho dois gatos de 6 anos: um é educadíssimo, nunca fez nada fora da caixa, já o outro é safado e dado a desaforos!!! Não há razão alguma para isso, mas de tempos em tempos põe-se a fazer xixi pela casa, diga-se poças imensas! E te olha ainda com a maior cara de malandro, como quem diz, fiz mesmo, e dai? Gato danado, intrépido e belicoso!

  32. Melhor que isso é prevenir. Portanto uma dica: gato detesta perfume de alfazema. Borrife nos locais que ele NÂO deve fazer xixi e ele evitará esses locais. Também ele não arranhará o braço do sofá se você borrifar a alfazema. Sou craque nesses bichanos. Tenho somente 40 fofinhos. Espero que minha dica ajude vocês.

  33. Gente adorei as dicas!!! Muito obrigada mesmo! Eu estou com um problemão em casa, nas férias um gato de rua (não castrado) invadiu minha casa na minha ausência e urinou na minha casa inteira! Foi terrível voltar pra casa e encontrar a casa inteira fedendo xixi de gato, era sofá, almofada, microondas, tudo oq vc possa imaginar! Passei dois dias limpando a casa, comprei difusor de ambiente. Aí quando achei q a coisa estava melhorando meus gatos começaram a fazer xixi em cima dos resquícios do xixi do outro gato..ou seja, sentei e chorei! Vocês me deram uma luz no fim do túnel! Obrigada!

  34. Olá!

    muito obrigada pelas dicas!

    Tenho dois gatos machos, castrados, de 3 e 4 anos.
    a mais ou menos 2 anos atrás nós encontramos uma gata femea na rua, e a levamos pra casa.
    ela foi castrada, mas o gato mais velho nunca gostou muito dela.
    depois de 1 ano ela fugiu, e desde então meu gato mais velho vem fazendo xixi pela casa e as vezes coco
    mas o xixi é sempre!!!
    e ele faz na porta do lavabo, onde deixamos o pote de comida deles.

    a caixa de areia sempre foi no mesmo lugar, com a mesma areia, pois compramos em grande quantidade
    e a gatinha tinha uma caixa só para ela e quando ela foi embora nós guardamos, então ele não usa a dela!

    gostaria da ajuda de vocês!
    obrigada

    • Olá Daniele
      Esse pode ser um problema comportamental, causado pela gata, como pode ser um problema de saúde. Vc já levou seu gato para fazer um check-up no veterinário? (hemograma, perfil hepático, perfil renal, exame de fezes/urina, talvez até um ultrassom). Muitas vezes o animal se comporta assim porque é a maneira que tem de chamar atenção. O gatinho de uma conhecida começou a fazer xixi em todo lugar da casa, até em cima da geladeira. Ela ficava super brava, dizia que era ‘pirraça’, mas o levou para o veterinário pra desencargo de consciência. E deu que ele estava com uma baita infecção urinária. Antes de mais nada então, caso vc ainda não o tenha feito, leve seu gato ao vet para um check-up. Se a ficha de saúde dele estiver limpinha, daí é questão de começar a investigar o que está acontecendo pra causar o problema comportamental.

  35. Olá, gostaria de saber se posso misturar bicarbonato na areia da caixinha para diminuir o odor do xixi…

    • Olá Anna
      De jeito nenhum!! O bicarbonato em contato com mucosas pode causar queimaduras!
      Invista em uma areia de melhor qualidade, que realmente controle o cheiro de xixi, como esses granulados de madeira reciclada, por exemplo, que são excelentes!

  36. sonho meu ter 40 ou mais gatos, tanttos q eu nem possa lembrar o nome, boas dicas pra pessoas que como eu sofrem com os pequenos, tenho 4 todos da rua com uam histórinha triste de vida, mas bem e felizes agora, dois deles são apavorados correm da porta pra não sai de dentro de casa, os outros dois vivem na porta pedindo pra sai, um deles fazia xixi pela casa qdo não levavamos passia, depois quando consegui educa ele começou a fazer na parede que da acesso a uma janeela que ele adora pular e passear nos telhados, como perdi as contas que quantos peludos ja perdi porque foram envenenados deixo ele trancado, ele fica bem doido pra sai, ai levo todo dia passia pelo menos meia hora. quantos aos sinais de que ele não está bem é verdade, o meu começo a faze fora do lugar, e tava com infecção urinária, ta melhor ja depois de medicado, mas sofri pra dar o remédio, deviam inventa essas coisas com gosto de wiskas.

  37. Tenho uma gata fêmea, limpíssima e dois machos. Todos foram adotados. Um dos machos tem uma doença auto-imune que me faz gastar muito. Mas não o abandono jamais pq ele adora viver! O problema eh que minha casa inteira cheira xixi de gato. Eh constrangedor quando chega uma visita. Eu já perdi as contas do número de tapetes e colchões que tive que jogar fora pq não consegui tirar o cheiro. Uma vez esqueci um carro com os vidros abertos e tive que vender o carro pq o cheiro não saiu de jeito nenhum. Ando muito aborrecida e triste. Não sei mais o que fazer. Já fiz tudo que me ensinaram: eles são castrados, tenho 4 caixas de areia em casa, dou carinho e atenção, eles não têm problema urinário. Eles fazem xixi dentro e fora de casa, enfim, absolutamente tudo cheira xixi de gato! Estou cansada de viver um problema que não tem solução!

  38. Gente! super problema! meus gatos estao em pé de guerra! se atacam o tempo todo e fazem xixi nos cantos da casa, no guarda roupas, etc!!!! peelo amor de deus o que eu faço!!!!!

    • Oi Juliana. Principal pergunta: são todos castrados? Se não forem, essa é a primeira providência a ser tomada, sem isso não tem o que acabe com essas brigas e xixis.

  39. Tive vários gatos e no momento só dois, mas apanhei bastante com este problema até descobrir que um litro de álcool com meio vidro de iodo, aquele vidrinho pequeno de farmácia mesmo, colocados no espirrador eliminam completamente o odor do xixi. Mesmo quando estão querendo marcar território, e o cheiro é mais forte. Já usei até em sofá – na hora fica escuro, mas a cor some em pouco tempo. De qualquer forma é bom fazer um teste atrás do sofá antes.
    Uso até no piso em volta das caixas higiênicas.

  40. Ola! Preciso de uma ajudinha: tenho uma gata resgatada da rua há 4 meses, e há duas semanas, adotei um filhote para fazer companhia. A Penny tem cerca de um ano, e o Valentin 3 meses. Eles estao passando por todo aquele processo de adaptaçao, e o Valentin está com mania de fazer xixi nos meus edredons. Tenho 3, e ele batizou todos! Desde que chegou aprendeu a usar a caixa, mas na última semana ele começou com isso… Nao é b o lugar (minha cama), mas o edredom. Eu os lavei assim que detectei, mas isso pelo jeito não é suficiente, né?
    Enfim, minha maior preocupaçao é: como educá-lo e fazê-lo parar com o xixi no edredom? Ele já é castrado, vermifugado, e os exames de sangue nao apontaram qualquer problema. Help! :/

    • oi Bia…bem vinda ao mundo dos xixizentos. O Valentin está estabelecendo o território dele, a chegada é super recente e as coisas ainda não estão definidas. Depois que vc o castrar, a tendência é os xixis pararem. Enquanto isso, tire o edredon de vista, ou então, cubra-o com um plástico. Se vc conseguir pegá-lo no pulo, use o borrifador de água para espantá-lo e diga um NÃO bem firme…mas tem que ser no pulo mesmo, se for 5 segundos depois que ele fez o xixi já não adianta nada.
      O último gato que eu adotei, o Oliver, qdo chegou fazia xixi na minha cama todos os dias, às vezes mais de uma vez por dia! Até xixi em cima de mim ele fez uma vez, durante a noite. Eu cheguei ao extremo de dormir com plástico cobrindo o colchão, plástico cobrindo o lençol de baixo, e plástico cobrindo o lenço de cima (e eu!). Eu arrumava a cama de manhã, e colocava o plástico de novo. Foi assim por uns 8 meses, mesmo depois dele ser castrado. Até hoje, se deixo o travesseiro jogado em cima da cama, ao invés de apoiado bonitinho na cabeceira, ele vai lá e faz xixi no travesseiro. Ou se deixo a cama desarrumada e o lençol embolado fica parecendo um ‘ninho’, sei que o risco de xixi é grande.
      Pela idade do Valentin, e por ter acabado de chegar na sua casa, acho que é só uma fase, e a castração deve ajudar muito. Se o problema é o edredon…proteja o edredon, ou pare de usá-lo por um tempo. Se depois de um bom tempo de castrado os xixis continuarem, ou se estenderem para outros lugares, daí sim vc começa a puxar os cabelos.

  41. TENHO UMA GATINHA LINDA QUE AMAMOS MUITO !!!!!!!! ACONTECE QUE ELA COMEÇOU A FAZER XIXI FORA DA CAIXA. NOS RALOS DO BANHEIRO E AGORA PELA CASA A FORA. ACONTECE QUE DEPOIS QUE COMEÇOU A FAZER XIXI COM SANGUE.
    PROCUREI DAR SÓ ÁGUA MINERAL E DEI A ELA TAMBÉM CHÁ DE QUEBRA PEDRA. E O PROBLEMA VAI E VEM. AS VEZES O XIXI SAI LIMPINHO OU BEM MAIS CLARINHO E AS VEZES VERMELHÃO TODO MANCHADO DE SANGUE!
    ESTOU DESESPERADA E PRECISO DE UMA AJUDA DO QUE FAZER, POIS NÃO TENHO RECURSOS NO MOMENTO PARA PAGAR UM VETERINÁRIO E NÃO QUERO VER MINHA BICHINHA ADOECER NEM MORRER.
    ELA COME SUPER BEM, E FORA ISSO NÃO APARENTE NENHUM SINTOMA DE DOR OU SOFRIMENTO… USA A CAIXINHA NA BOA … O PROBLEMA MESMO É O XIXI POR TODO CANTO DA CASA E DESTA FORMA MESCLADA COM SANGUE! ALGUÉM PODE ME AJUDAR POR FAVOR?

    • Olá Cláudia
      Sangue na urina é sério, pode ser uma infecção urinária, problemas nos rins, até mesmo diabetes. Sem exames clínicos não dá pra saber o que está acontecendo, mas o que quer que seja, ela precisa urgentemente de um veterinário, antes que o quadro piore e seja irreversível.

  42. Tenho uma gata com 3 anos ela nunca gostou muito do granulado desde filhote fazia xixi e coco no box em casa,me casei e mudamos de casa na nossa nova casa ela também fazia no box porém a alguns dias ela começou a fazer xixi e coco nos tapetes do banheiro o que eu faço?

  43. Ola, gostaria de saber se posso usar so o bicarbonato junto com a areia?

    Obrigada

  44. Boa noite.
    Primeiramente, adorei as dicas e o site.
    Eu tenho 3 gatos em casa, O Fred de 1 ano e meio, o Morpheus com 7 ou 8 meses, não tenho certeza pois peguei da rua e o Snarf, que aparentemente tem 2 meses, também não tenho certeza pois ele apareceu na minha casa. O Fred é um lord inglês e ao mesmo tempo uma criança birrenta, quando chegam os gatos novos em casa, começa a fazer xixi na minha cama, no sofá, nos tapetes, essa semana ele fez até em cima da toalha da mesa, estou surtando, ele é muito birrento.
    Acabei descobrindo que para tirar o cheiro de toalhas, tapetes , cobertores e outros, basta colocar mais ou menos um copo de álcool na água quando for lavar, junto com os demais produtos, ajuda a tirar o cheiro, normalmente, desaparece.
    Quanto aos sofás, também funciona se for recente, primeiro, seque com papel toalha, vá apertando até conseguir tirar o máximo possível, depois borrife o álcool e use o mesmo procedimento.
    As vezes não retira todo o cheiro, mas ameniza bastante.

  45. Oi gateiras! Estou com um probleminha em casa. Tem um gato macho de rua visitando meu quintal e marcando território. Já fez xixi e cocô na minha varanda. O problema é que tenho dois gatinhos machos e castrados, sendo que um deles, o mais novinho, levou uma surra do visitante e agora está traumatizado… fica até com receio de ficar no quintal. O meu mais velho vira e mexe briga com o intruso, mas ele continua nos visitando. Não sei o que fazer! Alguém já passou por isso? Será que o cheiro dele ainda está lá e por isso ele fica voltando?

    • oi Susan…vixi, visita de gatos estranhos é não só um problema, como um perigo, pois ele pode trazer doenças para os seus :(
      O cheiro de marcação de território é muito forte, com certeza ele ainda sente. Como vc limpa o local?
      Sua casa tem muros? Se tiver, uma solução é colocar telas em 45º para impedir a entrada do gato pelos muros, e se tiver portão vazado, tb colocar uma grade ou tela. Agora, se a casa é toda aberta então o seu problema fica mais difícil…Vc pode tentar colocar algum produto com cheiro cítrico nos locais onde ele costuma marcar território, pode até ser casca de limão ou laranja, na esperança de que ele não use mais esses lugares (normalmente gatos não gostam de cheiros cítricos). Outra opção, bem mais complicada, é ficar de olho e ao vê-lo se aproximando, tentar espantá-lo com borrifos de água ou um barulho bem alto (coloque moedas dentro de uma latinha e chacoalhe, eles se assustam com esse barulho)…mas seria preciso estar repetindo sempre isso, até realmente tornar o hábito dele visitar sua casa aversivo a ele. E sei que é chato, mas enquanto vc não consegue controlar essas visitas, recomendo manter os seus dentro de casa, seguros, pois os riscos de uma doença ou ferimento mais sério são realmente grandes.

  46. Olá boa tarde, preciso muito da sua ajuda…tenho dois gatos machos e os dois foram castrados com 1 ano, hoje tem um de 6 anos que é ciames e o outro tem 4 anos é persa, eles fazem xixi pela casa toda nos lugares mais absurdos que vc pode imaginar, eles tem a caixa com a pedra higienica e um dos dois usam para fazer coco, mas não sei qual, antes ficavam o tempo todo dentro de casa, agora não tem como, deixo as portas dos comodos fechados e a noite coloco eles para fora na varanda, por favor me ajuda não sei o que fazer. Obrigada.

  47. Olá pessoal, tenho uma gata castrada, de 6 anos, sempre fez suas necessidades fora de casa… mas agora ela está urinando no sofá da sala…. está se tornando frequente e não sei o que fazer… já observei e creio que nao seja um problema de saude… podem me ajudar

    • oi Marina
      Somente observar não garante que não exista um problema de saúde, é importante fazer um check-up e principalmente um exame de urina pra ver se não tem uma infecçãozinha por aí. Caso o veterinário, após fazer todos os exames, afirme que não há nenhum problema de saúde, daí sim é questão de pensar nos problemas comportamentais que podem estar causando esse xixi fora do lugar.

  48. a luz negra detecta xixi de cachorros tbm?

  49. Eu ainda não tenho muita experiência com os bichanos, eu tenho uma gatinha de aproximadamente 3 meses ela sempre usou a caixinha desde o 1 dia, ela não é de raça, mas ultimamente ela tem feito coco do lado da caixa mais não dentro, e xixi em outros lugares, fede muito e fica na sal porque não tem areia de serviço o apê é muito pequeno a sala fica insuportável de estar, então eu uso terra normal mesmo areia lavada sei lá o nome que acho na rua eu não sei que areia é essa que vcs tanto falam? será que ela vai querer usar essa ai? ela nunca teve contato me ajudem se não vou ter que jogar ela fora e eu não quero. :/

    • Marina, essa areia que vc está usando é perigosa, pode transmitir inúmeras doenças não só para o gato como para vc. Existem inúmeras marcas de granulado higiênico industrializado que vc encontra em petshops, é só ir a um e pedir ajuda para algum funcionário que ele orienta vc a escolher uma que seja boa e caiba no seu orçamento – e lembre-se que nesse caso o barato normalmente sai caro, as areias muito baratinhas não prestam e não controlam o odor de urina, vc precisa trocar com muito mais frequência e acaba gastando mais.
      Outra coisa: sua gatinha já foi vermifugada, vacinada, já passou por uma consulta veterinária? Ela pode estar com parasitas ou algum outro problema de saúde, o que está causando os xixis e cocôs fora do lugar. Algum outro fator de stress tb pode estar causando esse comportamento. E providencie tb a castração dela para daqui a uns 2 meses, senão vc terá enormes problemas qdo ela entrar no cio (e não, injeção de anticoncepcional não é uma opção, causa câncer. Castração é a única solução).
      E um conselho: muito cuidado com as palavras que vc usa, não se “joga fora” um animal, eles são seres vivos, e não objetos que podem ser descartados assim.

  50. OLÁ PESSOAL , TENHO UMA GATINHA DE TRÊS MESES , A MEL . ELA VEIO P NÓS COM DOIS MESES . COMPRAMOS AREIA SÍLICA POR INDICAÇÃO DO PET SHOP , SÓ QUE A MELZINHA FAZ COCÔ E XIXI POR TODO O LADO , MENOS NA SUA CAIXINHA , ELA TEM PAVOR QD A SEGURAMOS NA CAIXA DE AREIA , SE DEBATE ATÉ SAIR , JÁ TENTAMOS COLOCAR COMIDA E ÁGUA DENTRO DA CAIXA , AÍ ELA FICA SEM COMER E BEBER RSRSRS , ME AJUDEM , NÃO SEI O QUE FAER , ELA FAZ TD EM TODOS OS LUGARES…..

    • oi Fabiana
      Vcs já experimentaram trocar a sílica por outro tipo de granulado? Nem sempre o granulado que o gato gosta é aquele que o petshop indica. É questão de ir experimentando até encontrar um que ela se adapte melhor. Recomendamos os de trigo ou de madeira, em matéria de controle de odor são os melhores.
      Segurá-la a força dentro da caixinha a ponto dela se debater pra sair deve ter piorado ainda mais a situação, pois criou uma aversão ao lugar. Sugiro que vcs comprem outra caixinha (adequada ao tamanho dela e de preferência de outra cor) e a coloquem em outro lugar, pois o local onde a caixinha atual está já é aversivo a ela. De repente é o caso de colocar a gatinha e a caixinha em um banheirinho e deixá-la isolada por uns dias, assim sem a opção de fazer xixi em outros locais as chances dela começar a usar a caixinha são maiores.
      Comida e água devem estar o mais distantes possíveis da caixinha, até em outro cômodo se possível: ninguém gosta de comer ao lado do banheiro… e muito menos dentro dele, hehe. Por isso ela ficou sem comer e beber!!

  51. eu tenho um gato, ele jé tem 11 meses e de uns dias ele vem fazendo xixi nos moveis, só que ele urina muito e sentado, não borrifa como gatos marcando território. o que eu faço??? moro em um apt e ele fica o dia todo trancado, Não aguento mais o mal cheiro.

    • olá Jully, primeira e mais importante pergunta: ele já foi castrado? Se não foi, essa é a primeira providência que vc precisa tomar. Caso já seja castrado, então vamos ter que investigar outros motivos para o comportamento.

  52. Olá, gostaria de saber porque quando minha gata esta no ciu ela faz xixi em nossas roupas, camas, muchilas. O que posso fazer para ajuda-la, detalhe a caixinha dela sempre esta limpa.

  53. Bom dia!
    Minha gata teve filhotes e eles estão fazendo xixi em todos os locais da casa, aliás xixi e coco! (ninguém merece)!!! A minha gata faz as necessidades dela, em um canto, bem isolado na area de serviço, mas acho que os gatinhos ainda não sabem chegar até la, ou ainda não acompanharam ela. Antes eu estava deixando a caixa de areia, mas nossa, com apenas um dia a casa fica fedendo, pois trabalho fora e tenho que a deixar fechada. Queria tentar fazer com que eles fizessem no box do banheiro, pois quando minha gata chegou, ela fazia la, sem ninguem ter precisado ensinar. Como eu faço para que eles façam la???
    Minha gata está um fedô só!! As vezes da vontade deixa-los presos no banheiro…srrsr mas fico com pena… obrigada.

    • oi Daina

      Gatinhos normalmente usam a caixa de areia instintivamente, mesmo quando não tem a mãe pra ensinar. Mas às vezes precisam de uma ajudinha…deixá-los isolados em uma área menor, onde fica a cx de areia, pode ser a solução. Se eles são muito pequenos ainda e ficam soltos pela casa toda muitas vezes quando a vontade de fazer xixi bate simplesmente não dá tempo de chegar na cx, dependendo de onde estão…e daí vai no chão mesmo. Para que eles usem o box do banheiro vc precisaria deixá-los lá por um tempo (fechadinhos mesmo no box), mas isso não é garantia de que vão usar o local como banheiro, essa é uma preferência pessoal de cada gato. Quanto ao cheiro da caixinha de areia, se vc usar um granulado de boa qualidade o problema do mau cheiro diminui drasticamente, mesmo que vc passe o dia fora. Recomendamos granulados de madeira, o controle de cheiro é fenomenal.

  54. Luana, por gentileza, essa dica serve para ser usada no colchão tbm?
    Meu gatinho fez no colchão e não sei o que usar pra tirar o odor.. /:

    Abraço e obrigada

  55. Bom Dia, Gostaria de saber como Lidar com meu Gato.
    De uma Hora Pra outra, Começou aparecer Cocô de Baixo do Sofá.
    Sendo que ele sempre fez na Rua, nunca dentro de casa.
    Mas não sei se foi ele, ou os outros gatos que entra dentro de casa
    pra comer a Comida dele. Ele tem 1 ano, é 8meses que morar comigo.
    E ultimamente esta aparecendo muito gatos aque de noite só brigas
    com ele. o que faço ?

    Des de já Agradeço, Aguardando retorno.

    • oi Cintia

      Principal pergunta: ele já está castrado? Se não, essa é a primeira providência a ser tomada. Ele provavelmente está marcando o território dele com as fezes, principalmente se gatos estranhos entram na casa para comer a comida dele. Esses gatos representam um grande perigo para ele, e para os humanos da casa também, pois podem trazer inúmeras doenças, inclusive zoonoses. Não permita que eles entrem na casa, não permita que seu gato saia e se meta em brigas…dê uma lida nesses artigos aqui:
      http://www.resgatinhos.com.br/dicas/por-que-castrar/
      http://www.resgatinhos.com.br/abcessos/

  56. Olá, amei a dica, mais comigo nao deu certo… fiz tudo certinho mais meu gato sempre faz xixi no sofá quando eu e meu marido chegamos em casa. No inicio achamos que era por causa da caixinha dde areia, mais dpois tivemos certeza q nao tem nada a ver com isso, e a ração dele é pra evitar que o gato tenha infecção de urina, e a veterinaria disse que ele esta bem de saude. nao sei mais o que fazer, acho que é pra chamar atençao… me ajudeeeeem!!

    • oi Erica, pode ser sim para chamar atenção. Ele passa o dia inteiro sozinho? É “filho único”? E o principal, está castrado? Se não estiver ainda, essa é a primeira providência a ser tomada. E se ele é filho único, considerem adotar outro gatinho, assim ele terá companhia.

  57. Olá para todos! Primeiramente adorei o site e já estou precisando de ajuda :) … Sou pai da Valentina, uma persa de 2 anos… eu viajo muito a trabalho, mas não fico mais que 10 dias fora e a mantenho em casa e minha vizinha vem 2 vezes por dia para dar comida, trocar água e a caixinha de areia. Acontece que desta vez, para ser mais preciso hoje, eu voltei de viagem e fiquei 16 dias fora e ela na minha casa, procedimento padrão, vizinha = comida, água e areia… deixei meu quarto aberto com minhas almofadas para ela entrar e sentir meu cheiro e para minha surpresa ela fez xixi na minha cama toda e nas almofadas… Fiquei na dúvida em relação ao comportamento dela, pois ela não está doente e eu gostaria muito de saber se este ato de fazer xixi foi para demonstrar que fiquei tempo fora demais e ela quis chamar atenção ou pode ter algo a mais? Ela é castrada e nunca fez nada de errado… é meu amor e uma enorme companhia :)

    • oi Glayson, esse xixi tá com todo jeito de ser comportamental sim, vc ultrapassou o limite que ela já aprendeu a aceitar, hehe. Em todo caso, fique de olho e observe se os xixis se repetem…se voltarem a se repetir mesmo vc estando em casa, vale fazer uma visita ao veterinário para verificar se está realmente tudo bem.

  58. Preciso de ajuda!! E quando não se sabe onde o xixi foi feito e ja tem um tempo? O procedimento é o mesmo?

    • oi Luciana, se vc não sabe onde está o xixi precisará usar luz negra para localizá-lo, e então usar a solução para limpar o local.

  59. Tenho 6 gatos. 4 fêmeas e 2 machos, sendo uma fêmea adulta castrada e 3 fêmeas com 3 meses e um macho com 3 meses e um macho adulto que desde de filhote(a partir de uns 6 meses) ele começou a fazer xixi nas coisas paredes, portas, banheiro, geladeira, mesa, tela do computador, até em min. Enfim ele faz xixi em tudo…! Mesmo morando em casa com quintal, ele faz xixi nas plantas, matos…
    E que esta incomodando muito devido o cheiro.Meu marido fica falando que vai dar um fim nele, abandonar ele; já bateu nele, esfregou o focinho dele no xixi.E eu não gosto de ver maus tratos mesmo no intuito de educá-lo.
    Eu nem sábia que gatos marcavam territórios até ter um.
    Eu coloco caixa com areia dentro de casa, mas ele usa a caixa de areia e mesmo assim faz xixi em tudo. Tanto dentro de casa quanto fora dela.
    Também tem um gato do vizinho que sempre ronda o quintal atras da gata fêmea o que faz com que ele faça mais xixi para demarcar território.
    Apesar dos xixis eu gosto muito dele e não vou me desfazer dele, mas gostaria de saber se castrando, ele para de demarcar território.

    • oi Dalila, se o seu gato não é castrado essa é a primeira providência a ser tomada. Gatos não castrados marcam território mesmo, não tem jeito, vc pode deixar mil caixinhas de areia disponíveis, a marcação de território não tem nada a ver com fazer xixi. De modo geral com a castração esse comportamento melhora, mas não é uma coisa imediata, leva algum tempo para os hormônios deixarem de circular no organismo. Alguns poucos gatos vão continuar marcando território mesmo depois de castrados, pois já estabeleceram um padrão de comportamento…e se vc tem gatos estranhos rondando o quintal o seu gato vai sentir a necessidade de defender o território dele. Mesmo assim, a frequência da marcação diminui bastante com a castração, e pode até parar completamente. Já resgatamos inúmeros gatos adultos da rua, e depois de castrados nunca mais marcaram território.

  60. Gente, e quando a gatinha, que sempre fez tudo direitinho na caixinha resolve fazer só xixi no meu sofá? Ela usa a caixainha para o coco e o xixi faz no tapete, no sofá, etc. Ela é castrada, não sai na rua. Não entendo! Podem me ajudar?

    • oi Simone…a primeira providência é uma visita ao vet para exames de sangue e urina, de repente pode ser uma infecção urinária ou qualquer outra coisa. Eliminada a possibilidade de qualquer problema de saúde, podemos pensar em problemas comportamentais. Gatos não começam a fazer xixi fora do lugar ‘do nada’. Alguma coisa aconteceu, às vezes algo tão pequeno e insignificante que nem percebemos, mas que para o gato é uma tremenda mudança na rotina dele. Procure pensar se houve qualquer mudança na rotina da casa, dos produtos de limpeza usados, na disposição dos móveis, alguém que ficava mais em casa e agora fica mais tempo ausente, ou vice-versa, a chegada de um novo pet. Qualquer coisa mesmo pode provocar essas mudanças de comportamento, cabe a nós bancarmos o detetive para descobrir.

  61. Olá!! Adorei as dicas!! Sem dúvidas vou usá-las..
    Mas o problema que tenho não é causado pelo meu gato, que é um fofo e super educado (e castrado). Mas sim por um gatão que está invadindo aqui, comendo a comida dele e fazendo xixi pela casa!!!! Além de limpar, estou buscando uma solução para espantá-lo daqui.. Não quero mais um gato pra criar!! heehehhe
    Alguém tem uma dica??

    • oi Carla…para evitar visitas indesejadas, é deixar a comida fora do alcance (dentro de casa) e fechar as janelas e portas. E se der, colocar telas em 45º nos seus muros, para impedir que gatos estranhos entrem.Porque além do problema do xixi, existe um risco grande de trazer doenças para o seu gato.

  62. Bom Dia. Tenho uma gatinha de uns 8 meses por ai. Adotei ela quando estava com uns 3 meses. De inicio ela estava fazendo xixi na caixa de areia corretamente, só que a partir de uns 5 meses de vida ela começou a urinar com muita frequência em minha cama. Coloquei mais caixas de areia pela casa e o problema continua. Já reprendi, briguei com ela, mas não está adiantando nada. Descuidou e ela faz xixi nos edredons, cobertas, mantas, agora neste frio lavo tudo e fica difícil de secar. Meu marido também está ficando chateado com esta situação. Ela sabe que fez coisa errada porque ficamos bravos com ela, mas depois ela volta a fazer. Por favor será que ela é porquinha assim, ou existe algo que possa fazer para evitar estes xixi na minha cama? Desde já agradeço…

    • olá Milena, a informação mais importante vc não nos passou: ela já foi castrada? Se não foi, essa é a primeira providência a ser tomada. Não são só os machos que marcam território, as fêmeas tb o fazem, e pode ser que o comportamento dela se deva a isso.

  63. olá, estou há 15 dias com uma gata de 5 meses, já castrada. Ela faz xixi e coco na caixinha de areia, tudo certo, e limpo sempre. Mas de uns dias pra cá fez xixi na minha cama, e 2 vezes no meu sofá… To desesperada, nao quero meu unico sofa fedendo xixi!!! Tenho criança pequena em casa, que fica atrás da gata o dia todo, querendo brincar, e tem muitos ciúmes. O xixi fora da caixa pode ser por causa dela? Como resolvo isso?

    • oi Marina
      Gatos são animais de rotina, e qualquer mudança causa stress. Qdo um gato vai para um novo lar o que ele sente é mais ou menos o que vc sentiria se tivesse que mudar de emprego e de cidade em um só dia…multiplicado por dez, porque o gato não consegue racionalizar o que está acontecendo com ele. Ele precisa de um tempo para se adaptar…dependendo do temperamento do gato, 15 dias é pouquíssimo tempo nesse processo. Sua gatinha ainda está se acostumando com o novo ambiente, com as novas pessoas, com a nova vida, e é comum acontecerem alguns ‘acidentes’. Ela sente necessidade de deixar a marca dela no lugar, para se sentir mais confortável. Procure ajudá-la passando um paninho no rosto dela, na região do queixo e onde os pelos são mais ralinhos na testa, e então passe esse paninho por toda a casa, nas quinas do móveis, das paredes…isso irá espalhar o cheiro dela pela casa, e ela irá se sentir mais segura ao reconhecer o cheiro dela no território. Com o tempo a tendência é o comportamento passar e ela usar só a caixinha de areia. Agora, a criança realmente pode estar contribuindo para aumentar o stress de um período que já é por si só difícil para a gatinha. Sei que é difícil para a criança entender, mas tente conversar e explicar pra ela (depende da idade, vc não mencionou) que a gatinha não é um brinquedo, e precisa ficar tranquila para poder se adaptar, que qualquer contato precisa ser feito com muito cuidado e gentileza, que não se deve gritar perto da gatinha, só falar com voz suave para não assustá-la…isso é muito importante para que as duas, gata e criança, possam desenvolver um relacionamento bacana e saudável.

  64. Ola pessoal meu gato fez xixi no banco do carro, Essa soluçao de agua oxigenada + bicarbonato 3% + vinagre vai tirar o odor?

    • oi Selma, se vai sair completamente é difícil dizer, mas com certeza vale a pena tentar. Só faça o teste em um lugar escondido, para ver se não mancha.

  65. BOA TARDE LUANA,

    TB TENHO 4 LINDOS GATOS, TRÊS PERSINHAS, TODOS DESDE 2 MESES.HOJE TEM ENTRE 10 E 8 ANOS , CASTRADOS MEUS 2 PERSAS , O PRETO E A CINZA DETESTAM A CAIXA DE AREIA, MAS AMAM FAZER XIXI NO JORNAL AMASSADO. JÁ A BRANCA E O SIAMES ADORAM A AREIA ENTÃO, EXPERIMENTE DEIXAR NO BANHEIRO DE EMPREGADA, DENTRO DO BOX, UNS JORNAIS MEIO AMASSADOS. PODE SER QUE ELA TB TENHA ESSA PREFERÊNCIA. BOA SORTE!

  66. Tenho um gato castrado, e mesmo assim ele faz xixi por todos os cantos.O que fazer?

    • oi Nilce
      ele chega a usar a caixinha de areia, ou nunca usa? Sempre fez xixi errado, ou é um comportamento que começou depois de um tempo? É o único gato da casa? Precisaríamos de mais informações para poder tentar ajudar, são inúmeros os fatores que podem levar um gato a fazer xixi fora do lugar…desde coisas simples, como caixinha colocada em lugar inadequado (na concepção do gato) ou granulado que não é do agrado do gato, até problemas de saúde.

  67. No meu caso, tenho 4 gatos que moram na minha varanda e fazem xixi na caixinha (com jornais) e nos jornais que espalho no chão. Troco todos os dias e jogo generosas doses de água sanitária e produtos de pet shop mas, o odor fica pela varanda e invade a casa. Como fazer pra ao menos minimizar esse odor?

    • oi Júnia
      Nós tb usamos jornal com os resgatinhos, a troca total do jornal qtas vezes for necessário por dia acaba sendo mais higiênico do que o granulado. Mas vc precisa colocar jornal no chão tb? Eles não usariam só a caixinha se houvesse só a caixinha com jornal? Porque o xixi em cima do jornal no chão vai acabar entrando em contato com o piso, e dependendo do tipo de piso que for (poroso) o odor vai impregnar mesmo. Eu ainda acho que o vinagre é o mais eficiente para neutralizar o cheiro de amônia, vc pode tentar limpar com vinagre (deixe agir por um tempo) antes de jogar água sanitária ou qualquer outro produto em cima.

  68. Olá tenho um gato já a quase 6 anos aqui em casa e ele sempre teve o seu lugar de fazer suas necessidades e mais ou menos uns 2 meses ele começou a fazer suas necessidades em varias partes da casa o que será que está acontecendo? Aguardo resposta .

    • olá Tiago
      Se ele sempre usou a caixinha e de repente começou a fazer xixi fora do lugar, a primeira providência é levar ao vet e fazer um check-up (o que deve incluir exames clínicos: urina, sangue, glicemia…), ver se está tudo em ordem. Muitos problemas de saúde podem causar xixis fora do lugar, como infecção urinária, diabetes, etc.
      Descartada a possibilidade de problemas de saúde, daí parte-se para o trabalho de detetive para descobrir o que mudou no ambiente/rotina para provocar a mudança no comportamento.

  69. Olá adorei as dicas,sofro com tudo isso aqui em casa,xixi por todos os lados,temos três gatos,duas fêmeas e um macho,as duas são castradas.Essa semana para diminuir o cheiro de xixi nos vasos salpiquei pimenta do reino.Foi um sucesso,nem chegaram perto ,será que fiz certo?

    • oi Adriana, pimenta é uma boa opção, mas se além das fêmeas vc castrar tb o seu gato macho os xixis fora do lugar provavelmente irão diminuir bastante, além dele ficar livre de uma série de possíveis problemas de saúde, como câncer de próstata. Pense nisso!

  70. Olá! Tenho 4 gatos, todos adotados bem pequenos, mas o meu problema é com os dois irmãos mais novos. Toda vez que eu limpo a casa eles fazem xixi onde acabei de limpar, normalmente no banheiro, sala e cozinha. Eles não usam mais caixa de areia, mas é só tudo estar limpo que isso acontece. Queria saber se existe alguma receita que inibe os gatos de fazerem suas necessidades em locais inapropriados.
    Desde já agradeço, Thammy

    • olá Thammy, primeira pergunta: são todos castrados? A impressão que dá é que eles estão marcando o território: quando vc limpa, o cheiro dos gatos sai, então eles vão lá e urinam para deixar o cheiro deles novamente.

  71. OI, o meu gato começou a fazer marcação de território no sofa, passado alguns dias castrei… Ja passou 2 meses, e ele tornou a fazer xixi no sofa no mesmo sitio, será que é por ele ainda sentir o odor do xixi ?
    Ajude-meeee :)

  72. Olá pessoal, parabéns pelo site, a ideia de ajudar é sempre bem vinda!!!
    gostaria de compartilhar a minha história com vc´s!
    Tenho 4 gatos (2 machos e 2 fêmeas da mesma ninhada) castrei eles novinhos, para não acontecer uma super população aqui em casa (4 já passou da conta, rsrsrsrs) e antes da castração não me lembro de ter problemas com demarcação territorial ou brigas, mas após nooooosa eles “quase se matam” é uma luta diaria separar um macho ( que chamo de macho alfa) da menor gatinha, ela vive se escondendo por de baixo dos móveis e nunca fica no mesmo cômodo que os outros (tadinha, ela se exclui totalmente) já levei ao veterinário e ela não tem nenhum problema de saúde, já fiz 6 meses de tratamento com fluoxetina e nada, nada resolve o problema de demarcação, fiz uma área inteira com um caixote enorme com farelo de madeira (aquele granulado de madeira é o que eles preferem) mantenho sempre limpo e tem mais um canteiro de areia no jardim e 2 caixas de areias extra = nada funciona!
    Minha opção hoje é limpar, limpar e limpar, uso bastante peróxido de hidrogênio e agua, pra min é oque eu acho que limpa e elimina o odor, outra coisa que descobri foi após limpar passar óleo de peroba, nos lugares com oleo não ocorre mais a demarcação…oque é muito bom, mas o outro lado é que ela vai achar um lugar novo para o crime, é estranho por que ela faz em lugares de cruzamento de território mesmo, exe: portas, janelas, móveis de corredores,… lugares de encruzilhadas digamos assim. Se alguém tiver alguma dica, fique a vontade em me ajudar!

  73. Esse procedimento serve para piso de madeira?

    Eu troquei de areia e meu gato detestou e começou a fazer xixi na casa inteira… eu voltei pra areia original, e ele voltou a fazer na caixa, mas o cheiro ficou horrível! Lavei com sabão em pó, mas não sai! Posso fazer esse procedimento acima?

    Outra duvida… ele voltou a fazer o xixi na caixa, mas o coco não! Ele faz perto da caixa, mas fora. O que faço pra ele voltar a fazer o coco na caixa? Já tentei colocar o coco dele lá, mas não adiantou.

    Beijos.

    • oi Mariana, se o piso for laminado de madeira é bom testar em uma pequena área escondida, pro caso de manchar.
      Pode ser que com o tempo ele volte a fazer o cocô no lugar certo, mas ele agora está superando o trauma da nova areia, pode demorar um tempo…Sem querer desanimar vc, desde a época que dei lar temporário pra dois gatinhos, um dos meus gatos começou a fazer cocô bem na frente da caixinha de areia. Os gatinhos temporários foram embora já tem mais de 6 meses, e ele continua fazendo o cocô fora da caixinha :(

      • Eu vi num site que talvez ele tivesse achando que a caixa dele estava pequena, então coloquei duas caixas, uma do lado da outra… No primeiro dia deu certo, ele usou uma pro xixi e outra pro coco… mas dois dias depois e ele voltou a fazer fora do lugar… Poxa vida… e oq vc faz quando pega ele no flagra? Dá uma bronca? Reprova ele?

        • oi Mariana, tem que ser no flagra mesmo, se for 1 segundo depois já não adianta mais. E não adianta dar bronca do tipo que damos em cachorro, esse lance (na minha opinião horrível) de esfregar o focinho dele no xixi e tal. Ele sempre fez xixi no lugar errado, ou o comportamento começou ‘do nada’?

          • Ele sempre fez no lugar certo! Eu tentei mudar a areia e ele odiou a nova, ai ele começou a fazer em toda parte, foi um pesadelo! Meu piso é de madeira, imagina! Começou a corroer o piso, enfim… voltei pra areia antiga, ai ele voltou a fazer o xixi na caixa de areia, e faz o coco fora… tentei colocar duas caixas pra ver se o problema era o espaço, coloquei uma ao lado da outra… no primeiro dia ele fez xixi em uma, coco na outra,.. depois voltou a fazer no chão… já cansei de pegar ele no flagra e eu não esfrego o focinho eu dou uma bronca e levo ele até a caixa, mas não adiantou.
            Não sei mais o que fazer… já tentei deixar um pedaço do coco na caixa, pra ele sentir o cheiro, mas não rolou. Já tentei dar biscoito quando ele faz certo, mas não incentivou (ele faz certo MUITO raramente, muito mesmo…). =\

  74. Será que alguém me ajudaria? Tenho uma gata há três anos, e ela simplesmente não faz xixi na terrinha, nem jornal, nada!! ela faz do lado da caixa de areia, mas na caixa de areia mesmo, só o cocô.. Ela é cega e não sei se isso tem alguma relação.. Pq mesmo deixando a caixa de areia em lugar calmo, e sempre limpa, ela se recusa a fazer o xixi lá!!
    Já levei no vet e esta tudo certo com ela.

    • oi Samy, se ela usa a cx para fazer cocô, não acho que ser cega tenha alguma relação com o comportamento. Vc já experimentou deixar duas caixinhas para ela? Tem gato que não gosta de fazer xixi no mesmo lugar que faz cocô. Já experimentou milhões de tipos de areia diferentes? Quem sabe um é mais do agrado dela pra fazer xixi.

  75. OI, blz? Tenho 3 gatinhos, sendo 2 machos e uma fêmea que é a dona da casa, os 3 são castrados e eles fazem tudo na caixinha mas de repente um deles (que nunca descobri quem seja, e estão comigo a 4 anos) faz xixi em colchão, em roupa, até coco um dia fizeram e ainda cobriram com o lençol,rsrsrrsrs danadinhos, isso acontece esporadicamente e notei que quando demoro na rua ou viajo isso acontece, isso pode ser uma forma de protesto? Além de ocorrer um bullying, pois minha gata mais velha toca o terror no mais novo, não sei como reverter essa situação, será q ela pode atrapalhar e ocorrer esse tipo de comportamento? Pq quando estou em casa, os 3 fazem tudo certinho na caixinha, não penso que estejam doentes, pq eles brincam o dia inteiro, comem, bebem e dormem felizes. Não sei exatamente o q fazer! Se estiverem doentes, ficariam assim tão alegres o dia todo? Obrigada por qq resposta q venha me esclarecer, esse site é muito legal!

    • oi Kelly, pode ser sim uma represália à sua ausência, isso é comum. Agora, se existe um atrito no relacionamento entre os gatos, os xixis fora do lugar tb podem ser resultado disso. Seria importante vc tentar identificar quem é o autor dos xixis…se for o gatinho que sofre bullying, mais chance desse ser o motivo. Qdo vc está em casa vc consegue controlar o bullying? O relacionamento da gata com ele sempre foi conturbado? Porque se sempre foi, por que ele começou a fazer xixi só agora? E quanto a estarem ativos e brincalhões, já vimos caso em que o gato fazia xixi em tudo quanto era lugar e agia de modo absolutamente normal, aparentemente estava super saudável. Ao ser levado ao vet descobriu-se que estava com uma infecção urinária! Então, procure identificar o meliante, faça um check-up nele, e só depois de estar 100% segura de que a saúde dele está ok pense nos motivos comportamentais.

  76. Oi,
    tenho 3 gatos O Jackie (1 ano e castrado) a Mia(9 meses e castrada) e o pequeno Snarf (4 meses e ainda num foi castrado), moro em Blumenau, e aqui da uns dias loucos de frio outro de calor, o Snarf resolveu fazer xixi na coberta de pena que nos temos aqui, minha esposa passou um pano com agua e outra com alcool, e secamos com o secador, como jah faz mais de um mes que nao para de chover em aqui, será que essa receita vai funcionar para tirar o cheio, o Bom é que ele parou de fazer xixi nas coisas, nesse frio eles dormem com a gente, a coberta eu guardei ela depois de seca.

  77. Minha gata tem 8 anos e é louca….sempre q algo a desagrada, ela faz xixi no chão!!!
    Eu até já acostumei, ela sempre foi assim….
    As vezes ela fica meses sem fazer xixi, e de repente vai lá e faz….
    Será q essa solução de vinagre resolveria o problema??

  78. tenho 4 gatos e eles sempre fazem cocô e xixi nos tapetes aqui de casa me da uma dica por favor (obrigado pelas dicas )

    • olá Heitor, primeira pergunta: eles são castrados? Se não forem, essa é a providência mais importante a ser tomada. A partir dela, se o comportamento continuar daí é preciso estudar o que está causando o comportamento…Eles se dão bem? A casa é grande o suficiente para acomodar 4 gatos? Eles só fazem xixi fora do lugar, ou usam a caixinha tb? Para poder dar dicas, preciso de mais informações…

  79. Pode ser, à exemplo do que já me ocorreu, é que em sua casa tenha entrado outro felino e demarcado o lugar, e as suas duas gatas, no intuito de eliminar essa “demarcação”, tentem encobrir o cheiro do intruso. Quando isso ocorreu em meu cafofo, eliminei esses tais lugares demarcados borifando Cloro puro nos locais; e os locais demarcados, ao receberem o Cloro, ficam esbranquiçados. E assim fica fácil identificar os locais “benzidos” com urinas, sendo só absorver o Cloro e higienizar com outros produtos de limpeza e desinfetantes.

  80. Sobre a limpeza de chão, eu uso borifar cloro puro no piso, e onde tem urina (mesmo que seca) o local fica esbranquiçado; aí é só limpar o local.
    Sobre tapetes, sofás, poltronas, colchões, bancos de carro, …, eu encharco o local com álcool etílico (aquele do carro à álcool), absorvo o máximo que puder e ponho prá secar (ao sol, ou uso o secador de cabelo.

  81. Minha gatinha aadoooravaa fazer xixi na cama da minha filha…sobre as cobertas, pensa na tristeza…e era só na cama dela. Passei aqueles sprays tipo bom ar pra sair o cheiro…mais nada adiantava. Eu sempre limpo a caixa de areia, sempre, mas não sabia que eles não gostavam que trocassem a marca, e eu vivia trocando. Agora se a caixa está suja, pois são dois gatos agora, eles fazem no box do banheiro, daí tooodooo dia eu tenho que lavar o box com kiboa.

  82. Olá,
    Primeiramente, parabéns pelo site.
    Seguinte, há cerca de um mês, adotei um gatinho filhote. Desde o primeiro dia, colocamos a caixinha de areia, e foi muito bem aceita por ele, nem precisamos ensinar, o danadinho aprendeu sozinho usá-la. Como moramos num sítio próximo à praia, areia é o que não falta aqui, por isso nem compramos.
    Acontece que, ontem e hoje, ele urinou no sofá, do nada.
    Sua rotina não mudou, ele tem liberdade na casa e anda pelo sítio todo, passa parte do dia lá fora, e vez ou outra entra para comer e brincar comigo, rs. Durante a noite, dorme conosco na cama e tudo mais.
    Estou perdida, nunca lidei com gatos anteriormente, meu marido está furioso com o bichano e já quero doá-lo. Me apeguei a ele, não quero me desfazer, mas preciso achar um jeito dele não fazer mais isso. Ah e as duas vezes que ele fez o xixi, foi durante o dia.
    Heeeeelp me,rs

    • oi Carla, a principal informação vc não nos passou: ele já está castrado? Porque se não está, e dependendo da idade dele, os xixis podem ser o começo da marcação de território, então a coisa mais importante é providenciar a castração, caso contrário os xixis só vão piorar, inclusive o cheiro vai ficar cada vez mais forte (sem falar que se ele tem acesso à rua e não for castrado, será responsável pelo nascimento de incontáveis gerações de filhotes que irão nascer e morrer na rua, provavelmente uma vida sofrida e uma morte violenta e triste).
      Uma outra coisa a ser levada em consideração: se vc o adotou há cerca de um mês, ele ainda está em processo de adaptação…mesmo que aparentemente esteja super bem, para gatos qualquer mudança representa um enorme stress, imagine o que representa ir para um novo lar, e devido a isso esse tipo de ‘acidente’ é muito comum de acontecer, muito mesmo. Tenham paciência com o bichinho, ele está se adaptando à nova vida.
      Outra coisa: PELAMORDEDEUS NÃO USE AREIA DA PRAIA!!!!
      A areia da praia é contaminada com tudo o que vc pode imaginar. Insetos de todos os tipos rastejam por ela, deixando para trás dejetos, às vezes até morrem e lá ficam…mesmo que vc não veja a olho nu, estão lá micro pedacinhos de baratas nojentas! Ratos e ratazanas, cachorros, outros gatos, e até humanos usam essa areia como banheiro, pense nisso!
      Ao usar esse tipo de areia seu gato pode se contaminar com vários tipos de parasitas (inclusive o que transmite a toxoplasmose, que é uma zoonose, ou seja, passa para humanos), protozoários, fungos, bactérias, enfim, um caldeirão de riscos não só para o seu gato, mas também para você e sua família, porque o gato usa a caixinha, sai andando pela casa com a patinha suja de areia, e resolve ir tirar um cochilo bem em cima do seu travesseiro, ou então ir pedir um abraço! Um dos motivos pelo qual é tão importante manter o gato dentro de casa é justamente evitar esse tipo de risco, então não faz sentido trazer o risco para dentro de casa através dessa areia né?
      Os granulados higiênicos são esterilizados e tratados, feitos especialmente para uso na caixinha dos gatos. Tá certo que existem alguns que são bem vagabundos mesmo, ficam com o maior cheiro de amônia e não rendem absolutamente nada, porque o cheiro é tão ruim que tem que trocar a caixinha inteira a cada vez (o famoso barato que sai caro). Mas daí já é questão de testar as diferentes marcas e procurar uma que tenha um bom custo-benefício. Independente de sua escolha de granulado, ou mesmo jornal picado, o importante é isso: NUNCA USE AREIA DE CONSTRUÇÃO OU DE PRAIA NA CAIXINHA DO SEU GATO!! A saúde dele, e a sua, agradecem.

  83. Ola tenho uma diquinha que funcionou com meu gato, espalhei pimenta do reino nos carpetes e tapetes ele sente o cheiro da pimenta e nao faz xixi mais nos lugares onde tem pimenta do reino :), achei essa dica em um site que nao me recordo mais, o interessante e que e barato e funcionou com o meu gatinho preto que agora ja tem 3 anos e meio :D.

  84. Oi, queria saber se dá p usar isso em mochila? Meu amigo tem 3 gatos em casa e eles viviam se esfregando e dormindo numa mochila minha que estava na casa dele, um dia ele deixou na casa da mãe, que também tem um gato que tem rixa com o macho do meu amigo e ai o bicho foi lá e fez xixi na mochila.. Ele lavou e pôs no sol, mas ainda tá forte o cheiro do xixi do safado. Essas dicas, servem p tirar o cheiro de xixi de gato? Eu não sei nem que parte foi que ele urinou ://

  85. Ola!
    Estou com um pequeno grande problema tenho 6 gatos ,5 machos e 1 fêmea porem dois machos já são adultos e a fêmea é a mãe de todos só que um dos machos começou a estranhar o outro e começou a marcar território e brigar com o outro o cheiro q fica sinceramente é insuportável e agora deu pra fazer xixi na minha mesa e nas maquinas de costuras q eu tenho, como faço para eliminar esse cheiro ruim de xixi q ele ta fazendo e como faço para ele parar de marcar território em todo o lugar .
    Vocês podem me ajudar por favor =^.^=
    agradeço a atenção.

    • oi Bruna, o principal vc não nos informou: esses gatos são todos castrados? Porque se não forem, a marcação de território só vai piorar à medida que os outros gatos forem crescendo. Se ainda não forem castrados, essa é a primeira providência que vc deve tomar para começar a se livrar do problema de xixi fora do lugar. Todos eles precisam ser castrados, todos os machos e a fêmea.

  86. Olá, adorei a dica, e tenho mais uma que funciona aqui em casa: ALCOOL. Seque imediatamente o xixi e borife álcool de limpeza, sem economizar…quando secar o cheiro some…e depois é só passar algum perfuminho de ambiente ou desinfetante de casa, dependendo do local….

  87. OLÁ PESSOAL, DÁ PRA ESBORRIFAR ESSA MISTURA TBÉM NA CAIXA DE AREIA???POR QUE NÃO DÁ PRA JOGAR TANTA AREIA FORA TODOS OS DIAS, EU JOGO O RESTO DE XIXI FORA , (AQUELES TORRÕES DE AREIA MAIORES), MAIS EU NÃO ELIMINO O RESTANTE DA AREIA, ISSO NÃO ATRAPALHA EM NADA, MEUS DOIS GATOS USAM MUITO BEM AS CAIXAS DE AREIA QUE GERALMENTE SÃO QUATRO, MAIS O CHEIRO DE XIXI É O QUE MAIS ME INCOMODA….

    • oi Ana Paula, se o cheiro da areia é tão forte assim, acho que o que vc precisa fazer é trocar de marca, porque uma boa areia não deve ficar fedida assim do jeito que vc fala. A maioria dessas areias mais baratinhas não controlam em nada o cheiro de urina, parece que até pioram, e no fim vc acaba realmente tendo que trocar tudo pra controlar o cheiro. O famoso barato que sai caro. Recomendamos granulado sanitário de madeira, são excelentes e o controle de cheiro é fenomenal. Moro em apartamento, e ninguém diz que aqui moram 6 gatos.
      Usamos a Kitty Cat (www.kittycat.com.br), mas existem várias marcas e o princípio é o mesmo, todas funcionam muito bem.

  88. Olá.
    Eu já tive criação de gatos persas e sempre usei Lisoforme Bruto.
    Tira o cheiro na hora de qualquer superficie. Uso até hoje quando
    meu cachorrinho faz xixi no tapete.

  89. Olá.. Tenho 2 gatas castradas, doceis e disciplinadas, mas o problema eh q, os gatos machos da rua entram na minha casa para comer a comida delas e fazem xixi pela casa toda. O q faço? Por favor me de uma ajuda, pois nao aguento mais o mau cheiro q fica.

    • oi Camila…a primeira providência é deixar a comida dos seus gatos em um lugar onde os gatos de rua não consigam acessar…onde ela fica atualmente? Qdo vc diz que eles entram na sua casa, é no quintal, ou dentro de casa mesmo??

  90. Bom dia, tenho dois gatinhos de 4 meses retirados da rua ja a 1 mes conosco e o menos em tamanho começou a 1 semana a urinar no nosso quarto de manha cedo entre eu e meu marido, eles sempre entraram no nosso quarto antes de levantarmos para brincar ( os dois) e a 1 semana ele começlou a fazer isso. tem duas caixas no banheiro de hospedes para eles mas ficam as duas no mesmo ambiente e ele nao faz fora da caixinha em nenhum outro momento, so de manha antes de irmos ao trabalho. ja limpei com a solução nosso colçhao, tenho forro plastico entao nao sujou o colçhao laveia roupa, travesseiros e deixei aqui nao, mas repetiu de novo hoje cedo. Que posso fazer? a nossa vet ja avaliou e esta otimo de saude, e so no nosso colção, ja deixei comida em cima da cama no potinho por toda a semana mas nao adiantou…..socorr.!

    • Oi Monica…bom, com 4 meses já dá pra vc pensar em mandar castrar, essa é a primeira e principal providência. Esses xixis ainda podem ser parte do processo de adaptação, mesmo que aparentemente estejam super adaptados alguns gatos sofrem mais com o stress de qualquer mudança, e isso muitas vezes se reflete fisiologicamente. Não entendi direito se há uma semana ele começou com esse comportamento e ele vem se repetindo todos os dias, ou se foram xixis esporádicos. Se ele fizer novamente, imediatamente diga um não bem firme, tire-o da cama e do quarto, não permitindo que ele volte a entrar. Ele precisa associar que se fizer o xixi lá será repreendido e punido (não poderá entrar pra brincar). Experimente por uns dias não deixar que ele entre no quarto para essa brincadeira matinal, e observe se o xixi acontece em algum outro horário e/ou lugar. Depois de alguns dias, deixe ele entrar novamente, e se o xixi voltar a acontecer, repreenda-o novamente. Um dos meus gatos fazia xixi na minha cama praticamente todas as noites, logo que chegou. Daí o deixei fora do quarto por 3 noites, enquanto os outros dormiam na cama comigo…foi uma choradeira, ele de um lado da porta, e eu do outro, morrendo de dó dele. Mas aguentei firme. Depois de 3 noites deixei que ele entrasse novamente…xixi. Mais duas noites ‘de castigo’ fora do quarto, e ele parou.

  91. foram xixis esporadicos, ele estava brincando e brincando ai soltou o xixi bastante….rsrsrs parecia criança quando tira a fraldinha, um chafaris, ai estamos deixando os dois fora do nosso quarto chorando….nao teve mais xixi nenhum fora da caixinha. mas estamos com receio de deixar entrar no quarto de novo.

    • oi Monica, como é filhote ainda, pode ter sido xixi de agitação, que nem cachorro faz quando vê o dono sabe? Não é comum em gatos, mas como essa brincadeira com vcs de manhã parece ser um momento especial do dia, ele ficou muito agitado.

      • e para lavar os lencois e edredon…ele fez no mesmo lençol que tinha feito antes mesmo lavado com sabao omo e vinagre dois ciclos de maquina completos! e edredon lavado em lavanderia…o cheiro do xixi sai de vez????

  92. Muito obrigada pela super dica, eu fiz tudo direitinho e realmente saiu o mau cheiro do xixi do meu gato, no meu sofá! façam dá super certo!
    Gisele

  93. Olá !!! Tenho uma gata de 4 anos, até pouco tempo ela nunca havia feito xixi dentro de casa e agora de uns tempos pra cá ela começou a fazer xixi nos tapetes e no box do banheiro, o que faço pra que ela pare com isso e qual será o motivo dela estar fazendo isso??

    • olá Mônica…nenhum gato que sempre usou a caixinha direitinho começa a fazer xixi fora do lugar ‘por nada, então precisamos estar sempre atentas. Qdo o gato começa a apresentar esse tipo de comportamento, a primeira providência é uma visita ao veterinário, para eliminar a possibilidade de ser qualquer problema de saúde (cistite, cálculo, diabetes…). Uma vez estabelecido que a saúde do animal está ok, restam os motivos comportamentais, e para conseguir descobrir a causa do problema é preciso dar uma de Sherlock. O que mudou na sua casa? Chegou algum outro animal? Vc mudou a mobília de lugar? Pintou a parede? Foi viajar? Ficava muito tempo em casa e agora passa o dia fora, ou vice-versa? Mudou a marca do granulado sanitário? O lugar da caixinha? A alimentação do gato? Qualquer mudança na rotina, por mais insignificante que possa parecer pra gente, pode causar os problemas comportamentais nos gatos…

  94. Olá, parabéns pelo site, muito útil e super divertido. Bem, tenho uma neguinha muito mal criada sabe…. ele decidiu fazer seu pipi no canto do armário embutido de madeira, onde o piso e o rodapé também são de madeira…… o cheiro está horrivel, já está até manchado…. vou utilizar a solução de limpeza sugerida aqui no site, mas teria algo que eu pudesse passar para ela não utilizar mais o bendito cantinho!
    obrigada!
    abraços
    Gloria

    • oi Gloria, se isso for possível, o mais fácil é impedir o acesso dela ao local. Ela sempre fez xixi nesse cantinho, ou começou faz pouco tempo?

  95. Olá, gostei da dica e da receita para limpar. Adotei um gatinho tem 3 semanas e ele cisma em fazer xixi na minha cama e também no meu edredom, como faço pra tirar o cheiro do edredom? Já comprei um educador sanitario mas não adiantou, consegue me ajudar?

    • oi Adriana, se vc tiver como lavar o edredom em casa, lave-o com vinagre e depois normalmente. Ou leve a uma boa lavanderia e explique que está com urina.

  96. Este site caiu do Céu L-I-T-E-R-A-L-M-E-N-T-E pois tenho um Gato castrado de 2 anos,achei na rua com 1 semana de vida sempre fez suas necessidades na caixa,a um mês descobri que o xixi ele faz no ralo do banheiro fiquei super Feliz…a duas semanas ganhei um filhote de Poodle,fiquei preocupada com esta adaptação mas foi super tranquilo ele aceitou super bem,eles passam o dia brincando até dormem juntos,mas hoje pela manhã o peguei fazendo xixi no sofá,fique frustrada e preocupada,pensei em até doar os DOIS,mas resolvi ver o que o TIO GOOGLE tinha para me dizer…. e encontrei este site MARAVILHOSO que me esclareceu muita coisa e fique aliviada e sei exatamente o que fazer, e melhor sei a causa do ”problema” (o novo animal),apesar de não ter deixado de dar atenção e carinho,agora vou intensificar… e melhor, o sofá que iria colocar fora vou tentar a solução sugerida no Site,estava triste agora estou mega animada.Parabéns.

    • olá Ilana, ficamos felizes de ajudar. Com certeza o xixi coincidir com a chegada do cachorrinho é uma forte indicação de que esse é um problema comportamental. No entanto, fique atenta ao seu gatinho e observe se ele está fazendo xixi demais ou de menos, se a coloração do xixi está normal (não deve ser avermelhada, o que indica a presença de sangue), se ele apresenta dificuldade ao urinar, perda de apetite, qualquer mudança significativa de comportamento. É comum gatos terem problemas no trato urinário, então precisamos estar sempre atentas. Se vc puder, e se perceber que os xixis fora do lugar continuam, leve-o ao veterinário para fazer um check-up (hemograma, perfil renal e hepático, exame de urina) e ver se está tudo em ordem.

      • Bom… a coloração do Xixi está normal(amarela), ele está comendo super bem…pois come a comida dele e a do cachorro, e insiste em fazer xixi no sofá,comprei uma série de brinquedinhos e intensifiquei o carinho,mas ele parece normal só percebo que não está normal quando faz xixi no sofá,não é todo dia que encontro a ”mancha” mais ou menos 2 vezes por semana,hoje vou levar o Poodle no veterinário e o levarei junto,estou triste pois percebo que ele não está confortável…sofá se compra outro.

  97. Olá, não sei se você se lembra de mim, mandei um e-mail para você sobre uma gata e 4 gatinhos que abandonaram em minha porta, depois a conheci em uma manifestação contra vivissecção.

    Consegui doar dois daqueles gatinhos, mais ficaram a mãe e dois machos (todos castrados), um deles desde filhote (agora estão com 2 anos) faz xixi fora do lugar,no início eu achava que era porque é muito danado ia para caixa de areia, mas se um dos irmãos estivesse brincando ele não fazia e ia brincar. No início não podia ter tapetes, colchas, almofadas etc. Tirei tudo e pus caixas de papelão, agora ele passou a fazer xixi e algumas vezes cocô no chão, sempre no mesmo lugar. Mas também usa caixa de areia.

    Eles ficam em um quarto onde apesar de ficarem presos tem muitas estantes onde correm e brincam, uma janela telada com vista para o quintal e com todas as condições para ficarem na janela tranquilamente (mesa e caixa madeira para subir na janela).

    Vou duas vezes ao dia vê-los e fico umas duas horas com eles brincando, fazendo massagens etc. Já tive gatos com problemas urinários e dois com problema renal e ele não tem qualquer indício de ter qualquer problema, pois faz xixi sem se lamber ou reclamar.

    Tudo indica que é demarcação de território. Fiquei preocupada por achar que poderia ser por causa de ficarem presos, mas uma amiga veterinária que os castrou. Diz que eles estão bem são gatos tranquilos, parecem “felizes” (para mim seriam se fossem livres…. mas).

    No início dava bronca nele, o levava a caixa de areia, depois no xixi, dizia aqui pode aqui não, fazia muitas vezes, agora parei de fazer isso limpo e pronto.
    Tenho 3 caixas de areia que são lavadas diariamente, não troco só a areia lavo também. Pus uma quarta caixa de areia onde ele faz xixi, não adiantou nada fez xixi mais para trás na mesma direção.

    Tenho limpado o chão com vinagre branco justamente para ajudar nas pulgas, consegui acabar com elas com vinagre branco (chão), mas agora mesmo limpando com pinho sol e as vezes vinagre puro e cheiro não está saindo, você teria alguma receita para o chão? Pode ser a mesma dos tapetes?
    Abraços,
    Marlene

    • oi Marlene, vc pode usar a receita para tapetes em chão sim. Aqui em casa não falta vinagre branco, sempre que aparece algum xixi fora do lugar é a primeira coisa que coloco, e depois se necessário faço a receita toda. Que tipo de chão é? Porque se for de madeira daí é bem mais complicado, porque ela absorve a urina e daí tirar o cheiro é praticamente impossível.

  98. Olá gostaria de saber se essa solução serve para o colchão também??

  99. Olá Tenho um gato macho, não castrado, moro numa casa só com mulheres e agora estou mudando pra uma casa que terá homens. Tem risco do gato querer marcar território? O que posso fazer pra evitar isso??
    Aguardo uma resposta.
    Obrigada
    Bjos Camila

    • olá Camila,
      Uma vez que seu gato não é castrado, a chance dele vir a marcar território existe e é grande, independente de haver ou não homens na casa. No entanto, como vc vai mudar, e gatos odeiam mudanças, é muito provável que ele marque território na nova casa, principalmente devido ao stress da mudança. E para evitar isso só há uma solução: castração, o quanto antes melhor. Além de evitar a marcação de território, evitará problemas de saúde no futuro, como câncer de próstata.

  100. Boa tarde!
    Castrei minha gatinha ontem e ela fez xixi na minha cama toda…. na hora do desespero passei uma misturinha de amaciante com alcool, na hora ficou bem cheiroso mas agora o fedor permanece :(
    Gostaria de saber se posso fazer o que vcs ensinam por cima dessa misturinha ou se é melhor esperar secar, se eu tiver que esperar secar, posso usar secador? Porque onde moro esta frio e chovendo, então vai demorar 1 ano pra secar ao natural… rs

    Aguardo resposta, desde já obrigada.
    Beijos.

    • oi Danila, desculpe a demora em responder…
      Vc conseguiu resolver o problema do colchão? Se acontecer novamente, seque o líquido com papel absorvente, sem esfregar, somente apertando. Faça isso até que o papel não consiga absorver mais nada. E depois aplique a solução de vinagre.

  101. Existe algum remédio caseiro para matar pulgas dos gatos dentro de casa? Beijos!

  102. Gente me ajuda eu tenho gato lindo que nunca me deu trabalho ele sempre foi muito educado mas agora eu adotei uma gata de 6 meses e ele começou a fazer a xixi nas coisas. O que eu faço? Será que castra-lo adianta? Fiz a mistura com vinagre e tal é boa para tirar o cheiro mas presiso que ele pare antes que meus pais me coloquem pra fora de casa com eles rs. Por favor me socorram

    • Olá Nicolly…xixis fora do lugar logo após a chegada de um novo animal em casa de modo geral são comportamentais. Como foi feita a adaptação entre os dois gatos, eles já estão se dando bem? Se a adaptação foi bem sucedida, a tendência é os xixis pararem com o tempo, mas é IMPRESCINDÍVEL que vc castre iemdiatamente não só o seu gato como tb sua gata, não só para controlar os xixis mas principalmente para evitar uma série de problemas graves de saúde.
      Dê uma lida aqui: http://www.resgatinhos.com.br/dicas/por-que-castrar/

  103. Bom dia …..
    Boom minha gata fez xixi em cima da minha cama e vou usar essa receitinha mais queria saber se a agua oxigenada é Aquele musse ou aquela agua
    Por favor e urgente estou no aguardo

    Obrigada !

  104. Tenho que compartilhar, meus gatos não fazem xixi em qualquer lugar, mas apareceu um gato de rua por aqui e meu gato ficou estressado e marcou território em 3 lugares um em cima do sofá, não tinha cristo que tirasse o cheiro, passei omo, fiz a mistura de vinagre com bicarbonato, tentei perfume, desinfetante e o cheiro persistia. Vi num post sobre um produto chamado Enzimac, fui no pet mesmo achando o preço salgado e comprei. Valeu cada centavo pago ele tirou todo o cheiro. Bjossss

  105. Boa tarde! Tenho dois gatos de 1 ano e meio cada (um gato e uma fêmea). Moro em um apartamento amplo com uma área enorme e fechada só pra eles.Os dois são comportados e usam a caixa. Adotei um gatinho q apareceu no meu portão miando, ele tem 6 meses e ainda não foi castrado. Desde que chegou vem fazendo suas necessidades fora da caixa. Comprei três caixas, uma de cada tipo, comprei vários tipos de areia, para ver se ele se acostuma com alguma, coloquei as caixas nos lugares onde ele faz as necessidades (geralmente é no canto da cozinha), mantenho a caixa sempre limpa (limpo 1, 2vz por dia) e mesmo assim ele opta em fazer o xixi e o coco fora da caixa. Ele simplesmente escolhe não usar a caixa. Ele é muito safado, pq qndo ele tem vontade ele usa a caixa, geralmente de noite. Mas na maioria das vezes ele vai pro canto da cozinha e faz. Se eu coloco algum empecilho ele escolhe outro lugar da casa. Ele está saudável, levei no veteinário e não apresenta nenhum problema de saúde. Não consigo imaginar um jeito de fazer ele aprender a usar a caixa regularmente.. Vc teria alguma sugestão?

    • oi Rachel, a primeira providência a tomar com certeza é castrá-lo. Com 6 meses ele já está querendo demarcar o território, e fazer as necessidades ‘por aí’ é uma maneira de fazer isso. Também há o stress associado a qualquer adaptação, mesmo gatos que sempre usaram a caixinha podem começar a fazer fora ao se virem em um novo ambiente, ainda mais se já houver outros gatos lá.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *