Alergia a gatos, e o gato alérgico

18 abril 2012, 2:38. Postado por Resgatinhos

Quando as pessoas alérgicas a gatos ficam perto deles, seus olhos coçam e incham, elas espirram incessantemente, seu nariz fica congestionado, e elas podem tossir ou até mesmo ter uma crise asmática. As pessoas alérgicas se sentem muito mal quando expostas ao alergeno. No entanto, ao contrário do que se diz por aí, não é o pêlo do gato que causa alergia, mas sim uma proteína presente na sua saliva. E como o gato está sempre se lambendo, essa proteína fica no pêlo. Pode levar semanas até que o alergeno se concentre na sua casa em quantidade suficiente para afetar certa pessoa, portanto não são todas as alergias que se tornam imediatamente evidentes. Algumas pessoas com um certo grau de alergia podem viver com um gato se mantiverem a casa muito limpa e derem banho no bichano pelo menos uma vez por mês. Deve-se lembrar também que muitas alergias podem ser controladas com tratamentos específicos, como vacinas ou homeopatia, e lembramos que os últimos estudos mostram que a convivência desde bebê com animais ajuda a criar anticorpos e prevenir as alergias..

Antes de adotar um gatinho, é muito importante verificar se ninguém na sua casa é alérgico. A maneira mais segura de prevenir um problema desses é fazer com que todos os membros da sua casa passem algum tempo na casa de pessoas com diferentes tipos de gatos, assim como em abrigos e gatis. É essencial que elas também passem algum tempo com o gato que você escolheu para adotar, no ambiente em que ele se encontra, antes de você levá-lo para a sua casa.

(fonte: ASPCA Complete Guide to Cats)

Uma curiosidade: gatos também podem ser alérgicos! Não a seres humanos (rsrs), mas a cheiros e perfumes muito fortes (como incenso, por exemplo), produtos de limpeza, poeira, e até mesmo a ração. Eles também têm crises de espirro e ficam com dificuldades respiratórias, podendo vir a apresentar um quadro de pneumonia alérgica, e nesse caso têm que receber tratamento adequado, que inclui antibióticos, anti-histamínicos e até corticóides. Como saber se os espirros do seu gato indicam um resfriado ou uma alergia? Se ele espirra seguidamente (mais de 4 espirros a cada vez, várias vezes ao longo do dia), apresenta secreção no nariz e/ou olhos, ele pode estar com uma crise alérgica. Se ele estiver resfriado dará 1 ou 2 espirros de cada vez, e perderá o apetite. Seja qual for o caso, consulte logo o seu veterinário para tratar do bichinho da maneira adequada! (consultoria: Dr. Manoel Oliva Proença Netto, médico veterinário)

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.


30 Responses to Alergia a gatos, e o gato alérgico

  1. Pessoal, gostei da orientação em ter contato com o gatinho antes de adotar pois sabemos de inúmeros casos onde a pessoa adota e depois alega ser alérgica para devolvê-los!
    Eu sou alérgica mas tenho 04 porque não vivo sem. Fiz uma limpa em casa (tirei tapetes, cortinas, ursos de pelúcia).
    Quem ama encontra um jeito! :)

    • Olá Níni! É verdade, muita gente devolve o gato alegando alergia…Às vezes é realmente o caso, mas muitas vezes percebemos que é só uma desculpa esfarrapada porque mudou de idéia e não quer mais o bichinho. A maioria das alergias se deve a ácaros, e uma boa limpeza na casa e banhos frequentes no gato resolvem o problema. Os médicos infelizmente ainda tem uma atitude muito simplista de mandar “livrar-se do gato”, é mais fácil do que procurar outras causas ou conseguir um tratamento eficaz.

  2. Adotei uma gatinha a 3 semanas e depois de 3 dias tive uma crise alérgica e fui parar no hospital. A primeira coisa que o médico disse foi: – Livre-se do gato !
    Confesso que pensei muito nessa opção, mas não tive coragem. A Niní me ajudou muito nessa fase de incerteza !!!
    Continuo com a minha gatinha querida, jamais me livrarei dela, estou super apegada. As vezes dá uma alergiazinha, mas nada que um bom antialérgico não resolva. E vamo que vamo !

    • oi Mali! Pois é, é a solução mais fácil. Quando peguei meu primeiro gato passei mais de um ano sem respirar pelo nariz. Dormir, só com remédio! Hoje cuido dos gatinhos da ong, tenho meus próprios, e não sinto mais nada. Criei anticorpos na marra, hehe! Que bom que vc decidiu por ficar com sua gatinha :)

  3. Adotei nosso gato, o Tom, quando ele tinha 8 meses e meus dois filhos eram alérgicos à pelos de gatos. A homeopatia e o convívio com ele ajudou-os a criar resistência. Vale a pena tentar!
    Parabéns pela iniciativa e sucesso ao resGatinhos ;)
    beijo

  4. Olá meninas! Então, eu tive uma gatinha quando criança, mas por conta de crises de asma minha mãe deu ela pra vizinha (menos mal pois sempre que podia ia ve-la), fiquei um longo hiato sem gatinhos em casa, até que achamos uma “ninhada” perto de casa, e pegamos a nossa Panqueca… sou ainda super alergica, mas dou banho nela ( e isso de fato ajuda muito!) não deixo ela durmir no meu quarto (oq ela adora) e acho q o principal que me ajudou muito, foi a dica de lavar as mãos depois de brincar com ela… evitando de por as mão “sujas” de gato no rosto e atacar novamente a asma… parece bobagem mas me ajudou muito!

  5. Moro em um pequeno apartamento com uma gata adotada desde bebezinha, quando chegou estava doentinha, mas foi amor a primeira vista,
    hoje “BABY” tem 6 anos, é minha companheira, a minha paixão…a grande alergia que sinto não vai me afastar dessa amizade, sou do tipo que
    se não ficar alisando não tá bom…Entre não sentir mais os sintomas da alergia e ficar sem meu bebê, prefiro sentir alergia pro resto da vida,
    não me importo !

  6. Olá!

    Há 10 dias adotei dois gatinhos filhotes, Enzo e Henry, são uns amores!
    Porém descobri que tenho alergia, minha pele coça, meu nariz congestiona, meus olhos incham…
    Quero continuar com eles, vocês sabem me dizer qual é o anti-alérgico que devo tomar?
    Vou comprar Polaramine pomada e líquido. Espero que resolva! ;)
    Se puderem me dizer qual vocês tomaram…
    Abraços!

    • Olá André
      Alergias se manifestam de maneira diferente para cada pessoa, o ideal seria vc consultar um médico, não é recomendável sair tomando anti-alérgico assim, como se fosse aspirina. Pode ser que vc seja sensível a algum componente, já pensou que perigo? Se for a um alergologista, se ele for daqueles que prefere resolver os casos da maneira mais simplista, a primeira coisa que ele dirá é para vc se livrar dos gatos. No entanto, dependendo do tipo de alergia que vc tem isso não é absolutamente necessário. A primeira coisa que vc deve providenciar é que seus gatinhos tomem banho com uma frequência maior, no mínimo 1x por mês. Como o fator alergênico está na saliva do gato, e ao se lamber ele passa para o pelo, banhos frequentes minimizam muito o problema. Escovar diariamente tb ajuda bastante. E depois existem inúmeros tratamentos para alergia, inclusive homeopatia, que costuma ser bastante eficiente. Se vc tb nunca teve contato com gatos antes, pode ser que seu organismo esteja reagindo a esse primeiro contato…foi o que aconteceu comigo, qdo peguei meu primeiro gato fiquei um ano com o nariz absolutamente trancado. Com o tempo acho que criei anticorpos, e hoje não sinto mais nada.

  7. Oi pessoal do Resgatinhos. Admiro e acompanho pelo Facebook o trabalho que vem fazendo pelos bichanos.
    Minha dúvida é sobre meu pequeno, de 4 anos, muito bem assistido – com vacinas em dia, alimentação balanceada e peso ideal.
    Até então estava cheio de energia. Há uns 5 dias, ele começou a ‘mascar’ com frequencia e de boquinha vazia. Vem espirrando em quantidade razoável (de duas à três vezes por crise) e coça muito o nariz, além de não ter mais o mesmo ânimo. Gostaria de saber se isso é sintoma de uma rinotraqueíte ou algo de menor gravidade como uma alergia ou resfriado.

    Muito obrigada!

    • oi Marília…esse ‘mascar’ de boca vazia muitas vezes indica um desconforto gastrointestinal, enjôo. Os espirros seguidos são comuns em crises alérgicas. Eu aconselho levá-lo a um vet para dar uma olhada, principalmente porque vc diz que ele está meio apático. Alergias podem se tornar bastante complicadas se não tratadas direito…e além disso, nem dá pra saber se é alergia mesmo, ou algo mais sério. Leve ao vet, assim vc fica sossegada. Abraços

  8. Eu tenho rinite alérgica e a pelo de gatos, mais eu não dou os meus gatos, sou apaixonada por eles.

  9. oi, adotei um gatinho e hj estou com os olhos inchados .. isso já faz dias nem sei mais o que fazer…
    Adoro meu gato e não quero dar ele e sim me curar isso teria possibilidade?

    • oi Lisandra…é comum quem nunca teve contato com gatos antes desenvolver algum tipo de reação alérgica. Qdo peguei meu primeiro gato meu nariz trancou completamente…fiquei 1 ano sem conseguir respirar pelo nariz, só conseguia dormir à noite pingando remédio. Mas com o tempo meu organismo desenvolveu anticorpos, e hj não sinto mais nada. O que vc pode fazer: lavar as mãos depois de brincar com seu gatinho…vc provavelmente passa a mão nele e depois leva ao rosto/olhos, mesmo sem perceber. O fator alergeno dos gatos está na saliva, e não nos pelos, como todos pensam. Mas como eles se lambem muito, essa substância acaba se depositando nos pelos. Banhos periódicos no gatinho ajudam bastante no controle de alergias, se for o caso vc pode dar banho nele a cada 15 dias até. E vc pode fazer um tratamento com homeopatia, ajuda muito e conhecemos muitos casos, inclusive de alergias graves de ir parar no hospital, que hj são controladas com homeopatia e o gatinho continua em casa. Em sua maior parte alergias não são o fim do mundo, e com poucas excessões, reagem bem a tratamentos. É questão de estar disposto a aguentar um pouco de desconforto por um tempo, e buscar um profissional competente que a ajude, e não que simplesmente mande vc se desfazer do gato, como a maioria faz por ser a solução mais fácil.

  10. Bom dia!!!
    Nesse ano eu adotei dois filhotes de gato, eu já tinha 3 gatos já crescidinho, mas acabei me apaixonando por este 2 gatinhos que decidir ficar com eles.
    O problema e que há 2 meses atrás um deles (o maiorzinho) tem uma crise de espirros que não passa por nada.
    já levei ele que se chama TIKO a 2 veterinários e não deu certo, já gastei muito com remédio e inserção e não deu certo, o TIKO continua a espirando e muito, e vários espirros de uma só vez, ele não teve febre, falta de apetite ou problemas respiratórios simplesmente ele espira muito e de vez em quando ele tosse, parece que ele esta entalado com alguma coisa, e detalhe ele vive perto do mas novinho chamado de PINGO, os dois não se separam, um veterinário me orientou separar o TIKO dos outro gatos e eu fiz isso, só que nesse período o PINGO não comia direito e vivia chamando o TIKO, ele ficou quase um mês separado dos outros só tomando inserção e remédios e pior não adiantou, acabei de solta-lo e foi uma alegria para os dois gatinhos que ate hoje não se separa e o PINGO voltou a comes direito.
    Já não sei o que Faso!!!!
    Eu estou desconfiada que pode ser uma alergia mas não tenho certeza.
    Por favor me ajude, me traz uma solução eu amo o meu TIKINHO e não quero ver ele sofrendo mas e tenho medo desse problema passar para os outros gatos.
    O que Faso????
    Eu espero respostas!!!
    POR FAVOR ME AJUDE E QUE DEUS TE ABENÇOE
    OBRIGADO!!!!
    Silvana G Vasconcelos

    • oi Silvana

      ok, vamos por partes: esses espirros do Tiko apresentam secreção (caquinhas)?
      Os veterinários fizeram algum tipo de exame?
      Que tipo de medicação deram a ele?
      Vc tem muitos tapetes/carpetes/cortinas/estofados na sua casa? (se for alergia, a primeira providência é eliminar ou higienizar tudo)
      Ele apresenta esses espirros aleatoriamente, ou vc percebe se acontecem com mais frequência quando há mudança no clima, por exemplo?
      Pergunto tudo isso porque tenho um gato que é alérgico: ele espirra muito, com secreção abundante, e percebo que sempre que muda o tempo (esfria, ou esquenta, ou chove, ou qualquer coisa) o quadro piora. O vet mandou eu dar sumiço em tudo que puder acumular poeira e ácaros aqui em casa, inclusive arranhadores, até o tecido do sofá, que já estava velho, ele mandou trocar. Ele está tentando não entrar com medicação porque normalmente medicação pra alergia trata a alergia, e ferra outras coisas, como rins e fígado, então estamos tentando controlar com homeopatia…que funciona legal, mas vc precisa ter um bom vet homeopata.
      Existe a possibilidade do Tiko ter asma, esses ‘engasgos’ dele podem ser uma indicação. Nenhum dos vets aventou essa possibilidade? E finalmente, em que cidade vc mora?

  11. Conseguimos um gato para meu filho ele queria muito faz um dia que ele chegou mais meu marido deu uma crise alergica nele que ele não conseguia respirar teve que ficar fora toma uma dose unica de antialergico e lavou muito o nariz com soro tomo banho …enfim sera que se a gente ficar com o bichinho ele sempre vai ter essa crise…alguém sabe me dizer…com precisão….obrigada

    • oi Erika, é comum pessoas que nunca tiveram contato com gatos antes terem uma reação alérgica no início, é o organismo reagindo ao fator alergeno desconhecido. Quando eu peguei meu primeiro gato fiquei mais de um ano sem conseguir respirar pelo nariz, só conseguia dormir à noite pingando remédio. Hoje tenho seis gatos, cuido dos gatinhos da ong, e não sinto mais nada, meu organismo se acostumou na marra, hehe. Mas não temos como saber com precisão como o organismo do seu marido irá reagir…pode ser que ele se acostume e as reações alérgicas diminuam ou até desapareçam. Ou não. É questão de observar, ver se o que ele sente é aturável (algumas reações alérgicas são muito violentas e até perigosas), se tomando o anti-alérgico ele fica bem, enfim…observar e tomar as medidas de acordo. A maioria dos alergologistas vai dizer para vcs se livrarem do gato – é a solução mais rápida e também a mais simplista e fácil para o médico. Mas exceto por alguns casos extremos, alergias não são motivo para se desfazer do bichinho, dá pra contornar a situação. Existem inúmeros tratamentos que podem ser feitos, desde vacinas até homeopatia (que costuma funcionar muito bem), além de banhos frequentes no gatinho (pelo menos 1x por mês), o que tb ajuda bastante.

  12. Adotei minha Yumi à uns 2 meses… Creio ser alergia a ela, pois nesses 2 meses tenho espirrado muito, começou com irritação nos olhos, depois coceira no nariz, depois vieram os espirros, coceira nos ouvidos, tem piorado, agora meu nariz congestiona sempre antes de dormir… Eu já acostumei ela a dormir comigo, não sei como tirar esse abito dela, até porque eu gosto de dormir com ela, e ela gosta muito de colo… É possivel essa rinite piorar mais?
    É melhor tirar o abito dela ficar no meu quarto? Sei lá to meio perdida não sei o que fazer…

    • oi Ariane…vc nunca havia tido gatos antes da Yumi? Porque se o seu organismo nunca teve contato com gatos antes, pode estar reagindo a substâncias novas para ele. Isso pode passar sim, no meu caso passou…apesar de levar mais de um ano. O que vc pode fazer para ajudar: dar banhos regulares na Yumi, pelo menos 1x por mês. Como a alergia na verdade é a uma proteína presente na saliva do gato, que se deposita nos pelos qdo ele se lambe, os banhos ajudam bastante. Existe tb um shampoo da Bayer que vc usa no gatinho, e que aumenta o peso das partículas que causam a alergia, impedindo que elas flutuem no ambiente. (http://www.meuamigopet.com.br/shampoo-free—clear—bayer-2317096011987/p)

  13. Tenho uma gata de 2 anos, ela começou com uma tosse como se estivesse engasgada, agora toda vez que ela vai comer a ração ela começa a espirrar, portanto ela não está conseguindo se alimentar.O que fazer?

    • olá Roselene, ela pode estar com algum tipo de alergia, e se não está conseguindo se alimentar por causa disso é importante levá-la o quanto antes a um veterinário.

  14. Olá. Eu tinha adotado um gatinho, onde foi amor a primeira vista. Mas tenho rinite alérgica. Além de ter alergia a medicamentos como aspirina, dipirona, diclofenaco e corante tartrazina – tudo devido a antes não saber que tinha rinite e tomar medicamento por conta própria. Hoje meu organismo não tolera estes medicamentos.
    Também desenvolvi uma dermatite com o tempo, onde não existe cura. Fiquei preocupada pois tive coceiras no corpo, onde levantou até vergão na minha barriga, além de corisa.
    Devolvi com dor no coração, mas querendo novamente o gatinho.
    Oque posso fazer?

    • olá Luciana…hj existem vários tipos de tratamento para alergias, inclusive com homeopatia, que mostra bons resultados. Mas é sempre um processo bastante longo. Muitas vezes o próprio organismo se encarrega de criar anticorpos (foi o meu caso, que tive alergia qdo peguei meu 1º gato). Não conhecemos seu histórico médico, nem somos médicas (ou veterinárias) para poder dar um palpite. O ideal seria vc procurar um alergologista de mente aberta e disposto a encarar um desafio (é muito mais fácil para eles dizer simplesmente ‘livre-se do gato’), e vc tb estar disposta a encarar períodos de desconforto, na esperança de que a alergia melhore. Mas, não há garantias, e tb existem graus de alergia que são até perigosos e colocam sua vida em risco. Vc precisa consultar um excelente profissional e trocar ideias com ele.

  15. Ola! Minha gatinha, a samia, espirra muito mas nao tem nenhuma secreção nos olhos e nem sai nada da boca dela, apenas os espirros q as vezes sao 4, 5 ou mas em sequencia. Isso ocorre as vezes sem horarios definidos. Ela come bem, apenas ração frikes, água limpa sempre e caixa com serragem limpa pro xixi e coco. Ja levei no veterimario e ele achou q deve ser alergia. Dei o remédio prescristo e houve uma pequena melhora. Essa situação esta assim há mais d 1 ano. Temos outra gatinha, a ingred q n tem nada, ta boazinha. Moro em apartamento q tem ar condicionado 24hs ligado em todos os amhientes e elas adoram. N sei o q fazer com a samia. As vezes percebo ela com o peito cheio d muco, acho eu. Respiração difícil e fanhosa. Derrepente ela ta boa. Me ajudem! Obrigado!

    • oi Alex, alergia é algo complicado, não adianta medicar o sintoma se a causa continua presente. Vc já experimentou desligar o ar condicionado por uns tempos e ver como a alergia dela se comporta? Mudar o granulado da caixinha? Alguns soltam uma poeira, pode ser um fator. Vc já reparou se as crises de espirro acontecem depois de algum evento específico? Por exemplo, após a faxina na casa, ou alguém na casa sair do banho cheirosinho com produtos de higiene pessoal? O importante da alergia é descobrir o que está causando, caso contrário os tratamentos se tornam paliativos, e acabam causando outros tipos de problemas (normalmente alergias são tratadas com corticóides, que com o uso prolongado causam danos aos rins e fígado)

  16. Ola! boa noite!
    meu gatinho esta espirrando e com dificuldade para respirar… geralmente espirra mais de 1 vez seguida e esta com uma ronqueira para respirar…. nao sei o q fazer ?! podem me ajudar?

  17. Olá, tenho um gato adulto e há 5meses comprei um gatinho british shorthair e depois de uns 10dias o filhote apresentou espirros com catarro, várias vezes ao dia, desde o início levei ele no veterinário, fez tratamento com amoxicilina tridratada, prednisolona e de imediato melhora, mas passados uns dias volta a espirrar com secreção, após 1 mês dessas crises no filhotes o meu gato adulto começou com os mesmos sintomas e venho tratando os dois, mas sem resultado. A veterinária indicou pra levar eles num alergista, já fiz Cultura da secreção que consta a presença da bactéria ESCHERICHIA COLI GAMA HEMOLÍTICO e voltaram a tomar amoxicilina, mas passado 1 semana de medicação os dois voltaram a espirrar secreção. A veterinária recomendou um teste alergeno, acredita que possam ter alergia a produtos de higiene, perfume ou mesmo ração mas ainda não fiz o teste.
    Moro em Santos-SP cidade litoral com praia, será que podem ter alergia ao clima? Ou alergia a casinha deles com arranhador?
    Não tenho tapetes, nem cortinas, meu sofá é de tecido especial Acquablock.
    Já fazem muitos meses nessa situação e não sei mais o que fazer para eles ficarem saudáveis, ahhhh eles se alimentam com ração super premium da Premier salmão.

    • Olá Alexandra
      Me desculpe, mas se é um problema alérgico por que o outro gato está apresentando sintomas tb? E por que nunca apresentou antes? Talvez fosse hora de procurar a opinião de um outro profissional.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *