Envenenamento: CUIDADO com receitas caseiras

16 fevereiro 2013, 12:04. Postado por Resgatinhos

O envenenamento de animais é um problema muito comum, principalmente para animais que tem acesso à rua. Vamos então falar sobre o que fazer, e o que não fazer, em um caso de envenenamento.

Os danos causados dependem da quantidade de veneno ingerido e por quanto tempo o mesmo permaneceu no organismo antes do tratamento. Se o tratamento correto for imediato, muitos venenos não causam maiores danos. No entanto, alguns são fatais ou o dano causado é permanente, não importa o quão rápido você procure ajuda.

Nem sempre o efeito de um veneno é imediato. Portanto, se você viu o seu pet ingerindo qualquer substância potencialmente tóxica, não pense que ele ‘ficará bem’ só porque ele não mostrou qualquer sinal imediato de intoxicação. Os efeitos de alguns venenos e substâncias tóxicas podem levar entre 3-4 dias até aparecerem.

O produto mais comumente usado para envenenar animais é o chumbinho, que apesar de oficialmente proibido, é encontrado e vendido em qualquer lugar. No entanto, existem vários outros tipos de veneno, como organofosforados e formicidas, e qualquer outro produto químico que uma mente doentia que contempla envenenar um animal pense em usar. Essas substâncias são ingeridas pelo animal e vão parar no estômago e intestino, onde são absorvidas e vão para a corrente sanguínea. Substâncias ácidas são mais rapidamente absorvidas em ambientes ácidos (pH baixo), e substâncias básicas, em ambientes básicos (pH alto).

Posso dar leite para o animal envenenado? – NÃO!

O leite é uma substância de pH praticamente neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Portanto, se o veneno ingerido for de caráter ácido, o leite irá agir como um neutralizante e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, a única coisa que o leite fará é potencializar o seu efeito e acelerar a sua absorção, aumentando a chance de morte do animal. Então…a não ser que você saiba exatamente que tipo de veneno foi usado, e tenha conhecimentos de química suficientes para saber se esse veneno é ácido ou básico, dar leite para o animal irá colocar a vida dele em risco ainda maior.

Lembrando ainda que, se o animal está inconsciente ou convulsionando, jamais poderá receber nada pela boca (nem leite, nem água, nada!), em função do risco de aspiração (afogamento), e morte.

Posso fazer o animal vomitar? – NÃO!

Você já teve a curiosidade de ler com cuidado as instruções de um produto de limpeza, produto de higiene, coisas desse tipo? Em sua grande maioria está escrito assim: “Em caso de ingestão, NÃO PROVOQUE VÔMITO e consulte imediatamente um médico, levando a embalagem ou o rótulo do produto”. Se isso vale para humanos, por que não para os bichos?

Várias substâncias usadas para envenenar animais são cáusticas, e portanto extremamente irritantes para as vias aéreas, boca e esôgafo, causando queimaduras químicas. Então use a lógica: se o veneno queima no caminho para dentro, vai queimar ao refazer o caminho para fora, certo? Ao provocar o vômito do animal você estará causando lesões ainda mais graves. Um outro perigo de causar o vômito é que a substância vomitada muitas vezes faz via falsa (vai para os pulmões) e afoga o animal, levando a um quadro grave de pneumonia aspirativa e morte. Portanto, o vômito só deve ser induzido  por alguém experiente e quando se sabe exatamente qual foi a substância ingerida.

Receitinhas caseiras: tenha medo, tenha muito medo

Volta e meia alguém posta na internet uma ‘receitinha caseira’ para acudir animais envenenados ou com outros problemas de saúde. Coisas absolutamente absurdas como ‘quiabo cura cinomose’, ‘cânfora mata pulgas’ (e mata o cão/gato também, esqueceram de dizer), ‘atroveram e água oxigenada para envenenamento’. Essas receitas doidas são repassadas indiscriminadamente, e podem causar a morte de muitos animais.

Imagine que você enfiou água oxigenada (que é corrosiva), atroveram, óleo de cozinha ou sei lá que outra barbaridade goela abaixo do pobre bichinho, e por algum motivo ele não vomitou isso tudo. Se o veterinário precisar provocar uma êmese (induzir ao vômito, mas de modo controlado), todas essas coisas terão que sair também, mas não sem antes terem causado seu próprio estrago e sua própria intoxicação.

Muitos desses ‘remedinhos caseiros’ podem reagir com o próprio veneno e piorar ainda mais o quadro, causando úlceras orais, esofágicas, estomacais e intestinais no animal, então além de ter que lidar com o envenenamento em si, o veterinário ainda vai ter que tratar de todas essas possíveis complicações.

Sintomas mais comuns do envenenamento

  • Letargia ou lentidão
  • Vômito
  • Falta de apetite
  • Perda de equilíbrio
  • Dificuldade de respirar
  • Convulsões

O que fazer então?

LEVE AO VETERINÁRIO o mais rápido que puder. Tempo é um fator crucial nesses casos, e quanto antes o animal for atendido por um profissional, melhores as chances de recuperação. Se possível, leve junto o rótulo da substância ingerida ou o que sobrou dela, pois sabendo o que o animal ingeriu o veterinário poderá agir de acordo.

Medicar sem acompanhamento médico, ou usar receitas caseiras, é PERIGOSO!!! Se você já seguiu uma dessas receitas e seu pet sobreviveu, provavelmente não foi por causa da receita, foi apesar dela. E talvez da próxima vez seu bichinho não tenha tanta sorte.

Animais ficam doentes, sofrem acidentes, envelhecem e precisam de cuidados especiais. Quando assumimos a responsabilidade por um bichinho devemos estar preparados – inclusive financeiramente – para esse tipo de emergências, isso se chama Guarda Responsável. Se uma consulta veterinária não cabe no seu orçamento, o mínimo que você deve fazer é MANTER SEU GATO DENTRO DE CASA, assim as chances de um envenenamento ocorrer são mínimas. É muito mais fácil prevenir do que remediar.

Nem sempre o envenenamento acontece de forma premeditada. Muitas coisas que para nós humanos são inócuas, podem ser tóxicas para um gato. Leia mais sobre os perigos de intoxicação aqui.

Fontes:
Petplace.com
Portal Nosso Mundo
Consultoria: Dr. Manoel Oliva Proença Netto, médico veterinário.

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.

RESSALVAPara escrever nossos posts pesquisamos muito, e confirmamos todos os dados conversando diretamente com especialistas veterinários. No entanto, nós mesmas não somos veterinárias, e não podemos fazer diagnósticos, prescrever tratamentos ou medicamentos, muito menos online. Além disso, muitas vezes não conseguimos ler as mensagens todos os dias, então pedidos ‘urgentes’ perdem a razão de ser. Se o seu gatinho estiver apresentando qualquer tipo de problema de saúde, a primeira providência SEMPRE é levá-lo a um veterinário qualificado.

 
 


31 Responses to Envenenamento: CUIDADO com receitas caseiras

  1. Pingback: Envenenamento: CUIDADO com receitas caseiras | gatito.com.br

  2. Tempo é crucial mesmo. Encontrei um montinho cinza na guia da calçada enfrente a minha casa. Cheguei perto e vi que era um gato persa. Suspeitei de envenenamento pq ele tava espumando pela boca. Sai literalmente correndo. Levei em um respeitado hospital veterinário de Campinas, contei rapidamente a história e pronto. 2 dias depois o gatinho estava de alta. Eu tava com medo da conta, mas na boa, nem ficou tão caro assim, e olha que sou duranga hein.
    Hoje em todo lugar eles parcelam no cartão de crédito, foi o que fiz. 3 parcelinhas de 33,00 e salvei a vida de um bixinho.

  3. Ótimo texto, encontramos muitos blogs com “receitinhas milagrosas”, mas sem base científica nenhuma, causando muito mais problemas ao bichinho, ótimas dicas!!!!

  4. ´bem cruel assistirmos a cena de um animal envenenado, principalmente se somos apaixonadas por eles. Aqui onde moro estão envenenando impiedosamente cães e gatos de rua, e até os que tem seus donos e não andam soltos pela rua. Hoje veio a nossa vizinha nos pedir que fizéssemos alguma coisa pela cachorra dela, uma labradora muito dócil que estava com sintomas de envenenamento. O que fizemos foi aplicar uma injeção de Mercepton, pois a dona estava desesperada e sem dinheiro para o veterinário, o que aliás aos domingos nunca o encontramos, ( o mesmo mora no Uruguai ). É que moro na fronteira com esse país. Não sabemos se vai dar resultado porque é muito difícil detectarmos que veneno deram a ela e a que tempo ela já estava envenenada. As pessoas são muito más quando decidem maltratar animais dessa forma, achando que assim se resolve o problema da super população de cães na cidade. É um problema para o qual os órgãos públicos estão fechando os olhos dizendo que não é prioridade procurar solução para tal. Como não? A cidade tem 4.000 habitantes e uma população canina de 16.000!!! Mas se a pessoa pode deve levar o animal ao vet imediatamente e não dar remédios por conta, é mt PERIGOSO!

  5. Minha gata,ela tem 1 ano,ela tem acesso árua, e mês passado ela apareceu com um carosso enorme na costela, era um pouco mole, e quando eu apertava aparentemente ela sentia dor. e ja tem umas 2 semanas que aonde eera o carosso apareceu 3 buracos, um bastante fundo, o outro meio que só arranhão e o outro um buraco não muito fundo. Eu venho colocando extrato de própolis, e os buracos estavam fechando, eu tava muito feliz. Mas hoje , quando fui colocar novamente, ela começou a espumar, e a fazer coco mais de uma vez ( o coco estava normal ). Eu estou muito aflita, minha familia n tem recursos pra pagar um veterinário. O que eu faço ?

    • oi Aline, infelizmente não temos como ajudar de longe, sem ver a gata, sem saber mais nada do estado de saúde dela. Mesmo porque, não somos veterinárias :(
      Medicar animais (ou qualquer ser vivo) sem saber exatamente o que está errado pode ser muito perigoso. Vc é de que cidade? Se for de SP existe o Hospital Público Veterinário, no Tatuapé. Mas se for de outro local, sinto dizer mas o único que poderá ajudar sua gatinha é um veterinário.

  6. Minhas gatas foram envenenadas, quando as encontrei já estavam mortas enfrente ao portão de casa, com vômitos e defecadas, tenho conhecimento que trata-se de um crime, ainda tenho outro gato e agora gera uma grande insegurança, não tenho provas mas tenho desconfianças, como proceder, existe algum órgão para notificar. É muito triste você encontraram seus animais vítimas de tal barbaridade, deve haver alguma forma de punir ou pelo menos conscientizar as pessoas sobre o sofrimento que causam a uma família que acolheu estes animais e os considerava como membro da família. Gostaria de retorno. Obrigado

    • olá Aliana…sinto muito pelas suas gatinhas. Para poder fazer um BO vc precisaria de um laudo veterinário atestando que elas foram realmente envenenadas. Mas sem provas concretas dificilmente a polícia se dará ao trabalho de fazer alguma coisa…eles muitas vezes sequer aceitam fazer BOs nesses casos, é preciso ter em mãos a lei (Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais) e se eles mesmo assim recusarem entrar em contato com a Corregedoria e dizer que o policial xxxx se negou a atender (e novamente citar a lei). Se vc mora em uma cidade que conta com uma Delegacia de Proteção Animal, é lá que deve fazer a denúncia. Agora, para proteger o seu outro gatinho, mantenha-o dentro de casa…infelizmente na rua ele sempre estará exposto a esse tipo de crueldade.

  7. Olá, meu gato foi envenenado essa madrugada, e esta muito mal, encontramos ele umas 8:30 da manhã, todo vomitado e com fezes, corremos para o veterinário, ele está todo mole, mas como já faz quase 12 horas e ele continua internado, tenho fé que ele sairá dessa, gostaria de saber se ele tem boas chances.

  8. Meu gato esta sem comer a mais o menos 5 dias, eu já tentei dar de tudo pra ele comer, mais não da certo… Ele não aceita nenhum tipo de alimento ou líquido, eu infelizmente não posso leva-lo ao veterinário, eu to com muito medo de perder ele, já li varias coisas a respeito de envenenamento, acho ate que ele ingeriu alguma substância do tipo…. O que devo fazer? Obs, ele era muito pesado, já agora esta com od ossos aparentes

    • Fernanda, gatos não podem DE JEITO ALGUM ficar sem comer mais do que 2-3 dias, pois entram em um quadro chamado Lipidose Hepática, o que significa que o fígado começa a metabolizar a gordura do corpo. Isso é extremamente perigoso e se não for tratado imediatamente leva a óbito. Inúmeras coisas podem estar causando a perda de apetite do seu gato, envenenamento é uma delas mas é a menos provável. Ele pode estar com problemas renais, diabetes, filv/felv, pif, ou qualquer outra entre inúmeras doenças, que somente um veterinário poderá detectar e tratar.

  9. Obrigada pelas dicas, se não fosse, estas dicas, o gatinho da minha amiga estaria agora morto. :)
    Mais uma vez, obrigada

  10. Ola a alguns dias minha gata persa apareceu morta e hoje ao sair na porta de casa me deparei com o irmão dela tbm persa morto tbm,não tenho ideia d quem fez isso não pude fazer nada pq ele já estava sem vida. revoltada

  11. Gente, por favor, me ajudem. Meu gatinho chamado Happy, esta desanimado, triste, não quer brincar nem com humanos e nem com a gatinha q tem aki em casa. Tenho medo de dar alguma coisa para tentar ajuda-lo e acabar piorando. Não sei se é envenenamento, por favor gente, me ajuda ai, dá um desespero só de ver ele assim.

  12. Tenho uma gata adulta q eh arisca, a gnt faz carinho e ela jah reclama e as vezes morde, ela passa o dia todo num canto onde a gnt colocou uma almofada pra ela. ela nunca sai de lah, e qndo sai fica espiando por todo os cantos, e qndo ve o meu outro gato ela recua e volta pro canto dela. meu ex ganhou ela jah adulta e ela tem uma bolinha na barriga, acho q jah eh castrada, pois ja estou a quase dois anos com ela e nunca vi ela entrar no ciu..

    de uns tempos pra ca ela começou a fazer xixi na cama do meu pai. e a noite ele tava dormindo qndo olhou pro lado e ela tava começando a ***** na cama de novo.
    Agora ela começou a fazer xixi na propria cama e começou a dormir na cama do meu pai. nao to entendendo nada,
    como faço para os dois gatos ficarem em harmonia?e sobre o xixi??

    • Oi Jeniffer…xixis fora do lugar são, na maioria das vezes, um pedido de ajuda por parte do animal…um sinal de alerta. Pode ser um problema de saúde, ou algo comportamental. A primeira coisa que eu faria é levá-la a um bom veterinário e fazer um check-up completo, com exames clínicos (fezes, urina, sangue, etc), ultrassom, etc., para ver se tem alguma coisa errada com a saúde dela. Mesmo porque, níveis de stress elevados e constantes prejudicam a saúde de qualquer um, inclusive dos bichinhos. Uma vez que se descarte qualquer problema físico, daí vc pode se concentrar em causas comportamentais…e pelo que vc fala, o relacionamento dela com o outro gato precisa ser realmente trabalhado. Foi feito algum tipo de adaptação entre os dois quando eles se conheceram, ou simplesmente foram colocados juntos?

  13. meu gato esta com diareia fazendo coco de sangue
    e perda de equilibrio
    vomito
    e sem apetite

  14. Nosso amigo aí de cima tem toda a razão!!!
    Tem uns vídeos idiotas no youtube ensinando fazer um tal de FrontLine caseiro, fujam disso mesmo eles insistindo que é inofensivo, nesse final de semana tive um problema de infestação de carrapatos e resolvi experimentar a tal formula com a cânfora, depois de 2 horas tava lá minha menina vomitando babando no quintal todo, em seguida veio uma diarreia aguda, socorri ela imediatamente, dei um banho, mais ela ta muito triste, não come mais nada, levei ela no veterinário ele deu algumas injeções e ela está aqui amoada sem levantar, só quer saber de dormir, estou dando água de coco em uma seringa para hidratar, fiquei muito triste com tudo isso, tô me sentindo o pior ser humano da face da terra.

  15. Ontem teve faxina aqui em casa e todos os dias dias as 21hr ela come carninha, quando fui colocar a carninha pra ela ela não me seguiu e quando coloquei pra ela comer ela não quis…hj quando acordei vi que ela estava não queria brincar direito e só queria ficar deitada…o coco dela está mole…a única coisa líquida que ela bebeu foi água de coco que dei na boca…e não quis brincar e comer o dia todo, a noite coloquei carninha novamente e não quis comer… O que eu faço?

  16. Meu gato começou a babar fedido e está todo mole não sai de casa mais ele tem acesso as ruas tenho 5 gatos e todos tem acesso a rua e 2 deles estão babando fedido e não comem nada faz uns dias oq deve ser oq tenho que fazer estou sem dinheiro pró veterinário :(

    • olá Bianca, não temos como opinar no que pode ser, ainda mais sem ver os gatos. Só um veterinário mesmo para poder dar um diagnóstico e prescrever qualquer tratamento :-\

  17. Olá,
    Precisava da sua ajuda, minha gata está com a respiração cansada e ofegante, o coração está batendo fora do normal. O que posso fazer ?

  18. Da boca do meu gatimho esta saindo uma baba branca e ele vomitou um vez, você sabe o que é? O que eu posso fazer? estou preocupada!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *