Quem convive com gatos não gosta. Ama. Ama com paixão, com furor, com insensatez. Gatos são animais assim, extremos. Viciantes. Inspiram os sentimentos mais profundos, sejam eles negativos ou positivos. Raramente inspiram indiferença…quem não gosta não gosta mesmo (normalmente porque nunca sequer conviveu com um, coitado). Mas quem gosta…ah, quem gosta veste a camisa! E não só a camisa, como também o sapato, a bijuteria, a bolsa, o chaveirinho, a caneca. Algo que a indústria brasileira (sempre atrasadinha) está começando a se dar conta. Gateiros compram enfeitinhos gatatais para decorar a casa. Compram livros sobre gatos. Colocam adesivo no carro. Colocam fotinhos de gatos, mesmo desconhecidos, como papel de parede do computador. É tão forte essa paixão que criou o estereótipo da ‘crazy cat lady’, ou a ‘louca dos gatos’. Nunca vi ninguém ser chamado de ‘crazy dog lady’!
Gatos conseguem ser divas deslumbrantes e fofos ao mesmo tempo. São pintados a mão pelos anjos. Da ponta dos bigodes, passando pelo focinho em formato de coração, pelos olhos enigmáticos, pelas patas macias como pantufas mas que encerram garras afiadas, até a pontinha da cauda, em sua dicotomia são a expressão mais perfeita da natureza. Já dizia Leonardo da Vinci que o menor dos gatos é uma obra de arte.
Elegantes, flexíveis, ágeis, místicos, os gatos nos agraciam com sua presença silenciosa e amor sutil, que só percebe quem presta atenção e está pronto para entender que o amor não precisa ser gritado, pode ser sussurrado. Mas que nem por isso é menos intenso.
Acho que muitas pessoas não gostam de gatos porque eles de certa forma se parecem em demasia com os humanos e portanto nos lembram de nós mesmos: seus humores são inconstantes, são cheios de manias, guardam rancor. Mas o rancor vai embora se as desculpas forem sinceras, e ao contrário dos humanos, gatos são honestos em seus sentimentos, e nunca fingem gostar de quem não gostam. E só gostam de quem faz por merecer, porque amor não se deve, amor se ganha, se conquista. Gatos não se submetem, eles nos aceitam como iguais, e é uma paulada no ego de muita gente perceber que o gato não gosta deles, e saem daí os preconceitos de que são traiçoeiros, só gostam da casa, não se apegam.
Só quem tem ou já teve um gato ronronando tranquilo em seu colo, ou sentiu o toque suave de uma patinha no rosto, ou ao final de um dia exaustivo foi recebido por miadinhos felizes, sabe como é profundo esse amor. E a recíproca é verdadeira, não tem como ser diferente :-)
Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.
Falou tudo e mais um pouco ! Amo os gatos <3
É isso mesmo, uma relação entre iguais… que traz consigo todo um jogo de conquista e nos faz vibrar quando percebemos que ganhamos o apreço e a confiança de um gatinho. Como bem diz o trocadilho, gatos não são interesseiros. São interessantes.
Que lindo esse post e que lindo o trabalho de vocês!
Assino embaixo tudo que for dito.
Beijoss
Meu marido e eu não conseguiríamos viver sem a companhia destas criaturas maravilhosas. Amamos muito nossos bebês e os que cuidamos nas ruas de nosso bairro, dando alimentos, água, remédio e muito carinho. E somos super-recompensados!
Sem duvida uma declaração de amor a quem tanto amamos. Amo Gatos!!!
Falou tudo. Com raríssimas exceções, só não gosta de gatos quem nunca conviveu com um…
Gostaria de fazer uma pergunta :
Moro em um condominio fechado e tenho 2 gatos , um dia vi uma gata passar correndo pela minha casa , ela miava alto e constante eu dei comida pra ela pensando que era fome mas ela nem olhava a comida saia correndo mas quando ela viu minha gatinha pequena ela se aproximou dela dai minha gata pequena correu e a outra perseguiu ela até o ultimo minuto eu tive que esconder a minha gata , alguém pode responder por que a gata estava perseguindo a minha gatinha filhote ?
oi Isabela, vc percebeu agressividade nessa perseguição? Talvez fosse uma disputa por território.
148Realmente são apaixonantes.Tenho 2 cães e nunca pensei em ter gato.Em fevereiro 2014 minha filha achou na lata do lixo 2 meninas restem nascidas.Me ligou e perguntou o que fazer.Eu falei traz vamos ver o que fazer.Procurei como fazer mamadeira pra elas,dei vacinas.E falei agora vamos colocar pra adoção.Conclusão eu adotei.Amo de paixão e meus cães adoram elas.Nunca pensei que seria assim.Não troco por nada.