A Páscoa está chegando. E além dos ovos de chocolate, muitos pais acham ‘bacana’ dar um coelho ou pintinho – símbolos da data – para as crianças.
Só que a Páscoa dura só um dia, e um coelho e um frango não. Você sabia que a média de vida de um coelho é de 5 anos? E aquele pintinho amarelinho e fofinho vai se transformar em um galo ou em uma galinha, e eles podem viver até 12 anos? E aí?
Passado o feriado, coelhos e pintinhos normalmente perdem a graça e acabam virando um estorvo. A maioria das pessoas não conhece os cuidados necessários para garantir uma vida saudável a esses animais – eles precisam ir ao veterinário, como qualquer outro pet, você sabia? Precisam de vacinas, alimentação especial e equilibrada, um ambiente adequado pra viver. Isso traz despesas, isso demanda tempo e atenção. Pela falta de conhecimento, muitos acabam vivendo em condições lastimáveis, ou então são abandonados à própria sorte. 95% dos coelhos e pintinhos comprados na Páscoa vão morrer antes de atingir um ano de vida.
Ah, mas podemos entregar a uma ONG depois, que vai cuidar deles! NÃO!! As ONGs não têm a obrigação, nem condições, de cuidar de animais que VOCÊ comprou e está abandonando porque ‘perdeu a graça/dá trabalho’! Normalmente os animais chegam às ONGs já em estado deplorável devido à falta de cuidados adequados, e muitas vezes precisam ser eutanasiados. Não tem como cuidar?? Pensasse nisso antes – é justamente por isso que estamos escrevendo esse post, para que as pessoas pensem antes de fazer.
NÃO FAÇA PARTE DESSE COMÉRCIO DE VIDAS! Ele só existe porque existem compradores. Ajude a divulgar essa ideia.
ANIMAIS NÃO SÃO BRINQUEDO, ANIMAIS NÃO SÃO OBJETOS, E NÃO DEVEM SER DADOS COMO PRESENTE, NUNCA!!
Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.