Adaptação gato x cão

08 janeiro 2012, 18:44. Postado por Resgatinhos

Apesar de serem frequentemente retratados como inimigos, normalmente é mais fácil apresentar um novo gato a um cão do que a um outro gato. Apesar de ambos os animais ficarem um pouco desconfiados no começo, eles não se consideram competidores diretos, e podem vir a se dar muito bem. Se o seu cão está acostumado com gatos ele vai ficar entusiasmado ao receber um novo felino na casa, e logo o considerará parte de sua matilha. Muitos cães vivem felizes com seus próprios gatos, ao mesmo tempo em que perseguem gatos estranhos que passam do lado de fora do jardim, então você precisa tomar cuidado até que o novo gato seja visto como um membro da família.

Da mesma maneira, se o novo gato já conviveu com cães antes, é provável que se sinta assustado por menos tempo e logo se sinta confiante perto do novo cão.

No entanto, antes de mais nada precisamos pensar na segurança. Você terá que manter tudo sob controle até que o cão e o gato se acostumem um com o outro. Acaricie o cão e o gato separadamente, mas não lave suas mãos antes de acariciar o outro. Você também pode pegar uma gaze (ou mesmo usar um pé de meia como luva) e passar pelo rosto do gato, principalmente na região do queixo e naquele lugarzinho logo abaixo das orelhas onde o pelo é mais ralo um pouco, e então passar a mão no cão, nos móveis, e repetir o processo ao contrário. Isso irá ajudar a ‘misturar’ os cheiros e deixará os animais mais confortáveis.

Crie um ambiente na casa (pode ser um quarto ou até um banheiro) para o gato ficar no começo, onde ele se sinta seguro. Coloque nesse local a ração e água, a caixinha de areia, e um lugar confortável para dormir. Quando possível, deixe o gato andar pela casa sem a presença do cão, para ir reconhecendo o lugar e os cheiros. O ideal é que você mantenha os dois animais separados no começo, por alguns dias ou até por uma semana, e depois deixe que se aproximem em situação controlada: através de um vidro, ou o cão preso na guia e o gato dentro da caixinha de transporte.

Alguns cães são mais agitados ou agressivos, e precisam de mais tempo para a adaptação. Distraia os animais com petiscos, alimente-os no mesmo ambiente, para que associem a presença do outro com coisas boas. NUNCA dê broncas em um ou outro devido a um comportamento inadequado, e sempre elogie muito quando eles se comportarem bem na presença do outro. Quando os dois animais já estiverem demonstrando calma na presença um do outro você pode tentar um contato mais direto – quando tirar a guia do cão, cuide para que o gato tenha várias opções para escapar caso isso se faça necessário – locais altos ou móveis que possa escalar.

O processo de adaptação entre dois animais pode levar uns poucos dias, ou pode levar semanas, até meses. Vai depender da personalidade de cada animal, e de como você lida com a situação. Mantenha-se sempre calmo, pois é um processo que exige muita paciência e dedicação, mas que vai garantir a convivência harmoniosa de todos na casa, sejam eles humanos, cães ou gatos.

Leia mais:

http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos.php?id=33&categoria=Gatos
http://www.saudeanimal.com.br/artigo_luigi_lar_doce_lar_cao_chegando_gato.htm
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2010/05/27/como-adaptar-o-gato-em-casa/
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2010/06/02/dica-pet-como-apresentar-cao-e-gato/

Fique à vontade para compartilhar os nossos textos, mas se for reproduzi-los em sua totalidade ou mesmo em parte, por favor mencione a fonte e coloque o link de redirecionamento.